Shopping | Fóruns | Assinar Revista | Promoções | Jogos
Hardware | Software | Internet | Multimédia | Notícias | Downloads
Pesquisa:
PCGuia > Fórum > Internet > Tópico Bem-vindo! Login Criar um novo perfil
BANDA LARGA PORTÁTIL 3G
Enviada por M.T.Miranda 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
BANDA LARGA PORTÁTIL 3G
05 de Janeiro de 2006 às 05:47
Estou para aderir ,mas tenho algumas duvidas, agradeço desde já quaisquer ajuda.

1- Quando por exemplo eu "chamo" o GOOGLE e aparece a 1ª página ,a informação tem um determinado valor em KB,esse valor é subtraído ao que é dito na publicidade do CANGURU,1GB/MÊS?

2- Quando "dentro " do GOOGLE,vou pesquisando,isto é,mudando de página,esses KB vão sendo subtraidos também aos tais 1GB?

3-Ou apenas os up e downloads são contabilizados?

Já contactei a TMN e a OPTIMUS ,(a VODAFONE no site não rerefencia 3G) e as respostas não foram concretas ou então são os meus 65 anos que me estão a dificultar a clarificação do problema.
Obrigado
Re: BANDA LARGA PORTÁTIL 3G
06 de Janeiro de 2006 às 10:06
É o que disse...tem toda a razão!
Quando publicitam "1 GB de tráfego mensal incluído" significa que o volume de informação que pode trocar com o exterior é de 1GB, independentemente do seu teor. Qualquer upload ou download é traca de dados.
Quando consulta uma da página está a fazeer o download da informação que essa página possui para o seu computador.
Imagine um ficheiro ( documento) que contem um código que quando interpretado pelo programa correcto possibilita o aparecimento de imagem e texto. Ora esse ficheiro representa um quantidade de dados que foi pedir "à internet" e esse ficheiro faz referências a imagem e textos que são contabilizados com tráfego. Além disso o seu pedido tambem representa upload de informação. Quando acede ao google (p.e.) está a fazer um pedido ao se ISP (fornecedor de serviço de internet) através do envio de informação, ao responder a esse pedido, o ISp, manda-lhe a informação requerida.

1 GB = 1024 MB = 1 048 576 KB quando abre pela primeira vez o google subtrai 3KB a 1 048 576 KB e assim suicessivamente.

Mas eu conheço o software da vodafone e este mostra o trafego usado mensalmente em unidades de MB. Recorde-se que no caso do Kanguru, o trafego das 07h as 17h (disponível até final de Março de 2007 para todas as adesões até 31.03.2006) não é contabilizado ou seja dentro destas horas e se a informação estiver correcta a informação recebida e enviada não conta.

06 de Janeiro de 2006 às 08:35
Alô Zorbada,os meus sinceros agradecimentos pela sua ajuda,isto de fazer bem s/olhar a quem é bom não é?
Eu até aos meus 65 anos dei sangue s/saber a quem.
Sobre as minhas duvidas chego à conclusão que existe muita publicidade enganosa e já estou um pouco baralhado acerca do melhor operador.
06 de Janeiro de 2006 às 10:01
Na verdade não existe real concorrência. Ambos os operadores possuem o mesmo serviço, ao mesmo preço por mês.
No caso de se decidir por algum, que seja com base em ofertas ou preço do material...porque de resto...está tudo igual.
Estive a investigar e apenas a Optimus tem oferta de trafego ilimitado durante o dia, todos os dias, das 07h as 17h - adesões até 31.03.2006 - de resto é tudo igual, mas das 7 as 17 é um horário que dá para trabalhar.
Este acesso à internet é mais para quem deseja ver e-mail, e fazer uma busca de informação ou visitar algumas páginas. Para isso dá perfeitamente - 1GB.
Se não visitar muitos sites de noticias - constantemente em actualização - a cache do browser permite reduzir o trafego em muito.
Se o volume de informação é uma preocupação, não pense muito nisso, pois 1GB/mês dá para muito. É verdade que cada vez mais os conteúdos são maiores mas dá perfeitamente. Além disso se optar por um acesso que lhe ofereça horas - num horário decente - acho que é a melhor opção.
Isto se não possuir outra forma de aceder à internet - ADSL ou CABO. Agora se o acesso é para ser usado por várias pessoas, nomeadamente jovens...quem pensam saber tudo....uhmm...pode ter dissabores.
Outra coisa é a velocidade do acesso, só nos centros urbanos é que o serviço é realmente 3G - 384 Kbps - pois no "campo" ou nalgum local com menos rede o acesso só é feito por GPRS - max 120Kbps ou mesmo GSM - uiui...
Na verdade acho que essa tecnologia quando foi implementada já estava a ficar obsoleta...em pouco tempo irão aumentar a velocidade de acesso...
Esta tecnologia já deveria estar implementade desde 2001 mas o mercado tinha que ser explorado e o GPRS ainda não tinha dado o dinheiro que podia dar.
------- ora veja ------
A Vodafone disse em setembro que começaria a testar o HSDPA (Wideband Code Division Multiple Access - que comercialmente irá ser 3,5G) no início de 2006. O serviço da operadora oferecerá um pico de velocidade de 1,6Mbps (Megabit por segundo) comparado aos 384 Kbps (Kilobits por segundo) hoje oferecidos pela rede WCDMA (3G). Mas isso ainda poderá ser usado pelo equipamento que compra hoje apenas terá de fazer uma catualização de software...talvez.
Com os futuros upgrades, a velocidade poderá chegar a 7 Mbps, segundo a operadora.
Para o usuário, isso vai resultar em um aumento da velocidade actual de download de 120 Kbps para 425 Kbps pelo HSDPA, disse a Vodafone. Mas isso só para 2007 e 2008.
----- pois -------
Por isso se tem um notebook (portatil) e deseja uma acesso livre - aceder em qualquer parte...acho que sim. Agora se é para ficar em casa...terá melhor escolhas.
Espero não ter massacrado muito grinning smiley

09 de Janeiro de 2006 às 06:09
Mais uma vez obrigado ,já melhorei os meus conhecimentos quanto à banda larga.
Agora não querendo abusar,gostaria do seu conselho acerca do melhor PC PORTATIL ,não esquecendo a relação preço/ qualidade.
Considerando as minhas necessidades que são uns trabalhos com EXCEL,base de dados e e-mails.A placa gráfica não será uma topo de gama porque $$$,mas que seja boa já que recebo muitos e-mail com imagens magnificas.
Antecipadamente os meus agradecimentos.
10 de Janeiro de 2006 às 09:04
Isso não é muito fácil...e poderia ser tendencioso...
Mas se o objectivo da notebook é trabalho de escritório - a visualização de imagens não necesita de processamento 3D, por isso a placa gráfica até pode ser partilhada ou apenas possuir 32MB dedicados.
O que me espanta mais é o trablhar com base de dados...isso...e depende muito da plataforma e da dimansão da BD em que trabalha mas pode requerer um computador já com um processador com um certo desempenho a nivel de processador.
Pelo menos já sabe o que deseja fazer com o portátil, o que já não é mau! Agora isso tambem depende de onde vive, isto é, da acessibilidade de que dispõe para ir até uma certa loja.
Posso lhe dizer que com cerca de 1000€ já compra uma boa máquina. Por isso a questão que se coloca é até quando deseja gastar, e até onde pode ir buscá-lo (localidade c/ loja). Os pc's mais baratos, vendidos em quase todas as lojas e que apresentam uma qualidade global bastante razoavel talvez sejam os da Acer. Agora se desejar uma máquina de uma marca que lhe ofereça assistencia "in local", já necessita ir para algo mais caro como a Dell - assistencia de recolha e entrega em 6 dias uteis - mas paga-se no portatil e não é muito frequente ver à venda.
Diga-me o preço até onde está disposta a ir e (ex.1200€) o local onde pode adquirir (ex.Vobis de Lx) e garantias que deseja - então indico-lhe uma máquina (ex.ASUS A6K).

10 de Janeiro de 2006 às 03:49
Já tenho elementos para ir às compras.
Diga-me p.f. se posso encontrar na zona de Lisboa o ASUS A6K .
Obrigado
10 de Janeiro de 2006 às 05:01
Esse era apenas um exemplo...mas se quiser saber onde...é sem problemas que lhe indico um local.
Em primeiro quero lhe dizer que há vantagens em comprar numa loja conhecida - a assistencia técnica é normalmente competente e existe sempre material em stock e não arrisca tanto a que daqui a algum tempo a loja já não exista.
Eu iria a uma vobis (Centro cormecial vasco da gama ou colombo) ou loja semelhante. Se desejar informações sobre o material da asus (portateis incl.) pode ir a [www.lojaasus.com]
que é uma loja de Braga que vende isso tudo e pode ter um grande leque de escolhas.
Se necessitar de mais alguma coisa diga. Como o que deve ter em conta na sua escolha, etc...

10 de Janeiro de 2006 às 08:42
Mais uma vez, cá está o velho "chato".
Adivinhou a minha próxima pergunta ,que componentes ou caracteristicas terei que considerar fundamentais para que segundo a sua sábia opinião eu não faça uma compra, estando esta já ou quase obsoleta.
O meu limite $$$$ está entre os 700 e 1000 €.
Estava precisamente a pensar na Vorten ou Vobis na Vasco da Gama.
Meus sinceros agradecimentos.
12 de Janeiro de 2006 às 08:07
Tendo em conta as indicações que me forneceu, isto é:
- Trabalho de "office"- (textos, base de dados, folhas de cálculo);
- Visualização (fotos) e leitura de e-mail's;
- Navegação na Internet;
- 700 a 1000 €;
- Note que nem todos os jogos e muito menos os mais recentes (requerem um grande desempenho gráfico) poderão correr neste computador.
Creio que dirigindo-se a uma Worten ou Vobis irá, encontrar a mesma máquina ao mesmo preço. Refiro-me a um Acer TravelMate 4021WLMi.
Possui uma boa qualidade/preço (dentro dos parâmetros fornecidos) e está disponível nas duas lojas mencionadas e está referenciado como tendo um preço de 899,00 € => 900 € (o troco já não dá para nada). Mas ainda há uns investimentos que não estão contemplados como:
- Mala de transporte 25 a 45 € (pode ter oferta de rato);
- Rato (de preferência óptico) – opcional, mas creio que é melhor;
- Supressor de picos de corrente para portátil +/- 30 €.
- Ver memória RAM (abaixo)

Agora o que pode ter em conta:

- Processador - não olhe só para a velocidade do processador (mais não significa melhor) mas também a sua memória cache (memória de rápido mais acesso). O modelo indicado tem uma velocidade de 1,6GHz e tem 2MB de cache (nível 2). É muito bom! (não duvide). Mas há mais rápidos (por exemplo 1,8Ghz) mas com (muito) menor memoria cache (por exemplo 128kb) e o seu desempenho é inferior…mas são feitos para apresentar números. Além do FSB – Front Side Bus – velocidade com que o processador comunica com o restante “material” – 400MHz é um valor normal agora.

- Placa gráfica – se possuir memória dedicada é natural que apresente um rendimento superior a nível gráfico…mas tendo em conta o que vai fazer com o computador, o facto deste ter uma placa gráfica de 64MB partilhada não influencia, em nada, o rendimento do computador. Note que esta memória é variável e partilhada com o resto do sistema, normalmente configurada na BIOS (peça ajuda a um dos técnicos/comerciais). Acho que os 64MB mesmo que partilhados são suficientes.

- Memória RAM – muito importante. Trata-se da memória de acesso aleatório, onde são escritos (mas não guardados) e lidos dados ou ficheiros que estão em utilização. Este é o componente mais fraco do modelo que lhe indiquei – possui 512MB (2x256Mcool smiley. Além disso é esta memória que é partilhada com a placa gráfica (quando partilhada).
A velocidade a que esta opera também é importante…quanto mais rápida melhor – existe actual,emte, a DDR a 333, 400 MHz e a DDR2 a 333, 400, 533 ou mesmo 667 MHz e quanto menor tempo de latência (CL – existe 3 o mais normal – 2,5, 1,5, etc.) mais rápida. Creio que este modelo tem DDR2 a 400 CL 3, mas não tenho a certeza.
É possível aumentar posteriormente mas fica-lhe mais caro. Telefone para lá para encomendar o modelo referido e tente saber:
- Se podem fazer o “upgrade” (melhoramento) para 1024MB (2x512Mcool smiley;
- Em quanto lhe vai ficar;
- Quanto tempo demora;
Note que é por isto que dos 900€ do computador se chega facilmente aos 1000€ (mala e acessórios + Expansibilidade da RAM para 1024Mcool smiley e….lá vão 1000€. Isto porque o melhoramento de um portátil é muito difícil – as peças não se mudam como num fixo…e por isso os “upgrades” são muito limitados.

- Conectividade – opções de se ligar e comunicar com periféricos (impressoras, scanners, wi-fi (rede sem fios – não é Internet é apenas rede, pode depois conduzir à Internet mas é necessário ter um distribuidor – Access Point), rato, etc.
- Portas USB 2.0 (“quantas mais melhor”, 4 é um bom número pois 1 dela é sempre para o rato) – o modelo que lhe indiquei tem 3 mas está bom.
- PCMIA CardBus slot – porta lateral que lhe irá permitir ligar a placa 3G, que todos os portáteis possuem actualmente.
- Dispositivo de rede (placa de rede com ou sem fios, modem)

- Unidade de armazenamento, ou seja unidades onde pode guardar os seus dados como o disco. Os 60GB que o modelo que lhe referenciei chega-lhe perfeitamente e ainda por cima já tem uma “drive” óptica que permite gravar DVD’s ou CD’s – pode ir sempre escoando informação e acima de tudo “backup's” – copias de segurança…é que os dados informáticos são por vezes efémeros.

- Peso – se é um portátil não devemos confundir com “transportável”…o modelo que lhe indiquei tem, dizem eles, 2,95Kg => 3Kg. Não é mau nos primeiros 30min, depois é bem mais pesado.

- Autonomia da bateria….sem comentários…quanto mais tempo durar melhor. É como um telemóvel. Se não usar o wi-fi poderá desligar esse componente que permite poupar bateria.

- “Dead Pixel” – isto é ao que se chama a pontos luminosos “mortos” no ecrã. O modelo indicado tem 1280 pontos por 800 pontos, mas por vezes um ou vários desses pontos está avariado – depois de saber que ele lá está nota-se muito. Normalmente a garantia apenas cobre para cima 4 ou 5 o que é bastante. É raro acontecer mas…se quiser pode realizar uma apresentação em PowerPoint ou OpenOffice.org Impress em que os diapositivos criados tenham as cores primárias como fundo e realizá-la em “full screen” para detectar alguma anomalia. É raro, como já disse, mas…

Creio que isto é o bastante para comprar algo de bom e em boas condições.
Boa sorte e espero não o ter confundido ainda mais...é que quando pesamos estar a ajudar podemos estar a caminha na direcção oposta.

Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 9

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.