Shopping | Fóruns | Assinar Revista | Promoções | Jogos
Hardware | Software | Internet | Multimédia | Notícias | Downloads
Pesquisa:
PCGuia > Fórum > Assistência Técnica > Tópico Bem-vindo! Login Criar um novo perfil
Disco Rigido de 80 Gb
Enviada por Teodoro 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
Disco Rigido de 80 Gb
25 de Agosto de 2003 às 06:08
Olá pessoal!
Tou com um problema: Tenho um disco rigido de 80 Gb, só k só dá 74.5 Gb.
O que devo fazer para ter as 80Gb.

PS: Axo k ele so dá 74.5 pk antes tinha um de 6 Gb.

Re: Disco Rigido de 80 Gb
26 de Agosto de 2003 às 08:10
Sim isso é mais ou menos normal... Passo a explicar...

Os discos sendo de 20Gb, por exemplo, nunca ficam com 20Gb certinhos... Ficam com 19 qualquer coisa, 18 e tal, mas nunca chegam mesmo aos tais 20Gb anúnciados...

Com o teu disco de 80Gb passa-se o mesmo, sendo apenas estranho a diferença ser tão grande entre o tamanho anúnciado e o real... Sendo que essa diferença não tem nada a ver com o tamanho do disco que anteriormente tinhas; isso é um facto certo e garantido!

Por isso na unica ajuda que te posso / podemos dar tenho que saber o modelo e marca do disco... Sabes-me dizer isso???

PE

26 de Agosto de 2003 às 09:08
Maxtor 80Gb

Mas a diferença é muita...
6 Gb...Pedro Estevão escreveu:

26 de Agosto de 2003 às 11:11
Qual o Sistema Operativo que tens instalado e onde estás a ver o tamanho do disco (os tais 74Gb) ?

Apagas-te todas as partições e crias-te uma ou mais utilizando todo o espaço do disco (excepto 8Mb, penso eu, que ficam reservados)?

Se tens o winXP tens que ter em conta e subtrair aos 80Gb (nunca certos, como referiu o Pedro Estevao) o seguinte:

- O tamanho total de memoria ram que tens, caso tenhas activada a opção Hibernar, ou seja, se tiveres 512Mb de RAM, ficam reservados 512Mb de espaço no disco.

- O tamanho (em percentagem) proporcional ao disco (a cada partição) se tiveres aactivada a opção Restauro de Sistema.

Convem teres em conta estes factores, embora a diferença (6Gb) ser muita, poderá estar a ser utilizada para o Restauro de Sistema.

Cumprimentos
26 de Agosto de 2003 às 03:00
Apos formatar o disco, ou seja prepara-lo para receber dados ele perde um certo espaço, e quando for maior o disco maior o espaço consumido...
27 de Agosto de 2003 às 09:41
Não tenho nenhuma partição.
Desde Fevereiro (altura em que o comprei) isto me acontece.
Já utilizei baste S.O.'s, mas dá sempre o mesmo:
Windows 98
Windows 98 - 2ª edição
Windows Me
Windows Xp - Home Editions
Windows Xp - Professional

A quem me perguntou onde eu via a capacidade do disco a resposta é no "O Meu Computador".

03 de Setembro de 2003 às 01:40
Caro amigo Daniel Gomes...

Espero que esta explicação (embora não seja muito fácil) possa ser de algum modo elucidativa... e para isso terei que fazer uma introdução matemática para que possa compreender o porquê do seu "problema".

Um computador matematicamente trabalha em sistema binário (sistema base 2), uma linguagem que se traduz numericamente por 0 (zeros) e 1 (uns):
Base = 2
n dígitos binários => 2n valores binários possíveis

O ser humano trabalha matematicamente em sistema decimal (base 10):
Base = 10
n dígitos decimais => 10n valores decimais possíveis

Para sua informação e de outros interessados, estas são as medidas de quantificação de informação binária:

Bit
1 Byte = 8 bits
1 Kb (Kilobyte) = 1024 bytes
1 Mb (Megabyte) = 1024 Kb
1 Gb (Gigabyte) = 1024 Mb
1 Tb (Terabyte) = 1024 Gb

Em termos decimais:
1000 bytes = 1 KiloByte
1000 KB = 1 MegaByte
1000 MB = 1 GigaByte

Em termos binários:
1024 bytes = 1 KiloByte
1024 KB = 1 MegaByte
1024 MB = 1 GigaByte

Sendo assim:
o valor binário do KyloByte (1.024) resulta do valor 2 elevado à 10ª potência (o 2 multiplicado por ele próprio 10 vezes = 2x2x2x2x2x2x2x2x2x2);
o valor binário do MegaByte (1.048.576) resulta do valor 2 elevado à 20ª potência (o 2 multiplicado por ele próprio 20 vezes...);
o valor binário do GigaByte (1.073.741.824) resulta do valor 2 elevado à 30ª potência (o 2 multiplicado por ele próprio 30 vezes...);
o valor binário do TeraByte (1.099.511.627.776) resulta do valor 2 elevado à 40ª potência (o 2 multiplicado por ele próprio 40 vezes...).

Agora o seu disco:
o tamanho dos discos rígidos por vezes reporta ser maior pelos fabricantes do que pelo sistema operativo precisamente porque tem que existir uma conversão entre gigabytes binários e megabytes binários. Em sistema decimal, gigabytes e megabytes fazem diferença num factor de 1000, mas as medidas binárias fazem diferença num factor de 1.024.

Para tentar simplificar, tomemos como exemplo o seu disco de 80GB, segundo o fabricante. Esse disco possui 80.000 MB em termos decimais. Mas os seus 74.5 gigabytes binários equivalem a

74.5 x 1024 x 1024 x 1024 = 79993765888

ou o equivalente aos tais 80MB do fabricante (julgo que ninguém iria achar comercialmente prático encomendar ou comprar um disco de 79.993.765.888 de bites...

Espero não o ter deixado muito confuso, mas esta foi a maneira mais simples que encontrei de explicar o porquê do seu "problema".

Um abraço,

Henrique Baldy
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 8

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.