Shopping | Fóruns | Assinar Revista | Promoções | Jogos
Hardware | Software | Internet | Multimédia | Notícias | Downloads
Pesquisa:
PCGuia > Fórum > Windows > Tópico Bem-vindo! Login Criar um novo perfil
"Windows sem disco"
Enviada por Artur_S 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
"Windows sem disco"
11 de Fevereiro de 2007 às 03:49
Olá a todos, mais uma vez venho aqui pedir a vossa ajuda, que me tem sido muito útil. É o seguinte, eu liguei um novo disco rígido no meu pc, onde instalei todo o sistema, passando assim a ficar com o antigo como 2º disco, o qual foi formatado.
Depois disso começou o problema, quando abro alguns programas, aparece uma janela de erro que dizsad smileyNão há nenhum disco na unidade. Insira um disco na unidade.) Eu faço cancelar e o programa abre, mas isto torna-se muito chato, especialmente quando executo um anti spyware e a mensagem aparece repetidamente obrigando-me a estar constantemente a clicar em cancelar.
Será que alguém me poderá ajudar a resolver este problema?
Re: "Windows sem disco"
12 de Fevereiro de 2007 às 02:29
Olá Artur

Acho que o PC está a procurar o caminho para um ficheiro que deveria estar num CD ou diskette, mas que não está no respectivo leitor.

Pode ser algum programa cuja instalação a partir de um CD, foi interrompida, a tentar continuar com a instalação.

ou algum programa a tentar aceder a um ficheiro recente que foi aberto a partir de uma unidade de CDs, ou diskette.

Ou pode ter encerrado o PC com um CD no leitor, e depois iniciado sem ele.

Para tentar resolver, pode ver quais os programas que se iniciam com o Windows, por exemplo, no MSconfig (iniciar, executar, escrever msconfig, clicar ok, depois separador "arranque"winking smiley,
no caso de ser com os ficheiros recentes de algum programa, isso deverá desaparecer por si só, com a abertura de novos ficheiros para essa lista, substituindo os antigos,
ou se descobrir qual é, pode limpar essa lista no respectivo programa, nas opções.
No caso de ter que ver com uma instalação interrompida abruptamente, se descobrir qual é, pode iniciá-la de novo e cancelá-la "normalmente".

Como último recurso, pode desactivar (não desinstalar), os leitores de CDs e diskettes, no Gestor de Dispositivos (clique direito do rato no Meu Computador, propriedades, hardware, gestor...), e logo de seguida, activá-los de novo.
12 de Fevereiro de 2007 às 05:06
Olá Sérgio, obrigado por me estar a ajudar.
Eu fiz aquilo que me disse, mas o problema mantém-se, mas o mais estranho é que só acontece em dois programas, o Opera e o anti spyware SpyBoot, que é o mais chato, pois nesse caso a mensagem aparece repetidamente enquanto faço o scanning. Já desinstalei e voltei a instalar os dois, mas ficou igual.
Estou a pensar em deixar de os usar e substituir por outros, como por exemplo, o Firefox e o Windows Defender. Se por acaso conhecer outro bom anti spyware gratuito informe-me.
Mais uma vez, obrigado.
13 de Fevereiro de 2007 às 03:52
Sobre usar programas de substituição, pode usar o Firefox, claro, é um bom browser (o melhor, segundo dizem alguns).

Sobre o Spybot, este é um bom anti-spyware gratuito, e eu não o desinstalaria.
Também recomendo o Ad-Aware, embora não seja exactamente um "anti-spyware" (eu uso ambos).
Outro bom e gratuito, é o AVG anti-spyware em

[free.grisoft.com]

pode ser usado por 30 dias com todas as funções activas, após esse período, continua a funcionar, mas com algumas funções desactivadas.

Mais sugestões para o problema:

Quando desinstalar, apague também, no caso de não o ter feito, as pastas onde os programas estavam instalados, no caso de que tenham permanecido por apagar.
Provávelmente em C:\programas\Opera,
e C:\programas\Spybot - Search & Destroy

e pode também apagar as pastas deles na pasta oculta Application Data, em C:\Documents and Settings\Nome De Utilizador\ Aplication Data\
(para a desocultar, ir ao Painel de controle, Opções de pastas, Ver, Mostrar ficheiros e pastas ocultos.

Se receber mensagens de erro ao tentar apagar, reinicie o PC, e apague-as após reiniciar.
Depois reinstale os programas.

No caso do Spybot, pensei que ele estivesse a tentar examinar os leitores, durante o scan, mas já estive a ver no meu, e não encontrei nenhuma opção para activar/desactivar o scan nos "suportes removíveis", que é habitual neste tipo de programas...

Boa sorte
13 de Fevereiro de 2007 às 07:01
Olá mais uma vez.
Já fiz tudo isso mas o problema mantém-se. Entretanto eu reparei numa coisa que ainda não tinha visto, antes de ligar o novo disco e instalar todo o sistema de novo, a unidade de disco rígido estava localizada na letra C, como é normal.
Agora está na letra I e a unidade C está definida como disco amovível, que, como é óbvio, não existe. Terá isto alguma coisa a ver com o problema? Acho que não é possível alterar a letra, mas será que posso eliminar o disco C, é que eu já tentei mas ele diz-me que ao fazer isso alguns programas podem deixar de funcionar correctamente. O que devo fazer? Isto está a dar comigo em doido.
13 de Fevereiro de 2007 às 07:20
Parece que já resolvi o problema. Fui ao gestor de dispositivos e desactivei o disco amovível C (Generic STORAGE DEVICE UScool smiley.
A partir daí, a mensagem deixou de aparecer. Haverá algum inconveniente em deixar esse disco desactivado?
14 de Fevereiro de 2007 às 09:05
Bem, com ele desactivado não o poderá usar...

Sobre mudar as letras das unidades, pode fazê-lo na gestão de discos:

Seguindo estes menus:

O meu computador,
Painel de controle,
Ferramentas administrativas,
Gestão de computadores,
Getão de discos,
depois clique com o botão direito do rato, e escolher "Alterar letra e destino da unidade".
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 6

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.