Shopping | Fóruns | Assinar Revista | Promoções | Jogos
Hardware | Software | Internet | Multimédia | Notícias | Downloads
Pesquisa:
PCGuia > Fórum > Hardware e overclocking > Tópico Bem-vindo! Login Criar um novo perfil
disco sata
Enviada por PEDROPORTO 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
disco sata
23 de Janeiro de 2009 às 09:49
boa noite
gostaria de saber se a alguem que me possa ajudar a eu colucar um disco novo sata.
a minha motherboard da para sata e ide .
eu tinha la um ide mas tinha pouca memoria e comprei um de 250gb so que e sata saquei o ide e substitui pelo sata mas agora o pc nao arranca e começa a dar uns toques .
não pus jumper porque li na revista pcguia de fev. que discos sata nao se poe jumper.
ja me disseram que tenho que formatar o disco novo
e verdade?
ele vem ocupado?
se tiver que o formatar como o formato?
obrigado
Re: disco sata
24 de Janeiro de 2009 às 10:29
reparei que tenho 3 HDs no meu pc.... 2 HD em ide e 1 em SATA!!! Só me tava a meter consigo...

na realidade pode continuar a ter o disco ide onde ele estava e instalar o windows no sata.
Alguns discos sata NÃO tem necessidade de jumper. Outros sim, para modificar a taxa de transferência.... de 1.5Gb/s (gigabits) para 3Gb/s... outros tem pinos mas só estam reservados pela fábrica...

Verifique se a sua fonte aguenta com tantos dispositivos.
A minha não tá a gostar da brincadeira, já que tenho 3HDs + 2 drives opticas + motherboard + 3 ventoinhas e outras tretas...

"não pus jumper porque li na revista pcguia de fev. que discos sata nao se poe jumper" ----- tretas....
LEIA O MANUAL DO DISCO!!! Se não existir um manual de papel, salte para o site do fabricante e veja o manual do disco em pdf.

Coloque o jumper (suponho que só é um) onde o manual disser e que voce achar bem....
Inicie o pc. Verifique se é detectado e vá para a BIOS com a tecla F2/DELETE/F10... depende do fabricante da BIOS. Vá ao IDE prefericals (AMIBIOS é o meu, o seu pode ser outra coisa) e vá
ao canal onde o seu disco tiver instalado. VERIFIQUE SE A CAPACIDADE é toda detectada. Caso contrário vá para o site do fabricante da motherboard e saque a ultima versão da BIOS. E tente de novo. Se a capacidade disser 250.0GB então tá tudo certo... Active o LBA (devia ser automatico nestes sistemas de hoje), o SMART (devia ser activado em todos os HDs do sistema) e o 32bit transfer mode. Guarde as definições com F10 e ENTER.
Deverá então arrancar pelo primary master (onde esta o seu disco IDE antigo, o seu disco novo SATA deverá ser chamado 3RD MASTER se ligado á SATA1).

Espere que o controlador IDE para sata seja instalado no sistema e em seguida deverá detectar o seu disco novo. O balão informativo no canto inferior direito indicá-lo-á.
Tem de inicializar o seu disco novo, ´já que vem a zeros. Allguns já teram o disco inicalizado.

Clique com o botão direito em O meu computador/Computador e escolha Gerir.
Vá a gestão de discos na arvore á esquerda. Maximize a janela.
Veja se todos os discos e drives opticas são detectados.
Uma caixa de dialogo aparecerá automaticamente a pedir se pretende inicializar o disco.
Inicializar o disco criará a Master Boot Record. Escolha disco básico.
Termine o assistente.
Clique no espaço não atribuido e clique de novo com o botão direito do rato e escolha nova partição.

Deve saber que há 3 tipos de partição:
primária: onde o Windows normalmente é instalado. Só podem existir 3 para ser utilizadas já que há uma reservada para ser a partição denominada expandida.
expandida: que serve para conter as partições lógicas
lógica: pode ser usadas para guardar dados como documentos, videos, musica...

Se vai instalar o windows no novo disco então deve criar primeiro uma partição primária... eu sugeria 40GB. Siga o assistente para criar uma partição primária de tamanho 40000MB, atribuia uma letra qualquer ou aceite a sugerida, NÃO FORMATE AINDA e termine o assistente.
Se só pretende instalar o windows, pode avançar para o restante espaço não atribuido, criando uma partição expandida.
Verá um rectangulo verde em volta.
Crie agora partições lógicas. A opção partição logica já deve estar disponivel. Pode criar quantas apetecer-lhe. Mas não exagere. Uma para cópia de segurança, outra para filmes, outra para música...
NÃO AS FORMATE AINDA.

Quando tiver terminado, feche o assistente e abra O meu computador/Computador.
Carregue nas teclas WIndows+R e escreva CMD.
Escreva: Forrmat <letra>: /FS:NTFS
onde letra é cada letra atribuida pelo gestor de discos ou por si.
Verifique antes de prosseguir.
Responda S.
E ele formatará a partição da letra que escolheu.

Exemplo:
C:\Documents and Settings\Administrador>format H: /fs:ntfs
O tipo do sistema de ficheiros é RAW.
O novo sistema de ficheiros é NTFS.

AVISO, TODOS OS DADOS NA UNIDADE DE DISCO
NÃO AMOVÍVEL H: PERDER-SE-ÃO!
Pretende continuar a formatação (S/N)? s
A verificar 109M
Nome do volume (ENTER para nenhum)? HD
A criar as estruturas do sistema de ficheiros.
Formatação concluída.
112423 KB de espaço total em disco.
110112 KB disponíveis.

C:\Documents and Settings\Administrador>chkdsk H:
O tipo do sistema de ficheiros é NTFS.
O nome do volume é HD.

AVISO! Parâmetro F não especificado.
A executar o CHKDSK no modo só de leitura.

O CHKDSK está a verificar os ficheiros (fase 1 de 3)...
Verificação dos ficheiros concluída.
O CHKDSK está a verificar os índices (fase 2 de 3)...
Verificação dos índices concluída.
O CHKDSK está a verificar os descritores de segurança (fase 3 de 3)...
Verificação dos descritores de segurança concluída.

112423 KB de espaço total em disco.
0 KB em 1 ficheiros.
4 KB em 9 índices.
35 KB em sectores danificados. **** Se vir + que 0KB então tem sectores danificados***
2511 KB em utilização pelo sistema.
2048 KB ocupados pelo ficheiro de registo.
109872 KB disponíveis em disco.

512 bytes em cada unidade de atribuição.
224846 unidades de atribuição no disco.
219745 unidades de atribuição disponíveis no disco.

Repita a operação para o resto das partições criadas pelo gestor.
**** INSTALAÇÂO**** Pode optar AGORA por desligar o pc e retirar o disco IDE. ou deixar tar....
Para proceder á instalação do windows no novo disco. Reinicie. coloque CD/DVD do windows numa qualquer unidade optica do sistema.
Se no ecrã de arranque da BIOS aparecer PRESS F11 to boot menu, pressione-a. (lembre-se que tou a usar AMIBIOS, outros fabricante podem não ter esta mensgem) e seleccione a unidae onde tá o CD/DVD.
Caso contrário, vá á bios e altere o processo de arranque ou BOOT SEQUENCE. para a unidade onde está o CD/DVD. Guarde.
O CD/DVD será acedido e arrancará o setup do windows.
Pressione ENTER e aceite a licença.
Ele deve detectar o windows no disco ide.... ignore esta mensagem e seleccione a partição do disco novo onde criou a partilção de 40000MB.... NÃO FORMATE DE NOVO... já o fez.... Mantenha o sistema de ficheiros.... e deixe-o copiar os ficheiros para a partição e deixe reiniciar....
Terá agora de alterar a sequecia de arranque para alterar para o arranque do disco novo.

No caso do Vista, execute a mesma operação acima, e quando chegar á janela onde está os discos, escolha a partição de 40GB e continue... descontrai se enquanto o windows se copia para a partição de 40GB.

Mesmo eu tenho a opção F11 para escolher o dispositivo de arranque, tenho de ir á minha bios e dizer á bios para arrancar pelo 3RD MASTER onde está um disco SATA. Só pressiono apenas F11 se tiver de arrancar por um disco IDE, pendrive ou CD/DVD ou pela rede...

Mesmo depois de o windows instalado, irá continuar a ver o disco ide, pode mover os dados importantes para a nova unidade e formatar a partições que o disco ide tiver...

Exclarecido agora...
o que vale é que eu sou rápido a escrever...
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 7

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.