Shopping | Fóruns | Assinar Revista | Promoções | Jogos
Hardware | Software | Internet | Multimédia | Notícias | Downloads
Pesquisa:
PCGuia > Fórum > Windows > Tópico Bem-vindo! Login Criar um novo perfil
Acesso Rede Local
Enviada por Vasco Carmona 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
Acesso Rede Local
24 de Janeiro de 2006 às 05:28
Boas, queria tirar umas dúvidas, tenho uma rede local (grupo de trabalho) com 5 máquinas.. no entanto queria restringir o acesso há partilha de ficheiros a uma máquina apenas, mas queria manter uma impressora de outra máquina apenas com acesso a essa máquina (bloqueada), tentei coma firewall do windows, com a firewall (rules, etc) do Norton (internet security) e não estou a conseguir.. se alguem souber de algo, eu agradecia, portanto.. até pode haver algum software que se possa instalar na propria máquina (a não permitir o acesso a determinados IPs na rede mas que deixe acessar uma impressora na rede), tentei pesquisar.. mas sem sucesso. Obrigado.

Email: servidor.dc@gmail.com
MSN: lusobrasil@netcabo.pt
Re: Acesso Rede Local
26 de Janeiro de 2006 às 11:58
Boas! Estou a supor q as máquinas estão configuradas com o WinXP.
Se possuir o WinXP é possivel limitar a partilha a alguns utilizadores assim como a partilha de ficheiros pode ser limitada.
Se o sistema operativo tiver sido instalado tendo como sistema de ficheiros NTFS é possivel.
Para isso basta abrir o explorador do windows e seleccionar a opção - opções de pastas - do menu ferramentas.
Surge uma janela na qual verá um separador denominado - Ver. Seleccione esse separrador e nas opções que surguem nessa janela...retire a selecção da ultima opção - utilizar partilha de ficheiros simples (Recomendado).
Faça aplicar [OK].
Agora quando partilhar uma pasta ou impressora, mas propriedades do que partilha (menu de contexto / propriedades) surge um novo separador que tem como nome - segurança.
Se o seleccionar poderá dar acesso ou nega-lo a determinados utilizadores.Poderá adicionar utilizadores de rede e dar os previlégios que desejar.
O Windows 2000 trabalhava neste sistema mas deveria ser complicado para o utilizador doméstico que a MS decidiu esconder esta opção.
Espero ter ajudado.

26 de Janeiro de 2006 às 05:57
Olá Zorbada, sim entendi.. tentei fazer isso, nas permissões, mas o windows apenas me deixa dar permissões aos utilizadores que tenham conta na mesma máquina onde partilho, não consegui dar permissões de acesso a outra máquina, ou então devo estar a fazer algo errado.

Obrigado.Zorbada escreveu:
>
> Boas! Estou a supor q as máquinas estão configuradas com o
> WinXP.
> Se possuir o WinXP é possivel limitar a partilha a alguns
> utilizadores assim como a partilha de ficheiros pode ser
> limitada.
> Se o sistema operativo tiver sido instalado tendo como
> sistema de ficheiros NTFS é possivel.
> Para isso basta abrir o explorador do windows e seleccionar a
> opção - opções de pastas - do menu ferramentas.
> Surge uma janela na qual verá um separador denominado - Ver.
> Seleccione esse separrador e nas opções que surguem nessa
> janela...retire a selecção da ultima opção - utilizar
> partilha de ficheiros simples (Recomendado).
> Faça aplicar [OK].
> Agora quando partilhar uma pasta ou impressora, mas
> propriedades do que partilha (menu de contexto /
> propriedades) surge um novo separador que tem como nome -
> segurança.
> Se o seleccionar poderá dar acesso ou nega-lo a determinados
> utilizadores.Poderá adicionar utilizadores de rede e dar os
> previlégios que desejar.
> O Windows 2000 trabalhava neste sistema mas deveria ser
> complicado para o utilizador doméstico que a MS decidiu
> esconder esta opção.
> Espero ter ajudado.
>
>
27 de Janeiro de 2006 às 04:41
Portanto, 5 máquinas em rede no mesmo grupo de trabalho, uma delas queria bloquear o acesso há Rede (para não acessar pastas em outras máquinas) mas queria que essa mesma máquina "bloqueada" tivesse acesso a uma impressora partilhada de outra máquina.

Verifiquei as permissões que as outras máquinas têm ao partilhar, mas não me deixa colocar o nome da tal máquina (rede) que quero bloquear, apenas identifica a máquina local onde estou a trabalhar.
01 de Fevereiro de 2006 às 03:31
Desculpa ter demorado a responder...mas não tive grande tempo ara isto.
Pois efectivamente tens toda a razão...antes do SP2 creio que era possivel.
A unica alternativa é esconderes as pastas partilhadas...
Isto é, quando acedes à janela de propriedades da pasta partilhada podes defenir um nome para a partilha, a esse nome podes colocar no final o simbolo de dollar "$". (ex.: folder$)
A partrir dai as pastas não serão masi listadas na partilha. É necessário saber o nome delas e para aceder às mesmas é necessário escrever o caminho delas. (ex.: \\nomedopc\folder$\).
Quanto à restição de utilizadores vu investigar...

01 de Fevereiro de 2006 às 06:12
Outra coisa...por exemplo se clicar com o botão direito no icone emu computador e seleccionar "Gerir" ou "Manage" (PT/EN) poderá definir uma palavra passe ao utilizador "Convidado" que será pedida cada vez que se acede ao um computador do grupo de trabalho.
Neste caso (definição de um palavra passe) surguirá uma caixa de diálogo quando tentar aceder a uma máquina onde terá q inserir o nome de utilizador e palavra passe...
Assim terá de escrever: Convidado e na password: ****** (aquilo q definiu).
Se adicionar outro utilizador com palavra passe tb poderá servir de login. E ai já poderá jogar com permissões na partilha (escrita ou so leitura, etc).
Esta secção será válida, por definição, 15min. Poderá alterar esse tempo na consola com o snap-in das "politicas de grupo"...
Menu Iniciar/Executar....
gpedit.msc
[OK]
Sugue a consola com o snap-in...vá até:
Configuração do computador/Definições do Windows/Definições de segurança/Politicas locais/Opções de segurança

ao seleccionar essa "pasta" poderá encontrar do lado direito uma "politica" denominada "Servidor de rede da Microsoft: Período de tempo..." (se ordenar por nome deve ser a ultima..de qualquer forma tem como definição de segurança 15min...
com um duplo clique poderá alterar este tempo...
Espero que isto ajude....neste mesmo snap-in ainda podes alterar diversas configurações mas é necessário saber o q se está a fazer...

Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 9

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.