Shopping | Fóruns | Assinar Revista | Promoções | Jogos
Hardware | Software | Internet | Multimédia | Notícias | Downloads
Pesquisa:
PCGuia > Fórum > Assistência Técnica > Tópico Bem-vindo! Login Criar um novo perfil
problemas com o XP
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
problemas com o XP
28 de Agosto de 2004 às 01:15
Tenho um portátil TOSHIBA A30-303 com o sistema operativo (Windows XP Home) instalado de origem (de fábrica) ao qual corresponde uma licença OEM.
Há dias deixou de arrancar dando 1 erro reportando que o ficheiro \windows\system32\config\system está danificado ou em falta e sugerindo a recuperação do SO introduzindo um CD de instalação do Windows e teclando "R" quando solicitado para aceder à Consola de Recuperação.
Os CD's que acompanham a máquina não são CD's "típicos" de instalação mas são uma espécie de "mirror" ou "ghost" da instalação predefinida.
Por negligência minha (com a atenuante de estar em casa há mais de três meses com uma perna partida) não tenho backup's dos últimos meses de trabalho.
Os documentoss que mais falta me fazem estão numa pasta, cujo utilizador sou eu; este utilizador tem password.
O disco está formatado em NTFS.
Já tentei várias soluções (algumas apenas por descargo de consciência...) mas ainda não consegui recuperar os dados, e custa-me aceitar que, por causa de um ficheiro de sistema (que tem +/- 3 Mb) vá
ter de me sujeitar a perder uma data de Gigabytes para mim muito preciosos... sad smiley(((
Pensei em fazer um upgrade para o Windows XP Pro na esperança de que mantivesse os utilizadores mas, num dos ecrans iniciais, surge uma mensagem a dizer q "vai tudo à vida"... será que se tentar este processo com o Windows 2003 acontece o mesmo... se isto fosse solução considerava a hipótese de adquirir uma licença... uma vez que não conheço quem me faculte um CD da versão portuguesa.
Tentei montar o disco noutra máquina mas apenas consigo aceder ao que menos me interessa (documentos partilhados, utilizadores sem password, etc). Quando tento aceder à minha pasta surge uma msgbox a dizer que não tenho permissões de acesso...
Frequentando newsgroups sobre Windows XP foram-me sugeridas diversas soluções mas a maior parte não é exequivel no meu "cenário"... se-lo-iam se o disco estivesse formatado em FAT32, e outras não ouso tentar porque não queria efectuar procedimentos que sejam irreversíveis, quero eu dizer, procedimentos que, a não resultarem, inviabilizariam outras tentaivas...
Falaram-me da hipótese de fazer o "boot" da ´máquina a partir de um live-CD, que até poderia ser de Linux, e que a partir daí conseguiria aceder aos meus dados sem qualquer limitação. Também desconheço se esta sugestão tem algum cabimento.
A minha maior esperança era conseguir recuperar o SO executando o procedimento descrito no Microsoft Knowledge Base Article 307545 [support.microsoft.com] embora tenha 2 problemas:
1- A minha licença é OEM e os CDs que acompanham o equipamento (conforme referi) não são CD's "normais"... são CD's com uma imagem da instalação que se limitam a formatar o disco e "chapar" com a imagem da "instalação de fábrica"... poderei utilizar um CD normal de outra licença qualquer?..
2- No sumário do artigo em inglês tem um aviso (omisso no artigo em português com o mesmo número) que diz que não funciona com licenças OEM, mas cuja explicação não percebo muito bem... e que transcrevo a seguir:
"Warning Do not use the procedure that is described in this article if your computer has an OEM-installed operating system. The system hive on OEM installations creates passwords and user accounts that did not exist previously. If you use the procedure that is described in this article, you may not be able to log back into the recovery console to restore the original registry hives."
Termino pedindo desculpa pela extensão do que escrevi e lembrando que qualquer ajuda é bem vinda...

António Oliveira
Porto, Portugal
ajo@netcabo.pt
GSM: +351.917532802
Re: problemas com o XP
29 de Agosto de 2004 às 09:15
tipo arranja mesmo um cd do windos xp mm pirateado so pa fazeres o restauro.... k isso n faz mal...
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 7

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.