Shopping | Fóruns | Assinar Revista | Promoções | Jogos
Hardware | Software | Internet | Multimédia | Notícias | Downloads
Pesquisa:
PCGuia > Fórum > Assistência Técnica > Tópico Bem-vindo! Login Criar um novo perfil
Instalar Windows em Disco Exterior USB
Enviada por kdwoman 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
Instalar Windows em Disco Exterior USB
15 de Julho de 2004 às 03:19
Comprei um disco Iomega exterior USB2.0, mas não consigo instalar o windows nele. O que eu queria era ter dois discos com o SO instalado, de maneira que no arranque escolhesse com qual arrancar. É possível? Obrigado
Re: Instalar Windows em Disco Exterior USB
16 de Julho de 2004 às 06:07
Olá,

De que versão do windows estamos a falar. Para 95, 98 e (julgo) Me há alternativas que não servem para o XP.
A forma mais simples, que não é a mais "limpa" mas funciona, será instalares drivers DOS para a porta USB e para o disco externo. Isto só faz sentido para as versões anteriores do windows. Basicamente a minha ideia aqui é criar um sistema auytomático de arranque numa disquete ou cd, que incluísse os tais drivers e que disponibilizasse um menu onde pudesses seleccionar o so que quisesses arrancar. É muito simples de fazer mas implica conhecimentos (muito pouca coisa) de scripts. Não me lembro de ter visto tal coisa alguma vez, mas é bastante facil de implementar.

Pode descarregar um "pacote" dos tais drivers aqui:
[www.stefan2000.com]

Para o XP e família a coisa não poderá ser feita assim. Neste caso julgo ser necessário um Boot Manager com suporte USB. esta solução pode também ser aplicada para as outras versões. E é mais "limpa", embora possa ser um pouco mais complicada de implementar....

O problema aqui é precisamente o suporte USB. O windows instala-o durante o arranque, mas isso não nos serve. Precisamos de ter a porta disponível e acessível antes do windows arrancar. Em teoria, algumas motherboards disponibilizam esse suporte, ou afirmam que o fazem. Não me parece que isso seja consensual, umas vezes funciona outras não. Aqui pelo menos não está a funcionar. Pode ser que essa capacidade esteja desactivada no bios. No entanto sem saber qual o modelo da motherboard, não sei sequer se tal será possível.

Quanto a boot managers (gestores de arranque, em tradução livre) há uma quantidade imensa por aí a maior parte muito bons (diria até bons demais, há alguns que nos permitem ter coisas como 90 sistemas operativos - não estou a exagerar...) e muitos deles gratuitos. Não tenho presente nenhum que suporte drives usb mas vou averiguar e depois digo qualquer coisa.

De qualquer forma, boa sorte

Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 7

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.