Shopping | Fóruns | Assinar Revista | Promoções | Jogos
Hardware | Software | Internet | Multimédia | Notícias | Downloads
Pesquisa:
PCGuia > Fórum > Assistência Técnica > Tópico Bem-vindo! Login Criar um novo perfil
Computador não arranca
Enviada por zerifu 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
Computador não arranca
10 de Março de 2004 às 06:23
Boas

Tenho um Pc com Board Matsonic com VGA on-board, Processador Celeron 2.0 , 256MB de RAM a 133Mhz, numa caixa ATX antiga com uma fonte de alimentação de 250W, Windows 2000 instalado e que funcionava perfeitamente.

Recentemente decidi trocar de caixa para uma mais recente, com fonte de alimentação de 300W e portas USB e Som Frontal.

Apagei a partição do Windows 2000 e deixei a dos dados.

Depois de instalar os componentes Board (não mexi no Processador nem nas memórias), disco, cd, etc. e de ligar os fios e cabos essenciais liguei o computador para ver se estava tudo OK. E estava, luzes de power, disco e até experimentei o reset.

Decidi então instalar o Windows 2000 e não tive qualquer problema, apenas algumas coisas por configurar, tais como Placa Gráfica Integrada, USB 2.0, Som integrado, etc, mas ainda me faltava por o CD da mainboard.

Nada que eu já não tivesse feito.

Entretanto decidi fechar a caixa, mas ainda não tinha ligado as portas USB do painel frontal da caixa.

Desliguei o PC e fiz as ligações das portas USBs opcionais, conforme o manual da motherboard.

Ligo o computador e nem sinal de vida. Devo ter ligado alguma coisa mal, pensei eu. Volto a desligar o computador. Verifico as ligações... confirmo pelo manual... estava tudo bem!

Ligo novamente o computador e nada!

Deve ser algum conflito ou alguma configuração, pensei. Desliguei o computador e voltei a pô-lo como estava: sem as portas USB ligadas.

Liguei-o novamente e nada, êcran preto e nem apito do speaker.
O curioso é que:
- A luz da motherboard acente e passa corrente para o CD, disco e Caixa,
- O Monitor fica com se estivesse em stand-by, não passa do laranja para o verde.

Já tirei as memórias, substitui a placa gráfica, desliguei o disco e o cd-row e nada, continua na mesma.

Fui ao extremo de retirar e voltar a colocar o processador e de por a motherboard a trabalhar fora da caixa e nada!

Não sei se a board recebeu corrente a mais e queimou-se ou se foi outro componente q se estragou.

Se alguém tiver mais alguma sugestão para eu testar ou tenha conhecimento de algo semelhante, agradecia que me dissessem.
Re: Computador não arranca
11 de Março de 2004 às 04:41
Provavelmete ao ligar a USB frontal incorrectamente causou a "morte" a board, pode ter causado um curto-circuito a mesma. Qual o modelo da board?
12 de Março de 2004 às 10:38
Viva

Obrigado por responderes.

Como já referi, fiz a ligações conforme o manual (e confirmei).

Entretanto já resolvi o problema. Depois de todos aqueles testes que já referi fiz ainda duas coisas, sugeridas por um amigo meu, pois já lhe aconteceram situações semelhantes.

Segundo ele a Board "bloqueiou" quando ligei as USB, devido a erro na CMOS (e tinha razão, pq quando o pc arrancou foi logo a primeira coisa a aparecer: "CMOS error"winking smiley

As sugestões foram:

- trocar o jumper da CMOS com pc ligado. O computador desligava-se, sinal de que a board estava boa. No entanto, quando punha o jumper na posição normal continuava sem sinal de vida.

- Desligar e tirar todos os componente da motherboard: processador, memórias, placa gráfico, cabos ide, etc.. Ligar a board sem nada durante algum tempo, fazer o mesmo processo do jumper CMOS e depois montar tudo outra vez e ligar novamente.

A ideia era desbloquear a board.

Também não deu... entretanto já estava cansado de experiências mas fiz ainda outra coisa. Liguei o DImm da Memória Ram em outro sitio, na 2ª sot e não na 1ª, e ... o Computador arrancou, com o tal erro da CMOS. Pensei que seria o 1ª slot de mémoria que estava danificado, mas para me certificar voltei a por o DImm no slot1 e... o computador arrancou.

Afinal a board estava boa e eu já a tinha conseguido desbloquear...

Voltei a montar o pc e as USB da caixa também, e fui ao setup confirmar as configurações (ele entretanto tinha perdido algumas configurações feitas por mim quando troquei o jumper do CMOS).

Já tenho tudo instalado e configurado e o pc trabalha perfeitamente, inclusive com as USB da caixa, pois já as experimentei.

Já agora aproveito para dizer que, segundo a experiência do meu amigo, esta é uma situação rara mas pode acontecer quando se troca ou se adiciona qualquer ligação à board (placa gráfica, modem, etc).

Cumprimentos
12 de Março de 2004 às 12:44
Seria umas das coisas que eu iria sugeri, retirar todos os componentes da board, e arrancar com ela. convém ir ao site do fabricante da mesma e ver se através do forum há alguem com esse problema que pode ser mesmo um bug da board.
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 13

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.