Shopping | Fóruns | Assinar Revista | Promoções | Jogos
Hardware | Software | Internet | Multimédia | Notícias | Downloads
Pesquisa:
PCGuia > Fórum > Assistência Técnica > Tópico Bem-vindo! Login Criar um novo perfil
Ajuda!!!
Enviada por patricio 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
Ajuda!!!
20 de Março de 2003 às 01:11
Tenho um problema no meu pc.
Mas antes, faço uma breve descrição do meu computador:
Trata- se de um computador com cpu PIII B a 1 GHz a funcionar a FSB de 133 MHz com um cooler "Cooler Master" para PIII e AMD Thunderbird, montados numa motherboard DFI CA 64 TN, chipset Via Apollo Pro 133T 694T mais Via South bridge 686B, versão da BIOS data de 25/10/2001.
Além disso tem 256 MB de SDRam a 133, uma placa gráfica "Power Color" ATI Radeon 9000 Pro 128 MB DDR, uma placa de som "Soundblaster" Live! 5.1, mais um disco "Seagate" Barracuda ATA 100 7200 rpm 40 GB, um gravador CD's "Samsung" e um leitor de DVD's "ASUS".
O problema é o seguinte.
Recentemente troquei a minha antiga palca gráfica (ATI Rage Fury Maxx), por esta acima referida. Depois ter formatado o disco e ter reinstalado tudo, verifiquei que, embora funcione com os programas que tenho instalados e com alguns jogos que tenho, quando tento jogar ao "Return to Castle Wolfenstein", "Medal of Honor", "Quake III" ou ainda o "Jedi Knight Outcast", o computador simplesmente encrava, obrigando- me a fazer Reset para reiniciar. Não é a primeira vez que tenho este problema porque à dois meses atrás experimentei uma Geforce 4 MX 440 e tive o mesmo problema.
Acontece que um primo meu por acaso tem uma cpu igual, uma motherboard igual (apenas a BIOS é mais antiga) e uma placa gráfica Power Color ATI Radeon 9000 pro, tal como a minha e estes jogos que referi funcionam no dele sem qualquer problema.
Quando tinha a placa Ati Rage Fury Maxx montada, não tinha nenhum problema.
Já fiz o seguinte: mudei na BIOS o AGP aperture size de 64 para 256 (máximo), já instalei os novos drivers da Power Color para a placa gráfica a funcionar com Directx 8.1 ou Directx 9 e de acordo com a resposta que a DFI me mandou também fiz um update ao driver da motherboard "Via Service Pack 4 in 1" a partir do site da Via e continuo com o mesmo problema. Ontem fui a uma loja a perguntar sobre preço de reparações e preços de motherboards (suspeito da minha motherboard) e para minha surpresa informaram- me que poderia não ser a motherboard, poderia ser a cpu a aquecer excessivamente durante os jogos referidos, a memória, etc. Resultado fiquei ainda mais baralhado e pergunto como poderá ser um aquecimento excessivo, se mal entro nos referidos jogos, o computador encrava logo?
Para finalizar tenho mais uma dúvida que me surgiu agora: como a única coisa que não mudei no computador foi o monitor (que já vem de um computador Pentium 166 de 1997) e que até agora tem funcionado perfeitamente, pergunto se não poderá ser uma configuração mais favorável da placa gráfica para este monitor que esteja a provocar este problema?
Desde já, expresso os meus agradecimentos.
Obrigado!
Re: Ajuda!!!
23 de Março de 2003 às 12:55
Em principio o monitor não tem influencia no teu problema. O teres alterado na BIOS o AGP de 64 para 256 nem sempre é boa ideia. No meio é que está muitas vezes a virtude. Aconselho-te a dares uma vista de olhos pelo Forum da www.globaldata.pt e procurar lá a possível solução pois existem muitas respostas sobre esse tema.
23 de Março de 2003 às 11:01
Boas!

Agradeço desde já a sua resposta. Efectivamente, depois de ter enviado este pedido de ajuda, consegui experimentar o meu pc com o monitor do meu primo que é novo e é claro que o senhor tem toda a razão, o problema não está no monitor.
Vou tentar o fórum da globaldata. Mais uma vez
Muito obrigado!
02 de Abril de 2003 às 02:14
Caro amigo: Experimente trocar a placa de slot. Se é um slop AGP, o mais certo é só ter esse. Se continua a ter problemas mude as definições da BIOS para um nível intermédio ou até mesmo para o nível normal. Se ainda não tem sorte, basta fazer uma actualização da BIOS no site do fabricante. E a última opção é trocar essa placa. Aconcelho-o a trocar por uma com o chip da NVidia. Em príncipio o monitor não tem nenhum problema mas sempre é bom lhe dar uma limpezinha superficial sem o abrir.

06 de Abril de 2003 às 10:08
Caro amigo:
Agradeço desde já a sua resposta, mas acho que não é com uma placa gráfica NVidia, que vai resolver o problema. Afinal, antes eu ja´ tinha experimentado uma Geforce 4 MX 440 (logo, chipset Nvidia) e tive o mesmo problema. Depois de ter constatado que a placa gráfica que adquiri recentemente, funciona noutro pc ( por acaso com uma motherboard igual à minha) e depois de ter experimentado quase tudo desde drivers definições, etc. (não actualizei a bios porque no outr pc onde experimentei a placa gráfica, tem uma motherboard igual à minha com uma bios mais antiga e funcionava sem problemas), deduzo que o problema seja um defeito na motherboard. Infelizmente, como já não está na garantia, vou ter de antecipar um upgrade.
Mais uma vez, Obrigado!
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 12

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.