Shopping | Fóruns | Assinar Revista | Promoções | Jogos
Hardware | Software | Internet | Multimédia | Notícias | Downloads
Pesquisa:
PCGuia > Fórum > Assistência Técnica > Tópico Bem-vindo! Login Criar um novo perfil
Problemas vários.
Enviada por Joaquim Grilo 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
Problemas vários.
15 de Julho de 2004 às 07:58
Tenho tido recentemente muitos problemas no computador.
Primeiro o som deixou de funcionar, tenho os controladores normais que costumava usar com esta placa (on-board; motherboard ECS P4VMM2) e agora diz-me que o hardware não consegue reproduzir o som, presumo que seja mesmo avaria da placa e o problema que mais me aflige não é este (até porque ainda tenho isto na garantia).

Acontece que há uns tempos tive problemas com um ficheiro do Windows XP Pro (msgina.dll) e então como não conseguia arrancar e precisava guardar algumas coisas que tenho no disco maior (tenho um de 6.4Gb e outro de 80Gb) recorri ao Linux que tenho instalado no disco mais pequeno. Tentando voltar ao Windows XP instalei o Home Edition no mesmo disco do XP Pro e então comecei a notar que os clips de video (principalmente os mpeg mas também afecta avi) não eram reproduzidos correctamente, mas sim aos soluços. Pensei que fossem problemas de qualquer controlador multimedia que pudesse estar em conflito com os controladores que tinha ficado do Windows XP Pro. Formatei TUDO (incluindo o disco mais pequeno onde tinha Linux) e reinstalei o Windows XP Pro... acontece que quando inicio o computador um qualquer Windows XP Home Edition continua a ser detectado no ecrã de dual-boot. Alguém que me diga o que se passa?!

Ah! No meio disto reparei que agora, depois de uma instalação limpa me são pedidos controladores que nunca necessitava instalar antes (como controladores USB e multimédia e também multimédia de video).

Desde já fico grato por qualquer ajuda (nem que seja a dizer... rifa isso tudo e compra um novo =)
Re: Problemas vários.
16 de Julho de 2004 às 04:58
Olá,

Rifa isso tudo e compra um novo....
desculpa mas não resisti ao convite. Muitas vezes é o que nos apetece, não é? Mas o facto é que assim só estamos a adiar a dor de cabeça. Mais tarde ou mais cedo acontece outra coisa que nos leva a pensar novamente nessa hipótese, é garantido. Assim, ou passamos o resto das nossas vidas a comprar máquinas novas de dois em dois meses ou resignamo-nos à imperfeição dos nossos pc's (como se os donos fossem diferentes, não é?) e dedicamo-nos a enfrentar os bichos....pelo menos assim vamos até aprendendo algumas coisas.
Os problemas antigos já lá vão. Infelizmente resolveram-se dessa forma, mas o que interessa é que são passado...digo-te no entanto que não encontro nada na tua descrição que não pudesse ser resolvido de outra forma. Mas de uma forma ou de outra, acabaram-se.

O "tal" Home Edition não está a ser detectado. Alguém continua a dar a informação no arranque que existe por aí. Para "calares" o culpado faz Start / Run e escreve MsConfig. Abre-se o System Configuration Utility. Vai
ao separador Boot.ini e olha bem para o texto. Irás encontrar aí uma linha com o seguinte texto:
[operating systems]
Por baixo dessa linha terás o teu Pro e o tal Home. Apaga a linha onde tens o Home e faz Apply. Vai agora ao separador General. Confirma se está seleccionado o "Selective Startup" e o "Use Modified BOOT.INI". Faz ok. Vai confirmando (não sei ao certo onde nem quantos, mas vão aparecer-te avisos a "ameaçar" dos perigos do que estás a fazer e a pedir que confirmes que é mesmo isso que queres) e depois reinicia o pc (deve aparecer-te uma mensagem também a propor-te exactamente isso). Já não vais ver o tal boot menu mas, após o início do windows, vai aparecer um aviso dizendo que o pc arrancou num modo selectivo. Escolhe a opção de não voltar a ver este aviso e já está tudo.

A parte dos controladores não percebi. Explica um pouco melhor. O que queres dizer com: "depois de uma instalação limpa me são pedidos controladores que nunca necessitava instalar antes"?
Isso acontece-te sempre que incias o pc? Quando instalas algum programa? Aconteceu após a instalação limpa (suponho que te referes aqui ao Xp Pro) e não voltou a acontecer?

O problema do som. Confirma se tens o som onboard activado no bios.

Boa sorte

Re: Problemas vários.
16 de Julho de 2004 às 09:45
Muitissimo obrigado pela ajuda, embora não tenha precisado de fazer nada disso porque entretanto formatei os dois discos. Penso que essa situação se devia a qualquer partição que eu próprio não sabia da sua existência mas apaguei as partições, reinstalei o XP Pro e agora está tudo bem. Ah! Uma das coisas que me aconteceu quando instalei o XP Pro da outra vez foi ser criada uma conta limitada com o nome CCLOGIN que tive que apagar... só coisas estranhas eheh!

Quanto aos controladores que eram pedidos: o Windows simplesmente me detectava hardware que não era hábito detectar mas aí o erro foi meu a 200%... esqueci-me que tinha colocado uma placa de TV para fazer aqui umas montagens... é obvio que o Windows me tinha que avisar que não tinha controladores instalados para aquele Hardware =)

No entanto continua a acusar que os controladores USB não estão instalados e isso não acontecia antes (e desta vez tenho a certeza que não tenho nenhuma expansão USB no PC =) embora todas as portas USB funcionem.

Não tenho som mas ao que parece é mesmo da placa (som on-board... mother board meio avariada) e os mpegs são reproduzidos aos soluços e não resolve instalar os codecs mais recentes (coisa que também não me acontecia antes).

Mais uma vez obridado pela pronta ajuda!
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 36

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.