Shopping | Fóruns | Assinar Revista | Promoções | Jogos
Hardware | Software | Internet | Multimédia | Notícias | Downloads
Pesquisa:
PCGuia > Fórum > Assistência Técnica > Tópico Bem-vindo! Login Criar um novo perfil
ATA??
Enviada por Goreti 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
ATA??
08 de Janeiro de 2004 às 05:46
ola!

gostava k me tirassem umas duvidas:

1-Podiam-me dizer qual e a diferença entre discos ATA, Serial ATA, SCSI?

2-O k é UDMA? No manual da minha board diz k suporta ATA33 ate ATA133 e diz tb "- UDMA modo 3,4,5 e 6) o k quer dizer?

obrigado!!
Re: ATA??
08 de Janeiro de 2004 às 05:59
bruno correia escreveu:
>
> ola!
>
> gostava k me tirassem umas duvidas:
>
> 1-Podiam-me dizer qual e a diferença entre discos ATA, Serial
> ATA, SCSI?
>

ATA e Serial ATA se não me engano é a mesma coisa. O SCSI + o IDE...
Todos juntos são diferentes métodos de ligar os discos à controladora, como, por exemplo, as fixas das tomadas em Inglaterra são diferentes das portuguesas...
Claro que depois cada uma destas arquitecturas tem vantagens e desvantagens e diferenças de desempenho... Normalmente em utilizações domésticas utiliza-se mais o IDE e agora começam a surgir os ATA... SCSI normalmente são discos de elevado desempenho e performance, como rotações na ordem das 10 / 15 mil por segundo, utilizados em servidores com carga suficiente para os exigir...
IDE vs ATA? ATA...
O desempenho é muito melhor, é uma tecnologia emergente e como perspectivas de evolução, enqto que o IDE é uma tecnologia que já não existe grandes perspectivas de evolução; ao contrário tende a ser substituida pela ATA...

>
> 2-O k é UDMA? No manual da minha board diz k suporta ATA33
> ate ATA133 e diz tb "- UDMA modo 3,4,5 e 6) o k quer dizer?
>

Ultra DMA é a "velocidade" a que o disco consegue enviar e receber dados para o controladora... Qto mais elevada, claro que será melhor o desempenho dos discos...
Hoje em dia o UDMA 100 e 133 são os mais comuns e não sei mesmo se ainda se encontram discos novos com UDMA mais baixos que estes ou sejam os 33, 66...

>
> obrigado!!

Re: ATA??
09 de Janeiro de 2004 às 12:39
- Discos ATA/IDE:
discos mais comuns encontrados nos PC's. Embora tenham surgido os discos Serial ATA em 2002, os ATA/IDE continuam a ser os mais vendidos muito por virtude das elevadas capacidades atingidas (até 250 Gcool smiley e bons preços.

Têm uma rotação de 7.200 rpm e taxas de transferência téoricas máximas de 100 MB/s (UDMA100) e 133 MB/s (UDMA133).

- Discos Serial ATA:
tecnologia surgida em meados de 2002. As principais diferenças para os discos ATA/IDE são:
a) uma taxa de transferência teórica máxima de 150 MB/s;
b) cabos de ligação à motherboard mais finos (logo mais fáceis de arrumar dentro da caixa);
c) muito mais fácil instalação (não é necessário definir master/slave)

Algumas marcas já lançaram discos com uma rotação de 10.000 rpm, mas com capacidades modestas (36,7 Gcool smiley em virtude das rotações mais elevadas.

- Discos SCSI
discos de elevada performance, utilizados em ambientes empresariais. Caro$$$$.

- UDMA Modo 3, 4, 5 e 6
refere-se às taxas de transferência suportadas pelo interface de disco duro da motherboard:
. modo 4: 33,3 MB/s
. modo 5: 66,6 MB/s
. modo 6: 100 MB/s
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 11

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.