Shopping | Fóruns | Assinar Revista | Promoções | Jogos
Hardware | Software | Internet | Multimédia | Notícias | Downloads
Pesquisa:
PCGuia > Fórum > Hardware e overclocking > Tópico Bem-vindo! Login Criar um novo perfil
fazer overclocking
Enviada por hugo pisco 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
fazer overclocking
30 de Setembro de 2006 às 10:34
oi malta, é assim,
o meu pc possui:

MB Gigabyte K8 Triton---CPU Amd Athlon 64 3.2+ghz core venice---placa gráf. geforce Fx5200 128 mb---512 Mb Ram e Hdd 80 Gb.

Gostaria k alguém me informasse k género de overclocking posso fazer á máq.,
tenho o software Gigabyte Easytune 4 instalado, mas tenho receio de o por a fazer overclocking...
Re: fazer overclocking
22 de Outubro de 2006 às 09:53
esse software não conheço, mas com o everest ultimate edition 2006 acho que consegues ver a velocidade de clock maxima que podes fazer e acompanhar a temperatura. mas atenção que estes valores máximos de velocidade devem requerem sistemas de refrigeração extremos. E ainda por cima, pelo menos até há algum tempo atras, penso eu, a AMD não tinha uma segunrança para os seus processadores. se por acaso se fizer um aumento muito grande de velocidade sem pensar que a temperatura pode disparar para valores altissimos corre-se o risco de queimar o processador. Actualmente não sei se é assim que funciona mas é preciso ter cuidado. No caso da intel penso que os procesadores tem um género de sensor de temperatura que se a temperatura do processador ultrapassar um determinado valor o pc simplesmente não arranca para evitar danos nele. Eu tenho um P4 2.66 Ghz e esta a trabalhar a +/- 3.01 ghz. e com este software vejo k apenas esta a cerca de 10% da capacidade maxima de overclocking porque ainda não comprei nenhum sistema de arrefecimento para poder avançar no overclocking. depois tens outro software que segundo determinados testes avalia a performace do teu PC e compara com valores standards que é o sissoftware sandra 2005.
Dependendo da tua motherboard podes começar a aumentar a pouco e pouco a velocidade do teu cpu atraves da bios. na pc guia deste mes vem uma tabela com as temperaturas maximas a que os diferentes cpus trabalham. podes ir aumentando a velocidade com cuidado e nunca ultrapassar aqueles valores de temperaturas como segurança. atenção que qualquer alteração que faças no teu pc é sempre da tua responsabilidade. por isso tem muito cuidado e sempre que tiveres duvidas coloca-as para não correres riscos...
07 de Novembro de 2006 às 01:47
Então já tens muita coisa para fazer overclocking... Se tens o sistema de refrigeração de origem não estiques muito o overclock porque os processadores AMD não avisam antes de queimar ao contrário dos Pentium. Pelo menos até á algum tempo atrás era assim...

Aconcelho então a usar um programa para controlar as temperaturas se o Gigabyte Easy Tuner 4 não tiver. Um bom software para isso é o Everest Ultimate edition. Para além de controlar as temperaturas do CPU, Board, disco e etc, pode fazer testes de estabilidade ao sistema para que possas estar a trabalhar com o PC Overclockado sem ter bloqueios ou reboots repentinos...

Para fazeres overclock à tua makina vai aumentando a pouco e pouco o FSB do CPU e vai fazendo estes de estabilidade com o everest. Depois se tiveres a PC Guia de Outubro versao DVD, na pagina 86 tens uma pekena tabela que mostra as temperaturas máximas para cada tipo de CPU. Nunca deixes o teu CPU chegar muito perto dessas temperaturas... Deixa sempre uma margem de erro...

Atenção os overclocks removem automaticamente as garantias de todos os componentes do PC. Por isso tudo o que fizeres de overclocking é à tua conta e risco...

Á medida que fores experimentando coisas novas com o teu PC e pesquisando muito pela net sobre este tema vais ver que vais poder fazer ainda mais com os processadores AMD. Eles são melhores que os pentium porque permitem maiores percentagens de overclocks, no entanto são mais perigosos porque podem queimar se nos descuidarmos com as temperaturas...

Para fazer overclockings mais arrojados aconcelho a mudar o sistema de refrigeração de origem para um mais apropriado... Na edição de outubro de pc guia estão lá uns testes a sistemas de refrigeração... consulta a revista ou ve no site...
08 de Novembro de 2006 às 07:52
boas...
eh pá, obrigado pelas respostas...
então é assim, eu tenho o gigabyte easy tune 4, já o usei, só k assustei-me pq apenas alterei o FSB pra 250 mhz e o pc desligou-se....
já instalei o Everest e acho um programa mt espectacular...gracias...
agora não sei se deva alterar o FSB outra vez ou não, a temp até nem mudou em relação ao normal,mas...
11 de Novembro de 2006 às 10:13
Podes aumentar mas não muito de cada vez... Experimenta aumentar 5Mhz de cada vez e arrancar o windows... vai verificando a temperatura e nao deixes aproximar da temperatura maxima dele porque senao ele começa a bloquear e a fazer reboots assim do nada... Dá uma olhadela neste site e ve qual a temperatura máxima para o teu CPU.

[users.erols.com]

Para alem de poderes mexer no FSB do CPU tens que ter em atenção a frequencia das memórias, pois estas têm uma relação directa com o FSB do CPU. O normal é as memorias tentarem funcionar à mesma velocidade do FSB do CPU e se por exemplo o fsb do cpu for 200Mhz e as memorias trabalharem a 333Mhz (166Mhz X 2 porque é DDR) entao se aumentares o FSB do CPU de 200 para 250 Mhz vais estar a obrigar as memorias a trabalhar a 500 Mhz quando elas estão projectadas para funcionar a 333Mhz... Neste caso é normal que o Pc nem sequer arranque...

Eu tenho memorias PC3200 que funcionam a 400Mhz (200Mhz X 2) e se as puser a trabalhar a 480Mhz (240Mhz X 2) o mais certo é o PC bloquear em muito pouco tempo apos o windows iniciar se tiver a sorte de o PC conseguir arrancar...
13 de Novembro de 2006 às 03:32
Fixe...já percebi...um gajo tá sempre a aprender...obrigado josé...abraço...dps se tiver alguma dúvida mando-te um mail directo...
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 8

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.