Shopping | Fóruns | Assinar Revista | Promoções | Jogos
Hardware | Software | Internet | Multimédia | Notícias | Downloads
Pesquisa:
PCGuia > Fórum > Hardware e overclocking > Tópico Bem-vindo! Login Criar um novo perfil
Pergunta
Enviada por Passageiro 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
Pergunta
05 de Novembro de 2008 às 10:05
Uma boa noite para todos, eu gosta de saber qual é o melhor programa para formatar um pc.
Uma boa continuação para todos
Re: Pergunta
06 de Novembro de 2008 às 11:05
Formatar? o pc não se formata... é o disco...
Eu reparei que o vista já "formata" o disco em baixo nivel.
As anteriores versões do Windows não formatavam o disco, apenas limitava-se a ler sectores... o que era mais rápido do que escreve-los a todos... logo era possivel recuperar as coisas...
O windows vista e graças aos rápidos discos, a taxa de escrita é suficientemente elevada para escrever todos os sectores... e então é possivel formatar a baixo nivel, isto é, colocar 00h em todos os bytes de um sector.... tornando impossivel (ou quase) os dados que lá tavam antes...

O utilitario de formatação do windows vista é mais que o suficiente para o que quer... não faça vezes demais porque desgasta o disco...

Pode formatar uma disquete, uma partição de disco, um cartão de memória ou uma pen drive indo ao O meu computador e clicar com o botão direito do rato no respectivo dispositivo e escolher formatar...
Isto serve para todos os windows...

No entanto, se tá pensar vender um disco rigido e quer limpar mesmo o disco, irá requerer outro disco rigido... com o windows instalado... coloque o disco a ser limpo sózinho
no cabo IDE se a drive tiver duas linhas de pinos... se for sata já tará sozinha...
, vá á bios e coloque a taxa Ultra DMA no 4 ou 3, para não stressar o disco a limpar...
, guarde, reinicie e vá ao windows ....
Certefique-se que o disco é detectado clicando direito em O meu computador e escolhendo gerir. depois vá Gestão de disco e veja se ve 2 discos: o que tem o windows e o que vai vender... convem remover pen drive e cds para não o confundir...
Saque o winhex da net... e "compre" o programa...
Execute o programa e vá a Tools (Ferramentas) > Open Disk... (abrir disco...)... uma caixa de diálogo aparece e veja a Physical Media... Note que tem de aparecer HD0 <nome_da_drive> que é o disco onde tem o windows e o HD1 <nome_da_drive> que é a drive que quer formata.... escolha HD1.
Este procedimente irá mesmo eliminar tudo... mesmo a tabela de partições.... mas pode resconstrui-la...
Vá a Edit > Select All (Editar > Seleccionat tudo)
Vá a Edit > Fill Block (Preencher Blocos)
E aceite os valores prédefinido e click em Ok.
O wiinhex vai avisá-lo/a de que se pretende continuar... e de que a drive pode sofrer danos .... mas como já baixou a taxa de tranferencia, não há crise...
E verifique que o processo tá a andar e verá a tambem a taxa de escrita... não é verdadeira porque baixou a taxa a bem da drive.... vá tomar um café ou ver as tardes da julia enquanto o processo é concluido...
No final a drive tá completamente limpa.... éste processo tambem é ideal para quando tiver sectores danificados... já que irá supostamente recuperar alguns...
Para reconstruir a tabela de partições e criar uma só partição do tamanho do disco, vá de novo á gestão de discos, clique no espaço livre da drive limpa e escolha nova partição ... escolha primária... e formate...
Uma letra deve aoarecer no O meu computador...
NÃO ME RESPONSABILIZO POR ESTES PASSOS... tá tudo bem explicado...
caso tenha duvidas mesmo as mais pretinentes .... adicione me ao messenger gothic_corp@live.com.pt....
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 11

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.