Shopping | Fóruns | Assinar Revista | Promoções | Jogos
Hardware | Software | Internet | Multimédia | Notícias | Downloads
Pesquisa:
PCGuia > Fórum > Assistência Técnica > Tópico Bem-vindo! Login Criar um novo perfil
como passar de 2cds para 1DVD
Enviada por MAFP 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
como passar de 2cds para 1DVD
01 de Fevereiro de 2004 às 02:51

boas, tenho um filme que ta gravado em dois cds e queria cola lo so num cd para depois o converter em dvd. queria que me dissesem como passar para so 1 cd e depois como o converter em dvd???

obrigado
Re: como passar de 2cds para 1DVD
07 de Fevereiro de 2004 às 01:24
Olá,
Há certas coisas que seria importante informares também:
1 - Em que formato está o filme que tens gravado em 2 cd's?
Poderá ser divx (mpeg-4), vcd -video cd (mpeg-1), svcd -supervideocd (mpeg-2) - Vamos supor que é divX (ficheiro com extensão .avi)
2 - Tem legendas?
Vais precisar de espaço disponível no disco rígido. Mínimo uns 10 Gb
Programas de que irás necessitar (estes são os que eu uso, se souberes para que servem e preferires outros do mesmo tipo, tambem serve...):
-Virtualdub - gratis
-TMPGEnc (a versão "Plus" se puder ser, senão durante 30 dias a versão standard/gratis também dá.)
-Uma "coisa" para gravar DVD's --> Nero, EasyCreator, ou mesmo o WindowsXP, enfim...
Se o DVD for para ser visto apenas no PC está tudo. Se queres também ver DVD's num leitor de mesa então ainda precisas de um programa de "authoring". Há muitos comerciais, tipo DVDLab, DVdArchitect, Scenarist...
Gratis recomendo dois:
- IfoEdit
- Rejig (nome feio mas soberbo!. Inclui o Ifoedit)

E agora é começar. Primeiro, sugiro que graves o conteúdo dos cd's para o disco rígido.
Usando o Vistualdub:
Abre o primeiro ficheiro. seguidamente adiciona (append) o segundo.
No menu [video] escolhe "Full processing mode". Convém ajustar a resolução aqui caso não seja 720x576. Usa o filtro resize [video/filters], modo bicubico. No menu [audio] deixa em "Direct stream copy"
No menu [file] escolhe [start frame server]. Dá um nome qualquer (vamos supor "Dvd".vdr e faz ok.
NOTA: O programa tem de ficar aberto!!

Usando o TMPGEnc :
Fecha o tutorial. Em "Stream type" escolhe "ES Video + Audio" (este modo só é mesmo necessário se vais criar um dvd para poder visualizar num leitor de mesa também). Faz "Load" (botão central no canto inferior direito) selecciona o ficheiro "DVD (PAL).mcf". Em "video source" escolhe o ficheiro "Dvd" (ou o nome que lhe deste) - TENS de seleccionar o "All Files" para poder fazer isto. Em "Output file name" escolhe um nome para os ficheiros que vão sair daqui-por exemplo "Dvd".Faz START e....vai dar um passeio. Quando acabar terás dois novos ficheiros com o mesmo nome, um com extensão .m2v (video) e outro com extensão .mp2 (audio). Estes ficheiros são a base do teu quase pronto dvd. Fecha o TMPGEnc e no Virtualdub faz "stop serving" e fecha o programa.

- Nesta fase se precisares de espaço podes apagar os ficheiros que "trouxeste" dos 2 cd's. Vão ser necessários uns 5 Gb livres para os proximos passos:

No IfoEdit:
No menu [DVD Author], escolhe Author New DVD
- Em Vídeo escolhe o ficheiro com extensão .m2v
- Em Audio escolhe o ficheiro com extensão .mp2 (esta era difícil...)
- Em destination, escolhe a pasta para onde queres gravar - tem de ser uma pasta já existente (ah, convém ir criando pastas onde armazenar os ficheiros que vão sendo usados ao longo desta história toda....)
- Faz OK e...vai dar outra volta (esta é mais pequena...)
E já está. Dentro da ultima pasta vais encontrar uma série de ficheiros "esquisitos" com extensões tipo .vob, .ifo, .bup.
Testa o resultado abrindo o ficheiro "VIDEO_TS.IFO" com o software de leitura de DVD que tenhas no PC.
Se estiver ok, com um software qualquer grava isso tudo para um DVD, tendo em atenção o seguinte:
- Dar um nome à coisa.......
- Criar uma pasta chamada "AUDIO_TS" - assim, com maiusculas e "underscore". Esta pasta fica vazia mas TEM de estar lá.
- Criar uma pasta chamada "VIDEO_TS" - idem, idem, mas será NESTA PASTA que ficarão os tais ficheiros .vob, .ifo e .bup. TODOS.
A maior parte do software de gravação dispõe de uma opção "DVD Video" em que estas pastas são automáticamente criadas. Só tens de incluir na pasta "VIDEO_TS" os tais ficheiros .vob, .ifo e .bup. TODOS.
Gravar o DVD e já está.

Notas:
- Quanto às legendas...diz qualquer coisa.
- O ficheiro .mp2 está vazio, ou seja não há audio? Se for o caso diz qualquer coisa...

Bem, vou dar uma volta...

07 de Fevereiro de 2004 às 04:21

Obrigadao pelas dicas.deu imenso jeito mas de facto esquecime de dizer o formato do filme mas acertas te em cheio(Avi).
Ate o converter em dvd tudo bem mas como insiro legendas no dvd?
As legendas q tenho sao do divx, a alguma maneira de a converter para juntar aos ficheiros do DVD?
Se o filme for de 2 cds obviamente tenho 2 ficheiros de legendas, como consigo introduzir os 2 ficheiros num unico DVD??
desculpa a ignorancia mas sou novato nesta materia.

obrigado
10 de Fevereiro de 2004 às 04:51
Olá,

Sobre as legendas importa saber como as tens. Há duas hipóteses:
1 - As legendas estão já no filme, ou seja, nos ficheiros .avi que tens nos 2 cd's já constam as legendas.
2 - As legendas estão num ficheiro à parte, gravado no proprio cd e são visualizadas recorrendo a um programa específico para o efeito (tipo vobsub) ou o próprio programa que usas para reprodução de vídeo tem essa capacidade (p. ex. vplay).
Na hipótese 1, se as legendas estão já inseridas no proprio filme, vão lá continuar quando passares para dvd.

Na hipótese 2, terás de converter as legendas para um formato suportado pelo software de "authoring". O problema é que existem muitos formatos possíveis para ficheiros de legendas para filmes em divx.
O IfoEdit suporta apenas ficheiros de legendas em formato ".sup". Existe felizmente uma ferramenta que permite converter ficheiros em formato MicroDVD (extensão ".sub" ou ".txt"winking smiley para o formato ".sup". Chama-se DVDSupTools. Embora não muito agradável à vista, porque corre em "consola", é bastante fácil de utilizar.
Se tens 2 ficherios de legendas terás de os "colar" num só, assim como convertê-los para o formato MicroDVD, caso estejam num formato diferente.
Recomendo para isso o programa "Subtitle Workshop". Para mim é simplesmente soberbo.
No menu [Ferramentas] escolhe [Juntar legendas]. Abre-se um quadro que te permite seleccionar os ficheiros de legendas que queres "colar" e o formato de saída (aqui deverás seleccionar o MicroDVD). Selecciona a opção "recalcular valores do tempo" .
Com o DVDSupEncode incluído no DVDSupTools converte as legendas para o formato .sup.

No IfoEdit, em [DVD Author \ Author New DVD] tens o campo "Subpicture" que te permite seleccionar o ficheiro .sup que será incluído no teu DVD. Não te esqueças de corrigir a indicação da linguagem (por defeito vem Ingles). Há um pequeno senão neste processo é que o formato .sup não inclui informação sobre a cor das legendas. Mas o IfoEdit oferece uma possibilidade de corrigir isso porque possibilita copiar a cor de outras legendas para as legendas que tens no teu filme.
Após concluires a criação dos ficheiros do teu DVD no IfoEdit, FECHA O PROGRAMA (não te sei dizer porque mas é essencial).
Terás de recorrer a um DVD que tenha legendas para usar como matriz da cor que queres nas tuas legendas.
Para tal só precisas de "ripar" o ficheiro VTS_01_0.IFO desse DVD (sugiro até que guardes este ficheiro para futuras "realizações"winking smiley. Guarda-o numa pasta (por exemplo Matriz).
Agora no IfoEdit abre o ficheiro VTS_01_0.IFO da pasta Matriz. Abre também o ficheiro VTS_01_0.IFO do teu novo DVD. Selecciona o primeiro destes ficheiros (Matriz).
No menu [Subtitle Color] faz [Copy Colors from this PGC].
Agora selecciona o segundo ficheiro VTS_01_0.IFO (o do teu DVD). No menu [Subtitle Color] faz [Paste Colors from this PGC].
Com o segundo ficheiro seleccionado faz Save. E já está.
Testa o teu DVD para ver se ficou tudo ok. Com o software de leitura de DVD selecciona as legendas (só vais ter uma, em Portugues). Se estiver tudo ok, grava.
Pode parecer complicado mas não é. E resulta.
Se tiveres algum problema ou houver algo que não tenho explicado bem ou me tenha esquecido, diz qualquer coisa, ok?

15 de Fevereiro de 2004 às 04:06
Desculpem me meter na vossa converssa mas eu encravei na parte do start frame server.
O pc fica parado e nao faz nada se me ajudasem agradecia.
Aguardo resposta.
18 de Fevereiro de 2004 às 02:05
Olá,
Não tens de pedir desculpa é para isso mesmo que serve este forum, não é?
A situação que descreves (parece-me) que se deve ao facto de não teres instalado o suporte "avifile frameclient".
Na pasta para onde descompactaste o Virtualdub há um ficheiro chamado "auxsetup.exe". Executa-o e selecciona a opção "Install handler".
Já está.
Corre o Virtuldub e após o "start frame server" verás uma caixa de diálogo, onde é proposto o teu pc (com o nome que lhe deste ou o atribuido pelo windows na instalação) como servidor. Faz ok.
Vai abrir-se outra caixa onde terás de seleccionar um nome para o ficheiro ".vdr" e a sua localização. Este ficheiro é apenas a "ponte" para o programa onde farás a conversão para mpeg2.

Já agora um esclarecimento: Este processo não é indispensável para a conversão de ficheiros avi em mpeg2. Pessoalmente prefiro fazer assim para poder usar os filtros (fabulosos) do virtualdub, principalmente tendo em conta que a resolução num DVD PAL é de 720x576 e os ficheiros avi (divx) são normalmente codificados com resoluções inferiores.
Caso o filme em formato avi esteja já com uma resolução de 720x576 e a qualidade da imagem for aceitavel, ou mesmo boa, pode perfeitamente ser directamente aberto no programa de conversão (no caso dos exemplos que dei, o TMPGEnc) sem recorrer ao Virtualdub.
Outra utilidade deste processo é o permitir "renderizar" as legendas directamente no filme (não é a minha forma preferida, mas gostos...), recorrendo neste caso a filtros para o Virtualdub disponibilizados pelo Vobsub.
Espero que consigas assim resolver a tua situação.

21 de Março de 2004 às 11:24
Boas .... eu sou completamente novata no assunto de sacar dvdrip da net, já consg sacar e por as legendas num filme , mas gostaria passar os filmes q estão em formato de xvid para dvd... tentei fazer os passos todos q indicas mas no TMPGEnc qdo faço start dá-me o seguinte erro : " write error occurred at address 77F73905 of module ntdll.dll with 00000000 ", escusado q não faço a minima o q isso quer dizer e não consigo fazer mais nada...

obrigada pela a atenção e fico á espera de uma resposta em breve.

bianca
02 de Abril de 2004 às 01:33
Olá será k me podiam ajudar? Eu consegui fazer tudo mas kuando cheguei à parte de converter as legendas de .txt para .sup, fikei sem perceber nada. Podiam-me esplicar como se fás? Agradecia muito. Para kem me ajudar obrigado pela a ajuda.
23 de Maio de 2004 às 10:46
Yo Fernanado Fontes tou escrevendo -te porque há um pequeno problema soubre como gravar o conteúdo dos cds para o disco rígído.
escreves assim sad smiley abre o primeiro) há onde? no open video file !
(o segundo) tambem é onde ? open avi segment ! (No file) tambem dizes para escolher o (start frame server) escolho e aparece frameserver e com o nome do filme agora pergunto-te se aonde esta o nome do filme é para apagar e meter dvd o mome que sugeres na tua lista e depois disso fasso start e aparece o (save .vdr signpost for avifile handler) e depois disso aparece( frameserver mode-virtuald) o (Non-A/V requests 0) 0 (Number of frames served 0) e assim sucessivamente e não passa disto ......
Na pasta onde guardo aparece dvd.vdr 1kb .... Pondo isto tudo gostaria que me respondesses porque sou novo nisto e gostaria de passar filmes de 2 cds para um dvd , e tambem desculpa a minha ignorancia dito tudo ......

Ps se for um caso se quizeres falar comigo por MsN aqui vai( ralhao @hotmail.com) é tudo obrigada...... Guardo resposta ...........
24 de Maio de 2004 às 09:08
Ola boa Noite

Seguindo a tua explicacao sobre converter legendas agradecia uma breve ajuda.
Portanto tenho a segunda hipotese,as legendas estão num ficheiro à parte, gravado no proprio cd e são visualizadas recorrendo a um programa específico para o efeito.
O ficheiro em questao e o "Les Mystérieuses Cités d'Or - 01 - Esteban le fils du soleil.srt" (extensão ".srt"winking smiley e estou utilizando o programa de coversao Srt2Sup.
Resumindo tive o tal problema de nao conseguir visualizar as legendas mesmo depois de ter utilizado um ficheiro "ripado" VTS_01_0.IFO e no menu [Subtitle Color] feito [Copy Colors from this PGC] no VTS_PGCITI - VTS_PGC_1 (creio que seria aqui) e depois o respectivo [Paste Colors from this PGC] no ficheiro do meu DvD tambem em VTS_PGCITI - VTS_PGC_1 (creio que seria aqui).
Nao sei se fiz algo de errado por isso venho te pedir ajuda e peco desculpa pelo incomodo pois tambem e a primeira vez que estou a fazer isto.

obrigado pela a atenção e fico á espera de uma resposta em breve.
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 9

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.