Shopping | Fóruns | Assinar Revista | Promoções | Jogos
Hardware | Software | Internet | Multimédia | Notícias | Downloads
Pesquisa:
PCGuia > Fórum > Internet > Tópico Bem-vindo! Login Criar um novo perfil
Proibido Navegar!
Enviada por ana maria ribeiro 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
Proibido Navegar!
19 de Março de 2003 às 01:43
Olá.
Sou uma cibernauta convicta, e confesso que muitas vezes durante a hora de trabalho faço umas pausas "kite cat" para ver o meu e-mail, consultar o jornal on-line, etc. Não uso mirc, nem outlook nem outros programas de conversação. Na empresa onde trabalho sei que fazem "monotorização" das idas à net das pessoas. Até que ponto é que aquilo que faço pode ser controlado? Basta apagar o histórico para não deixar pistas? E se eu fizer um documento pessoal o Word, eles também conseguem saber?(digam-me que não!Eu às vezes aproveito para estudar...) :-)
Obrigada.
Re: Proibido Navegar!
21 de Março de 2003 às 11:01
A todas as perguntas a resposta é sim... podem controlar todos os teus passos incluindo os documentos do Word.
Para não deixares rastos da tua navegação não basta apagar o histórico.
No menu ferramentas do IE deves seleccionar OPÇÕES DA INTERNET e no separador GERAL escolher ELIMINAR COOKIES, ELIMINAR FICHEIROS e LIMPAR HISTÓRICO. Depois disso vais ao separador CONTEÚDO e escolher COCLUSÃO AUTOMÁTICA. Aqui deves pedir para LIMPAR FORMULÁRIOS e LIMPAR PALAVRAS PASSE.
Para o Word deves limpar o menú que se encontra em INICIAR - DOCUMENTOS RECENTES. Aqui há várias formas de o fazer e depende do sistema operativo mas podes ver se em DOCUMENTOS RECENTES se encontra listado o teu trabalho. Se tal acontecer dá um clique com o botaõ direito do rato e escolher ELIMINAR. vai depois à reciclagem e apaga o que lá estiver. Podes ainda procurar em C:\Windows\Temp e apagar os ficheiros temporários que lá possam estar. Ah! E nunca te esqueças de não guardar os teus documentos no disco rigido do computador que estás a usar.
Com todos estaes passos podes "esconder-te" mas ainda assim podem encontrar vestígios mas que lhes dá tarbalho isso dá.
Espero que te tenha ajudado.
03 de Abril de 2003 às 10:47
Jorge,

As coisas não são bem como dizes...

Independentemente dos passos que deste para a Rita efectuar, qq entidade patronal pode controlar os conteúdos dos PC's (que lhe pertencem) ou os acessos à Internet. Como ? As cookies, o histórico e limpar a cache do browser garantem tudo menos confidencialidade. Imagina que a empresa tem um proxy? Até passwords podem ser guardadas! E ainda assim, continuas a estar exposto ao router da empresa que, se for configurado para tal, regista todo e qualquer passo que dás na Internet e sabe precisamente a hora a que foi efectuado e de que computador foi feito, neste caso podia ser o da Rita.

Quanto aos documentos do Word:

A única maneira de controlar os conteúdos do PC, seria ter o Office instalado em rede (o que permitiria saber qdo era usado) ou então existir uma partilha de rede em que o disco rigído do PC estivesse acessível ao Servidor Principal da empresa. Ainda assim e, mesmo que o PC não estivesse em rede, se o desejo da empresa for descobrir algo que desfavoreça o trabalhador, basta que, depois do horário de expediente, alguém se diriga ao PC para "investigar". :-)

Apenas mais uma nota: cuidado com o uso que fazem do e-mail. Conheço vários casos de despedimento por justa causa (ou seja, legalmente) tendo como base o uso indevido do e-mail profissional.

Um abraço,
Diogo
04 de Abril de 2003 às 09:56
Tens razão no que dizes mas se reparaste eu disse à Rita que apesar de todos estes passos ainda havia formas de controlar o que ela fazia. E isto em relação à net e aos documentos do Word.
Formas de fugir a um controlo não há muitas mas o que disse anteriormente serve apenas para alguns casos mas referi que apesar do que indiquei há sempre uma possibilidade de sermos controlados.
Ainda em relação ao Word seja qual for a forma como ele e encontra instalado é sempre possível (tal como muito bem referes) fazer uma busca ao disco rigido... (mas há formas de evitar que essa busca tenha sucesso ou que a recuperação do documento não valha o esforço)
Não me pareceu na altura que fazer referências mais alargadas fosse ajudar a Rita em muito mais.

Tal como indicas o melhor é ter sempre cuidado com o usos que se faz do PC no trabalho e ... em relação aos despedimentos por justa causa ainda a polémica vai no adro e casos há também em que os tribunais não deram razão à empresa e a obrigaram a readmitir o funcionário reconhecendo a este o direito de usar (não a abusar) o e-maill...
Um abraço
Jorge Pereira
21 de Agosto de 2003 às 05:10
De facto é complicado esconderes-te, apesar de ser possível, mas não aconselho pois os administradores de sistemas começam a ficar nervosos quando sentem que perdem o controlo da situação. Faz uma visita ao site [www.primedius.com] por exemplo, ou então ao [www.getanonymous.com] ou ainda ao conhecido [www.anonimyser.com] e aprende como utilizar isso com o teu Browser ( Internet Explorer, Netscape, Opera, etc. ). Para todos os efeitos, se estiver bem instalado, a página que verás será sempre a do proxy, por muito que navegues pelos mais diversos sites da internet. Agora tem um problema, a empresa pode ter "key loggers", programas que registam tudo o que escreves, tudo o que fazes, o que se por um lado deixam de conseguir ver no web server quais os sites que visitaste, por outro acabam por vê-los lendo o "log" do "key logger". A questão é que se estiveres inserida numa rede, provavelmente não poderás instalar programas no teu computador porque não tens acesso, logo... torna-se difícil. Na parte que me toca, quando quer fazer algo confidencial, como tenho portátil e trabalho na admin. sistemas da minha empresa, mesmo sendo o admin., como sei que há mais administradores que eventualmente também se controlam uns aos outros, já para não falar do chefe que nos tenta controlar a todos, optei por comprar uma placa de acesso Vodafone através da qual acedo à internet e aí sim, a empresa fica a ver navios pois sou eu a pagar... tudo tem os seus custos, mas é a única forma de me sentir seguro, pois key logger, mesmo que eles quisessem meter, não podiam porque quem instalou o portátil de raíz fui eu e ninguém lhe mexe. Agora quem não estiver na administração de sistemas, recomendo prudência não só no uso do mail como na visualização de sites em geral, pois tudo é registado no web server, podendo saber-se ao pormenor quais os sites que visitaste, a que horas, downloads que fizeste, quanto tempo demoraste, etc.
21 de Agosto de 2003 às 05:13
Errata: Para todos os efeitos, a página que aparecerá como sendo visualizada ( e não a página que verás ) quando acedes via proxy anónimo será sempre a do proxy anónimo e o respectivo endereço de IP, apesar de estares a aceder a outras.
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 6

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.