Shopping | Fóruns | Assinar Revista | Promoções | Jogos
Hardware | Software | Internet | Multimédia | Notícias | Downloads
Pesquisa:
PCGuia > Fórum > Assistência Técnica > Tópico Bem-vindo! Login Criar um novo perfil
Discos SATA em Linux
Enviada por Rafael Couto 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
Discos SATA em Linux
16 de Novembro de 2004 às 08:53
Boa Tarde!

Agradeço desde já lerem isto e, no que puderem ajjudar agradeço.

Possuo um Disco MAXTOR (7YM250M0) de 250 gb SATA, ligado a uma mb ASUS P5AD2 Premium.

Possuo tres partiçoes no disco. Uma para o XP (em NTFS - 20gb) outra para software, etc (190gb) e o restante para instalar o Linux.

No boot da maquina aparece o erro "No IDE HDD Master" press F1 to resume. como nao tenho disco IDE é natural que nao encontre. Até ag resolvi a situaçao pondo em disable a espera até que o user prima F1.
Assim sendo, nunca tive problemas com a instalaçao do XP, detectando o disco, assim como na BIOS que tb o detecta.

O problema vem ag: Instalando o Mandrake Linux 10.0 ou o 9, este nao detecta qualquer disco e como tal nao pode copiar o sistema de ficheiros.
Ja experimentei por a partição a ele destinado no formato de ficheiros de linux (usando o partition magic) e nada... Se bem que na outra maquina que possuo, a partiçao tava em NTFS (mas em disco IDE) e ele detecta o disco e consegue fazer depois a formataçao e respectiva instalação.

Agradecia qualquer tipo de ajuda... já procurei controladores no site da maxtor mas nao encontrei nada...

Obrigado desde já

Rafael Couto
Re: Discos SATA em Linux
18 de Novembro de 2004 às 01:30
actualizou a bios da motherboard...
se pode colocar discos sata na motherboard é porque o chipset pode suportar o sata e deverá depois da actualização aparecer na bois um suporte em sata...
se não resultar exprimente algo virtual ...
o ms virtual pc 2004 que premite a instalação do linux em ambiente windows xp ... tambem pode não funcionar...

tente sacar o knoppix e arranque pelo cd...
se funcionar instale-o porque é linux...
18 de Novembro de 2004 às 06:03
pra já cuidadinho c os updates à bios sff. lolloolol n sejas maluco... tipo ele k procure no site d board os drivers pa sata... e se preciso mande email pa marca
18 de Novembro de 2004 às 08:10
kapa: a P5aD2 Premium da Asus tem dual bios... se flashar e ficar mal ele automaticamente restoa a bios anterior... antes de postar aki, ja entrei em contacto com o suporte tecnico da ASUs que pouco puderam ajudar...

o que eles disseram é que o linux nao tem compatibilidade com SATA o que eu achei estupido mas va...
18 de Novembro de 2004 às 08:13
obrigado pela sua ajuda... vou testar as duas hipoteses... em ultimo caso la terei que comprar um IDE mas nao queria muito.

Tire-me só mais uma dúvida. O MS Virtual PC 2004 permite a instalacao de qq versao do linux (Mandrake 10.0 por exemplo?)
18 de Novembro de 2004 às 08:22
ah... esqueci-me.
sabe se o knoppix tem shell e suporta programacao em c, como o mandrake? tem compilador?

fiz uma busca nu suprnova pelo virtual PC mas infelizmente nao me encontrei... se me puder indicar algum url agradecia...
18 de Novembro de 2004 às 09:56
é assim... eu n tou mt dentro de linux... mas knoppiz.... corre atraves do cd pa fikar garvado é complikado... pensa em red hat ou mandrake.... pah tipo ha um programa que corre executaveis no linux
19 de Novembro de 2004 às 02:36
creio que resolvi o problema... ainda tou a testar umas coisas. se funcionar, posto aki a resolução...

ah... pode ser util... no mirror da minha Fac (mirror.dcc.fc.up.pt) podem sacar varias versoes de linux. A vantagem (além da óbvia) é a velocidade de download. (saquei 2.0 gb em quatro horas). a sacar a imagem de um cd, a velocidade de download nunca desceu dos 107 kb/s, atingindo picos de 160 kb/s. a minha ligação é de 1024 kbits/s de downstream mas creio que com 640 ou 512 podem alcançar velocidas proximas , senao as mesmas.
19 de Novembro de 2004 às 07:16
boas...

bem, o problema do disco Sata está ultrapassado. Usando a versão do
Mandrake 10.1 ele detecta o disco e faz a instalação.

Novo problema: A minha placa gráfica é uma Asus X600XT PCI express.
O linux arranca mas quando tenta iniciar o interface gráfica (neste caso o gnome) ele crasha e corre o X. o problema é que a minha placa grafica nao consta e ja tentei varias mas nao sao compativeis.

se me puderem ajudar
agradecia
20 de Novembro de 2004 às 09:24
hm tão deve ser incompatibilidade d mandrake n sei... pah tenta entrar em contacto com os responsaveis pelo mandrake
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 9

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.