Shopping | Fóruns | Assinar Revista | Promoções | Jogos
Hardware | Software | Internet | Multimédia | Notícias | Downloads
Pesquisa:
PCGuia > Fórum > Hardware e overclocking > Tópico Bem-vindo! Login Criar um novo perfil
Overclock ao XP 2700+
Enviada por santo0077 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
Overclock ao XP 2700+
08 de Novembro de 2006 às 03:44
Boas ao pessoal, como sou novato nesta matéria e depois de entrar no forum e de ler algumas dicas tentei fazer overclocking ao meu Athlon XP 2700+. Fui subindo o FSB que estava de origem nos 166MHz, até aos 172MHz, continuou a trabalhar bem com a temperatura sem sofrer alterações, ou seja 51ºc, mas a memória desceu a frequência dos 400MHz para os 333MHz. Como é que faço para subir a frequência para os 400MHz, ou não posso? Já agora o que é que posso substituir, para isto ficar melhor?
O meu conjunto é o seguinte:

Athlon XP 2700+ com cooler de origem e temperatura a rondar os 51ºc
K7N2 DELTA L
Fonte Maxpower de 350w
KINGSTON 512 3200
Asus 6800 XT
Re: Overclock ao XP 2700+
08 de Novembro de 2006 às 07:22
Bem para começar tens que saber que há boards mais propicias a overclocks que outras. Ou seja, há boards que permitem alterar mais caracteristicas para overclocks que outras.

No mesmo sitio onde alteraste o FSB talvez haja alguma opção (ou não) que permita colocar o multiplicador do processador em manual, ou seja, que te permita a ti decidir qual o multiplicador a usar... Depois vai combinando a subida do FSB com a do multiplicador...

Também deverá haver (ou não) uma outra opção para escolher manualmente a frequencia a que a memoria irá trabalhar... Como a tua memória é pc3200 (400 Mhz DDR - 200Mhz real) e o FSB está em 172 Mhz a BIOS da board desceu a frequencia da memoria para 166 porque é o valor mais proximo do FSB.

Isto porque existe uma relação entre o FSB e a frequencia das memórias. Neste caso essa relação está em 1:1. Significa que as memórias a trabalhar a essa velocidade estão em downclock... Por outras palavras apenas o cpu está puxado (overclockado) ao contrário das memórias que estao funcionando abaixo das suas capacidades...

Se a board permitir o ajuste manual da frequncia das memórias vai experimentando subir os valores do FSB, do multiplicador e das memórias sem nunca perder de vista as temperaturas do processador... A temperatura máxima para esse processador é de 85º C. Mas não deixes ultrapassar os 70º-75º para teres sempre uma margem de erro.

Até porque se por exemplo ao efectuares uma subida de qualquer um dos factores atrás descritos e a temperatura detectada na bios for por exemplo de 75º, quando estiveres no windows e o pc estiver a executar uma tarefa que sobrecarregue bastante o CPU, por exemplo testes de estabilidade, a temperatura vai de certeza ultrapassar aquela que foi detectada na BIOS.

Os precessadores AMD, pelo menos até há algum tempo atrás não tinham protecção contra temperaturas elevadas levando mesmo o processador a queimar se determinada temperatura fosse ultrapassada...

Quando vires que o PC está com dificuldades em arrancar, bloquei no Windows depois de algum tempo a trabalhar ou simplesmente reinicia inesperadamente quer dizer que o CPU ou as memórias já não estão a suportar bem o overclock. Nestas situações recomendo que baixes um poucos as frequencias das memórias ou do FSB até veres que o PC está estavel...

Faz algumas experiencias depois posso dar mais umas dicas para tentares melhorar mais alguns Mhz...

ATENÇÃO QUE AOEFECTUARES ESTAS ALTERAÇÕES, QUALQUER DANO QUE ACONTEÇA EM QUALQUER HARDWARE É DA TUA EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE... ATENÇÃO AS TEMPERATURAS...
09 de Novembro de 2006 às 09:45
Boas, obrigado Amigo José Carlos Oliveira Ferreira.
09 de Novembro de 2006 às 02:56
Sempre as ordens... Sempre que puder eu ajudo...
11 de Novembro de 2006 às 01:07
Agora é que estraguei tudo, ou seja, depois de comprar um cooler novo e instalar, tive que desmontar alguns cabos, mas apontei onde era a colocação deles, agora quando ligo o botão da fonte de alimentação só me dá um apito contínuo, sem nenhuma luz acesa. O que será isto?
11 de Novembro de 2006 às 10:02
Ao certo não sei mas veja se ligou os cabos todos, e se ficaram mesmo no sitio certo... Veja as memorias se estao bem encaixadas e a grafica tambem costuma dar esses sintomas...

Os apitos que o PC emite tem um significado especifico que eu tambem nao sei de cor, mas pode ter a ver ou com a grafica, ou com as memorias ou com o processador...

Veja se tudo isso está bem encaixado e se sim desencaixe a grafica e a memoria, passe com uma borracha de lapis nos contactos delas, tire os residuos da borracha que poderam ter ficado presos nos contactos com um pano suave e volte a encaixar...

Certifique-se que tudo ficou bem encaixado e volte a tentar... Por vezes isso resulta...
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 6

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.