Máxima: Moda, beleza, lifestyle e comportamento
XL > Rotas & Destinos > Fórum > Geral > Tópico Bem-vindo! Login Criar um novo perfil
Pesquisa:
Rotas&Destinos
no Facebook
COSTA RICA
Enviada por SUSANA MATOS 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
COSTA RICA
30 de Novembro de 2006 às 12:54
Olá a todos,

sendo uma viciada por viagens, estou constantemente a pesquisar sobre locais a visitar.
Surgiu-me este destico: Costa Rica, que despertou em mim uma grande vontade de o visitar.

Gostaria de saber de experiências de alguém que já lá tenha estado.

Não sei se poderei fazer esta viagem nos próximos tempos, mas de qualquer das formas fico a saber um poucomais e alimento ainda mais este bichinho que tenho dentro de mim. HIHI

Gostaria assim de saber: locais a visitar, onde dormir, se é seguro alugar 1 jeep e ir por conta própria.

Obrigada,

Susana
Re: COSTA RICA
05 de Dezembro de 2006 às 11:27
Ola Susana,

Estive na Costa Rica durante 12 dias no mes Junho passado. Posso já adiantar-te que se trata de um país fantastico. É um país muito "verde" e selvagem, onde a natureza em muitos lugares está intacta. É sem duvida um destino para amantes da Natureza, das caminhadas, e que gostem de descobrir pelo seu "proprio pé" o país. Não que quem se aloje num resort num local não esteja bem. Muito pelo contrario!
Mas para conhecer a Costa Rica no seu todo, porque se trata de um país com muitos contrastes e bastante diferente de região para região nada melhor do que ir percorrendo um dia aqui outro ali, por tua conta e risco.
Eu e o meu marido alugamos um Jipe logo desde portugal. Para as estradas de lá tem mesmo que ser um Jipe! Não sentimos nunca insegurança, e é muito comum fazer-se turismo alugando jipes...vimos imensos!
Percorremos o país de Norte a Sul desde a costa das Caraíbas até ao Pacífico. O País nao é muito grande, mas dado o estado de algumas estradas o que parece ser feito numa hora demora 3 ou 4!
Os contrastes são incriveis. Na zona das Caraíbas vive-se em paz, com amor e muito Reggae. Parece que estás na Jamaica! A zona de Limon no Caribe é gira e simpatica.
Na Costa do Pacífico tens o Parque Manuel António que é dos locais onde mais gostei de estar!
A Capital S.José merece uma visita mas um dia, dia e meio chega.
A beleza do país nao está na Capital.
As pessoas são muito prestáveis e simpaticas.
O Parque Nacional de Tortuguero é a amazónia da Costa Rica. Canais e mais canais com toda a especie de animais. Imperdivel tambem! Para este parque tens mesmo que contratar um guia, senão nao podes entrar. A nós ficou-nos por 300 dolares 2 dias com um guia excelente com barco próprio e com a estadia no hotel. Depois posso dar-te o contacto dele!
O Vulcão arenal vale a pena, o Irazú tambem.
Em Rincon de la Vieja podes fazer o "canyoning" que é atravessar a selva em pontes suspensas...vês tudo de cima!
Ainda me faltou visitar o Parque Nacional de Corcovado que me pareceu excelente tambem...mas para ir à Costa Rica deves ir pelo menos 2 semanas...porque tem muito para ver!

Mais alguma informação está à vontade!

Marta.
05 de Dezembro de 2006 às 12:57
Olá Marta,

muito obrigada pelas informações. Já estava curiosa por conhecer este país, mas agora ainda fiquei com mais vontade. Tanta vontade que tenho mais uma série de perguntas!

Ainda não sei se vou conseguir ir no próximo ano, mas se fosse seria em final de Maio ou inicio de Junho. Como é que é o tempo nesta altura? Calor? Chuva?

Como é que organizaram esses 12 dias? É possivel fazer 1 esboço do circuito que fizeram?

Levaram os hoteis já reservados de cá ou foram dormindo onde "calhava"?

Como é a vida lá? É dispendiosa? A alimentação é boa? É cara?

Obrigada,

Susana
05 de Dezembro de 2006 às 02:57
Ola novamente!

Ora ca vamos nós:

Eu estive na Costa Rica em Junho. Posso dizer-te que nos últimos 2 dias choveu. Mas o resto do tempo esteve quente e com Sol. Calor está sempre. Estivemos sempre entre calor 27/ 28/ 30º. A água do mar é quentinha - tipo 26ºC/27º.
Agora é importante que tenhas a noção que é um país com muito relevo. Ou seja; vai desde a cota do mar até aos 3800m de altitude...foi até onde eu fui. Claro que devido aisto, podes sair da praia com 30º e chegar ao cume da montanha com 10º ou menos! Por isso deves levar roupa fresca e leve, boas botas de montanha, e é imprescindível um impermeável bom. Porque quando chove, chove mesmo!!
Devido à sua latitude é um país onde amanhece às 05:30h da manhã e onde às 18h é noite cerrada.

Nós optamos por ir através de um programa do operador "Quadrante Viagens" que se denomina "Fly and Drive". Em qq. agencia encontras os programas da Quadrante para a Costa Rica. Esta modalidade permite-te conhecer o país de uma forma mais barata. Sais de Portugal com as viagens de avião, com um Jipe alugado e com os hoteis em sistema de Open-voucher. Isto é: Ao chegar à Costa Rica um Guia recebe-te e deixa-te no Hotel da Capital. Só esta primeira noite é que tens que reservar com a agencia. O guia da-te o carro e vouchers dos hoteis que integram o sistema Fly and Drive. Eu fiquei com 12 vouchers e uma lista com todas as regioes do país e os hotéis onde poderia ficar.
Assim fazes o percurso à tua medida. Antes de partir estudamos mais ou menos o circuito que iriamos fazer, e com poucas alterações cumprimos.
Imagina que decides hoje ir para o Sul. Então, vês na lista que o guia te deu quais os hoteis em que podes ficar. Contactas um e reservas. Nessa noite ficas lá. E por aí em diante.
Não tens nenhum passeio organizado, nem excursão. É por tua conta!
Só tens que entregar o carro no dia em que vens embora e a empresa de rent-a-car deixa-te no aeroporto.
Claro que é um pouco aventureiro, mas acredita, a liberdade de conhecer assim o país vale a pena! Nunca tivemos nenhuma situação complicada! E tens sempre os numeros de ajuda para onde podes ligar.
Existem programas "mais" organizados, mesmo da Quadrante, mas isso implica mais uns 1500€ por pessoa!
A vida lá é barata. Comes bem por norma! Os melhores restaurantes são aqueles nas bermas das estradas onde estão os camioes! E o preço é muito bom... tipo 5/6€ cada um!
Nas cidades os preços são tipo Portugal...há caro e barato!
A comida é caseira...usam muito frango com legumes. Dependendo das zonas encontras restaurantes de carne e até italianos...Há muitos restaurantes italianos fruto do mercado turístico Americano, que abunda na Costa Rica. Acho que nunca vi tantos americanos juntos!

O nosso circuito foi assim:

Chegamos a S. Jose. Ficamos lá a 1ª noite. No dia seguinte de manha seguimos para Manzanillo - Praia. É na zona das Caraíbas. Fica na Provincia de Limon. É um paraíso por descobrir. Agua quente e praias selvagens. Aqui é a zona mais quente do país. Cheguei a apanhar 35º. Dizem que aqui nesta zona está sempre Sol! Mesmo que do outro lado do país chova! Estivemos nas praias de Puerto Viejo.

Seguimos dois dias depois para Turrialba uma vila muito verde. A estrada até lá é curvas e mais curvas mas muito bonita. Aqui ficamos no Hotel Turrialtico. Mas fomos até la com um objectivo: Fazer Rafting.
Foi demais! Super experientes e profissionais, uma experiencia a nao perder! É um percurso de 6 horas no RIO PACUARE. Fomos com o Tico´s River.
www.ticoriver.com
Adorei! No nosso barco íam 2 australianos, uma holandesa, dois americanos e nós! A maio do percurso paramos para almoçar. Eles levam umas iguarias nos barcos. Paramos em sítios fabulosos. O Rio é lindo! Vês quedas de água, pontes, imperdivel. Marcamosum dia antes por telemovel.

Ficamos lá essa noite, cansadinhos mas felizes!
No dia seguinte partimos para o Parque Nacional de Tortuguero. Logo no primeiro dia tinhamos agendado com um guia e adaptamos o percurso ao dia combinado.
Depois posso arranjar-te o contacto do guia: Chama-se Modesto e é excepcional! Deixamos o Jipe num parque fechado deles e partimos de barco. Voltamos dois dias depois! Aqui chove mais...é normal.
O Parque Tortuguero é como se estivesses na Amazónia...palavras p´ra quê?

Partimos depois para a Costa do Pacífico. Estivemos em Manuel Antonio. O acesso ao Parque é feito a pé e pagas 7 dolares por pessoa. Mas tens direito a entrar num mundo de 3 praias...qual delas a melhor. Só isso. Não tens casas nem cafes nem restaurantes, nada mesmo! És tu a praia, os caminhos para percorrer a pé e alguns simpaticos animais! Macacos e lagartos nao faltam! Todos impávidos à nossa presença!
Aqui tens a noção que nada se mudou desde que este pedaço de terra foi descoberto!
Por outro lado, a vila de Manuel Antonio está cheia de surfistas que vão até lá propositadamente apanhar ondas, e vendedores de bijuteria e recordações. Contudo, assim que passas para o parque Nacional tudo muda! É uma paz!

Por fim ainda fomos para o vulcão arenal onde podes ver a libertação de fumos e explosões de lava principalmente à noite e se otempo ajudar!

Acabamos a viagem com 2 dias em S.José porque só tinhamos dormido lá uma noite. Valeu a pena!
Nesta capital é que tens que ter umpouco de cuidado. Por vezes há assaltos na rua, perto do mercado. Típica capital da América Latina.

De resto, há multibancos por todo o país...nas zonas mais isoladas convem levar dinheiro antes de ir para lá. Usam dolares ou Colons(moeda local).
1 dólar vale 512 colons.

Se quiseres que te mande algumas fotos envia-me o teu mail que mando sem qq. problema!

Bem...vou acabar com o testamento!
Quando precisares de mais alguma informação é só dizer!

Fica bem.
Marta.
09 de Dezembro de 2006 às 12:43
Olá Susana!

Fiquei fascinada com o seu programa! Seria possível dizer-me por alto quanto é que se poderá gastar numa viajem identica á sua? Obrigada!
09 de Dezembro de 2006 às 12:44
Desculpe Marta, mas a pergunta era para si!!!
11 de Dezembro de 2006 às 12:35
Ola Célia!

Eu gastei pelos 12 dias...vou fazer as contas por alto...viagem+combustivel do jipe+excursao ao Tortuguero+despesas na Costa Rica....mais ou menos 4100€ (2 pessoas).
11 de Dezembro de 2006 às 07:15
Obrigada Marta! Julgo que quando me decidir a fazer uma grande viagem este será um dos destinos que terei em conta, e que, embora seja dispendioso, segundo a sua descrição parece-me bem merecer a pena!
12 de Dezembro de 2006 às 01:50
Merece bem o gasto...e se vir bem, às vezes gastamos pouco menos e vamos para locais menos interessantes...
Qualquer informação disponha. Até porque devo-lhe as informações que me deu do Arraial da Ajuda!
Lembra-se?
12 de Dezembro de 2006 às 07:45
Pois, por acaso já não me lembrava...e então, sempre foste ao Arraial? Se foste, correspondeu às tuas espectativas? Conta-me coisas...

Concordo contigo quando dizes que por vezes gastamos pouco menos e não vamos para nenhum sitio tão interessante. Por isso é que eu adoro este forum, as opiniões que aqui leio são uma preciosa ajuda, e é uma pena eu não ter reparado nele há mais tempo, podes crer que havia viagens que eu talvez já tivesse feito, e outras não!
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 8

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013
Máxima: Moda, beleza, lifestyle e comportamento