Shopping | Fóruns | Assinar Revista | Promoções | Jogos
Hardware | Software | Internet | Multimédia | Notícias | Downloads
Pesquisa:
PCGuia > Fórum > Windows > Tópico Bem-vindo! Login Criar um novo perfil
instalar o windows xp num disco sata
Enviada por marcogrilo 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
instalar o windows xp num disco sata
30 de Agosto de 2006 às 03:32
olá pessoal
o meu problema é o seguinte eu tenho um disco sata e já o formatei.

não tenho o cd da minha board mas ja fiz o download dos drives da minha board, se forem os certos ( msi ms-7008 pt880 neo) durante a instalação eu carrego no F6 para caregar os drives da disquete depois de uma serie de opções, no momento em que o windows vai precisar dos drives ele diz que não consegue copiar ( viamraid.sys por exemplo).

ja tentei criar um xp personalisado com os meus drives sata com o nlite mas não deu nada.

eu ja tou a ficar desesperado de não conseguir instalar nada

agradeço a quem responder

PS. ja consegui instalar un xp todo modificado com montes de programas mas esse windows da barraca é so problemas.
Re: instalar o windows xp num disco sata
01 de Setembro de 2006 às 01:51
Realmente sem o cd da board é dificil...
Podes ir a este site...não sei se foi este a que já acedeste mas lá podes encontrar "VIA VT8237(R) SATA RAID Driver (For floppy driver)".
E segue as intruções:
VIA SATA RAID driver
1. Extract the file in the RAID folder and Copy all files to the floppy.
2. Press F6 to install driver through the floppy when booting and loading RAID function.

Isto porque o ficheiro "TXTSETUP.OEM" contem as instruções para o windows xp instalar os drivers. Esse ficheiro tem de ficar na raiz da disquete...

[www.msi.com.tw]

Boa sorte mas deve funcionar...enfim se for essa a MB que possuis...

01 de Setembro de 2006 às 02:07
foi exactamenteo que eu fiz mas não resulta, o windows diz que não consegue copiar o ficheiro viasraid.sys, e esses drives que me indicastes são aqueles que supostamente são da minha board.

ja me disseram para trocar o jumper perto das entradas do sata, retirar a ram e so deixar uma barra, por um leitor de cd....

ja me tou a passar mesmo com este sistema é ridiculo o XP necessitar de drives eu sempre pensei que fosse só para o windows 98

obrigado por me responder
01 de Setembro de 2006 às 02:45
Mas o windows não consegue ler o dispositivo ou apenas não consegue encontrar o ficheiro!?

Creio que isso não deve ser "case sensitive" mas podes alterar o nome da pasta
a:>RAID\Winxp\
para
a:>RAID\winxp
no ficheiro *.oem está em minusculas e...com o windows nunca se sabe!!

Saca o "VIA PIDE/SATA RAID Drivers & Utility" da mesma página pode ser que tenha uma ferramenta para isso...mas as instruções parecem ser as mesmas:

2. Install Windows NT 4.0, 2000, XP, or Server 2003

* Copy all files and directories from the DriverDisk folder to a floppy disk.
Make sure the following directories and files are copied into the floppy disk.

A:\
\PIDE
\2003IA32
VIApide.inf
VIApdsk.sys
VIApdsk.cat
\Win2000
VIApide.inf
VIApdsk.sys
VIApdsk.cat
\Winnt40
VIApide.inf
VIApdsk.sys
\WinXP
VIApide.inf
VIApdsk.cat
VIApdsk.sys
\RAID
\2003IA32
VIAmraid.inf
VIAmraid.sys
VIAmraid.cat
\Win2000
VIAmraid.inf
VIAmraid.sys
VIAmraid.cat
\Winnt40
VIAmraid.inf
VIAmraid.sys
\WinXP
VIAmraid.inf
VIAmraid.sys
VIAmraid.cat
Txtsetup.oem

* Boot system from OS installing CD-ROM.

* Make sure VIA RAID BIOS is executed by the system BIOS when POST.

* Press "F6" when OS installer starts running.

* Insert floppy disk.

* Choose the OS device driver wanted for loading.

* Install OS.

* Run setup.exe after OS is installed.

01 de Setembro de 2006 às 03:04
No site da via está:

When you install WinXP on a Serial ATA Advanced Technology Attachment, also known as Integrated Drive Electronics (IDE), is a standard electronic interface used between a computer motherboards bus and the computers disk storage devices. With IDE, the disk drive controller is built into the logic board in the disk drive. hard drive on a system with the VT8237 Southbridge, you use a floppy disk with the driver and Press F6 just before Windows installation to install the new drive. You may get an error message such as:

"File txtsetup.oem caused an unexpected error (18) at line 1742 in d:\xpsp1\base\boot\setup\oemdisk.c."

or something very similar. Unfortunately this is a WinXP compatibility issue with floppy drives. To resolve the issue:

* Format the floppy disk using the same floppy drive that you are going to use to install the driver on the system you are setting up.
* Where ever possible, use the floppy disk that was provided with your motherboard.
* If one disk drive does not work, try another.

04 de Setembro de 2006 às 08:26
ja tentei mudar o nome da pasta mas não dá nada.
o windows carrega os ficheiros e encontra-os, mas depois no momento em que vai precisar copia-los para o disco diz que não consegue copiar o ficheiro viamraid.sys
vou tentar ver se existe algum problema com o partition magic (com as disquetes)
04 de Setembro de 2006 às 05:10
Por ultimo podes compilar um cd do windows com os drivers da MB. É bastante simples com o nLite - [www.nliteos.com] -
Podes recorer à ajuda em português...
- [www.winajuda.com] -

É a ultima solução....enfim isto se todo o hardware funcionar.

05 de Setembro de 2006 às 08:21
ja descobri o meu problema eu tentava instalar com um xp profissional ja com o SP2 incluido, tentei instalar o com o xp profissional sem SP2 e consegui mas na parte da instalação ele bloqueia na parte da instalação da rede será do quê? ja me disseram de tirar umas barras de ram (desde que instalei mais ram nunca mais consegui instalar o xp profissional que tinha referido mais acima ( o xp que me tem dado problemas)
05 de Setembro de 2006 às 01:40
Tens a certeza de que os modulos de RAM estão bons? Poderá ser que um deles cometa erros e os ficheiros fiquem danificados. Existe uma ferramenta que podes usar para ver se estes estão bons - Memtest86 ou Memtest86+ -.
[www.memtest86.com] e [www.memtest.org]
Qualquer um deles deve dar para verificares isso. Se fizeres o download do ficheiro *.iso (é bastante pequeno) e gravares um cd podes arrancar e
o pc com ele e deixaares correr o teste.
Também é possivel que a tua board não se funcione bem com o módulos que adquiriste.
Suponho que ja precorreste o manual da board todo em busca de configurações - isto para te certificares que está tudo correctamente configurado ( junpers, cabos, etc).
Se o teste indicar que a tua RAM comete erros...a unica solução é trocares. Testa um modulo de cada vez, sem slot's diferentes. A RAM deve estar em solts da mesma cor e aos pares para usufruir do dual channel.
Não sei se já tentaste um update da BIOS - caso ele exista (certifica de que estás certo do modelo da board). O modelo deve estar "impresso" na board (entre os slot's pci) ou então recorre ao chip da ponte sul.
Mas antes disso testa a RAM. Isto porque independentemente do SP que o windows tenha...não deveria ser uma razão para dar problemas.

06 de Setembro de 2006 às 08:38
bem depois de muitas tentativas e de experiencias decidi instalar o windows 2000 profissional e qual não é o meu espanto que ele está a funcionar corectamente sem dar problemas na instalação!

mas isto não é para mim e ainda por cima em uma versão inglesa, não percebo porquê o xp já não consigo instalar na minha máquina? antes dava (com o tal xp ja modificado com os drives).

tanto a uma coisa esquesita o modem tive de o ligar por usb, pela placa de rede da board não quer funcionar será por isso que ele dá erro na instalação da rede?
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 9

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.