Shopping | Fóruns | Assinar Revista | Promoções | Jogos
Hardware | Software | Internet | Multimédia | Notícias | Downloads
Pesquisa:
PCGuia > Fórum > Assistência Técnica > Tópico Bem-vindo! Login Criar um novo perfil
Rede Wireless
Enviada por Trigueiro 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
Rede Wireless
05 de Outubro de 2004 às 01:46
Olá, gostava de montar uma rede wireless para acederem cerca de 10 a 12 computadores, num edifício que tem cerca de 8 divisões distintas onde poderão estar os computadores. Esses computadores estariam todos autorizados a conectar-se à rede (cujo router estaria ligado à Internet), mas gostava de saber soluções para restringir o acesso a outros computadores que não façam parte da rede e que tentem ligar-se a esta...

Em relação ao material se alguém soubesse que material me recomendar, agradecia, pois o edifício em questão tem cerca de 200m2 e 3 andares e não é em open-space. Será que preciso de váras antenas e pontos de acesso?

Obg

Re: Rede Wireless
05 de Outubro de 2004 às 06:51
oi eu n tou muito dentro da area.. mas creio que n é preciso mts pontos d acessos um so deve chegar.. alias se calahar nem precisa... a nivel de segurança-- acho que atraves dos ips cosnegeus definir isso
06 de Outubro de 2004 às 02:31
vc vai restringir o acesso atraves do mac da placa de rede pelo router, agora vc vai ter que comprar um router e fazer o teste se não funcionar vai ter que colocar um acesspoint para cada andar não precisa de varias antenas para isso.

uma boa marca e D-LINK funciona 100m sem bareira.
07 de Outubro de 2004 às 09:38
É o seguinte, a nível de segurança poderás configurar e limitar os acessos através da mac adress de cada um dos pc's, para alem disso poderá encriptar (WEP) a rede com uma palavra passe a ser digitada pelo utilizador (apenas é necessário que seja introduzida na configuração da ligação no pc e já não será pedida mais) esta medida pode tornar a rede um pouco mais lenta visto os dados sofrerem um processo de codificação, mas se apenas se trata de aceder ao mail não existe problemas com a velocidade, mas se a rede servir para transferir dados para unidades de backup isso será bem mais lento mas é um meio mais seguro para a transmição de dados (não é infalivel). Outra e aquela que acho que deve ser sempre utilizada, deve ser a não divulgação da identidade da rede, isto é, a rede s/ fios pode ter um id que pode ou não ser indentificado por qualquer computador com um placa s/ fios. Estas configurações tem que ser feitas nos pontos de acesso e no modem/router. Já trabalho algum tempo com rede s/ fios e sei que o sinal se perde muito com barreiras físicas. Não irei aconselhar nenhum tipo de material pois não trabalhei com muitos mas dou-lhe um conselho tente adquirir todo o material da mesma marca pois já assisti a incompatibilidade de hardware, isto independentemente do protocolo usado (b ou g - mais usados).
Lembre-se que os pontos de acesso tem que estar ligados ao fornecedor de rede por RJ45 (cabo de rede), ou seja, ao modem/router que neste caso será um "servidor".
Para evitar qualquer conflito e uma melhor gerência da rede, será melhor atribuir ip's fixos a cada uma das máquinas. Com ip's fixos tambem terá que definir o gateway (ip do router) e o DNS (ip do router).
Espero que não me tenha perdido mo meio da explicação e que tenha servido para algum esclarecimento.
HASTA"

Qualquer problema, envie-me um mail!
14 de Outubro de 2004 às 10:21
Já montei alguns sistemas (simples, tirando um ou outro caso) e realmente quando de muda de pisos as coisas podem complicar-se... quanto a isto, já disseram tudo!

No entanto, se dinheiro não for problema, as barreiras físicas tb não serão.
Temos o caso de uma rede a funcionar a mais de 500 metros (em linha recta) em edifícios diferentes e funciona sem qualquer perda de sinal...!
Cada edifício tem uma rede interna (muitos pc's num deles) e existe uma antena específica que faz passar o sinal de um lado para o outro. No fundo trata-se uma wireless entre dois pc's, que depois é distribuída internamente pelos tradicionais cabos...!
E relação ao bom funcionamento, o Zorbada já disse tudo.

Apenas acrecento que, para o acesso à internet será necessário definir o DNS, mas este não é o IP do Router (o Zorbada deve ter-se enganado) mas sim o "IP" do Servidor de Acesso à Internet (ex: Telepac - 194.165.100.117).

Se estiver enganado, corrijam-me!

11 de Novembro de 2004 às 07:58
Depende do router que está a ser usado, a maior parte deles já tem um mini client de DNS, ou seja, o DNS pode ser o IP do Router que por sua vez envia os pedidos ao dns do ISP. Ao mesmo tempo esse client de DNS do router guarda os dados da rede interna, ou seja, se fôr necessário aceder a outras máquinas dessa rede, podem ir através do nome da máquina em vez de irem pelo IP. Se estiverem a usar directamente o dns do ISP na configuração isso não é possivel. O idela é usar o IP do router para dns server.
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 5

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.