Shopping | Fóruns | Assinar Revista | Promoções | Jogos
Hardware | Software | Internet | Multimédia | Notícias | Downloads
Pesquisa:
PCGuia > Fórum > Hardware e overclocking > Tópico Bem-vindo! Login Criar um novo perfil
Internet de banda larga
Enviada por Filipe Ferreira 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
Internet de banda larga
24 de Fevereiro de 2003 às 04:51
No seguimento dos posts ao tópico ADSL ou Cabo, pretendo esclarecer algumas dúvidas àqueles que estejam menos informados quanto ao método de funcionamento destas duas modalidades.
Para começar, e visto que o que salta à vista em termos de velocidade é a taxa de tranferência, quero mostrar-vos qual é a relação existente entre a velocidade que é apresentada pelos operadores (kbits/s) e aquela que vemos na caixa de diálogo quando estamos a fazer um download (KBytes/s):

128 kbits/s ==> 16 KBytes/s
256 kbits/s ==> 32 KBytes/s
512 kbits/s ==> 64 KBytes/s
640 kbits/s ==> 80 KBytes/s
1024 kbits/s ==> 128 KBytes/s

estas velocidades que aqui apresento em KBytes/s, são velocidades em condições óptimas, sendo que estas nunca são na realidade atingidas, pois dependem de diversos factores: tipo de linha de transmissão, taxa de ocupação do ISP (congestionamento), links usados após o ISP para chegar ao servidor de onde se está a fazer o download, o ISP onde está ligado esse mesmo servidor e a sua largura de banda (tipo de ligação) e o número de pessoas que estão também ligadas a esse servidor, isto entre outros factores. Ora bem, tudo o que passa para além do nosso ISP, não é da sua responsabilidade, e não o devemos culpar se o ficheiro que estamos a tentar ir buscar tem um download muito lento, ou se a página que estamos a tentar aceder demora muito tempo a abrir, pois o nosso ISP não pode controlar os factores que lhe são alheios. Agora em relação à nossa ligação até ao ISP (nossa casa até à NetCabo, NetVisão, Telepac, etc ...), já é da responsabilidade deste, sendo que aqui (para o utilizador comum) reside a maior diferença em termos de velocidade, principalmente devido ao primeiro factor - o tipo de linha de transmissão. Eis a diferença entre cabo e adsl. No cabo, estamos a usar um meio partilhado, desde o nosso cable modem até ao ISP usamos o mesmo cabo que usa o nosso vizinho do lado, e provavelmente todo o quarteirão, ou seja, estamos incluídos numa zona que usa o mesmo suporte físico, logo, dependo do número de pessoas com acesso por cabo na nossa zona, estamos sujeitos a congestionamentos até chegar ao ISP. Com adsl, o suporte físico (linha telefónica) é só nossa até à central da PT.
Um exemplo práctico disto, é o meu caso. Fui cliente da NetVisão da CaboVisão quando morava na zona de Corroios. O serviço destes senhores naquela zona é simplesmente miserável. Eu tinha um acesso de 128 kbits/s e para abrir a página do próprio ISP (ou seja, sem sair da rede da NetVisão), chegava a demorar 15 minutos, abrir a página da IOL, por vezes nem abria ou então demorava mais de uma hora!!! Com o meu pobrezito modem analógico de 56 kbits/s era muito mais rápido!!! Downloads a 0,2 KBytes/s em vez de andar próximo dos 16 KBytes/s. Para além disso, nestes senhores, apenas o departamento comercial existe, ou seja, para vender estamos cá nós, enquanto que o apoio técnico é zero. Ainda por cima, quando uma pessoa quer deixar de ser cliente, estes "meninos" não deixam - pedi por fax em Maio de 2002 a anulação dos serviços, pedi novamente em Novembro de 2002 e até agora continuo a receber facturas para pagar e ameaças de processos em contencioso, assim como empresas de cobrança externa atrás de mim, o que só prova o mau serviço prestado. Porém, conheço quem more na zona de Setúbal, e que diz que o acesso deles está sempre rápido - mais uma prova de ser uma questão de zonas. Conheço também quem seja cliente da NetCabo da TVCabo e que se queixa da lentidão, porém eu agora também sou cliente da NetCabo e na zona onde moro actualmente, é bastante rápido, ou seja, dos 640 kbits/s prometidos consigo efectuar downloads a taxas de transferência bastantes boas, + ou - 70 KBytes/s, portanto, mais rápido que o acesso 512 kbits/s da adsl, porém atenção, pois por vezes este valor baixa para cerca de 30 ou 40 KBytes/s. Já tive oportunidade de testar o acesso adsl da Sapo, e aquilo que mais me impressionou, foi a estabilidade em termos de performance, ou seja, nunca passou dos 60 KBytes/s mas também não baixou dos 54 KBytes/s. Se eu por acaso começar a ter problemas com a NetCabo, certamente irei mudar para adsl. Já agora e em relação à adsl, é uma tecnologia relativamente recente, pelo menos em Portugal, pelo que ainda existem algumas arestas por limar, nomeadamente a nível das centrais telefónicas, perdas de sincronismo, etc ... . Um exemplo disto foi eu ter estado a testar um modem adsl da siemens que se recusava em ligar a uma central da alcatel, e com o modem da alcatel, não houve problemas de ligação.

Em resumo, adsl tem tudo para vingar no mercado, e ainda bem que existe muita concorrência para que não haja nenhum operador a querer controlar o mercado, e esperem pela vinda da sdsl, veremos os preços a baixar ainda mais. Apenas mais um comentário: os limites de tráfego. Eu tive que pedir o pacote empresarial da NetCabo devido a estes, e na adsl isto ainda é um ponto negativo, se bem que algums operadores (Telepac e ViaNetworks) têm pacotes bastante mais aliciantes mas também a preços mais elevados.
Espero com isto ter esclarecido algumas dúvidas e desejo a todos uma boa escolha.
Re: Internet de banda larga
24 de Fevereiro de 2003 às 07:28
mano é só pra dizer obrigadao,alta explicaçao da cena, fika bem e continua a dar-lhe forte nos foruns!!!
03 de Março de 2003 às 08:59
Muito agradecido pela explicação, bem haja.
30 de Abril de 2003 às 04:17
Exmo. : Jorge M.P.V. Costa

Deixe-me acrescentar algumas considerações.

- "Com adsl, o suporte físico (linha telefónica) é só nossa até à central da PT." a partir daqui é ligado a um DSLAM onde tem uma contenção de 1:50 exepto com a vianetworks e com a telepac que tem 1:20 ou seja tem que dividir a sua capacidade de acesso por 50. Todos os operadores revendem o adsl da PT, ou seja são todos iguais dependendo só do nº de clientes dessa zona e da qualidade da linha telefónica e essa pode ser diferente inclusive no mesmo prédio. Não se esqueça que a maior contenção é sem duvida nos circuitos internacionais e depende do outro lado ou seja onde está o site que acede. Sou cliente Netcabo e por agora (exepto na instalação) não tive problemas. Para finalizar independentemente se é cabo, adsl ou circuito dedicado depende da qualidade de serviço que o prestador quer dar aos seus clientes e a velocidade que faz upgrade da capacidade quando há congestão.
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 7

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.