Shopping | Fóruns | Assinar Revista | Promoções | Jogos
Hardware | Software | Internet | Multimédia | Notícias | Downloads
Pesquisa:
PCGuia > Fórum > Assistência Técnica > Tópico Bem-vindo! Login Criar um novo perfil
Recuperação de Portátil Compaq
Enviada por Fergal 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
Recuperação de Portátil Compaq
12 de Fevereiro de 2005 às 12:29
Olá
Venho pedir auxílio para resolver o seguinte problema:

Portátil Compaq Presario 1400 (14XL-455)
Processador: Pentium III - 700/800 Mhz
RAM: 128 Mb
Leitor de DVD/CD
Drive de disquetes externa USB que não é reconhecida para o boot.
Sistema Operativo inicial :Windows ME pré-instalado
Tinha Cds de recuperação de Sistema, mas extraviaram-se.

O computador, que dei ao meu sobrinho há cerca de três anos, funcionou sempre bem e servia-lhe perfeitamente para os trabalhos da escola, até que um colega dele, da área de Informática, armou-se em esperto e instalou-lhe o Windows XP Pro+SP2.
O computador não tem arcaboiço para tanto e como é lógico ficou mais lento que um caracol.
O problema do meu sobrinho ficou resolvido entretanto, porque em Dezembro dei-lhe outro portátil, muito mais potente e completo, com o XP e que já suporta alguns disparates e desta vêz fiz cópias dos CDs de instalação, não vá o diabo tecê-las.
Mas queria recuperar este Compaq.
Como tenho CDs do Windows 98 e do Windows ME, originais, de outros computadores antigos, lancei-me à substituição do Sistema Operativo.
Fiz o boot com o CD do 98 ( o ME não arranca, talvez por ser versão de upgrade) e ele arrancou, propôs a formatação do HD (convertendo para FAT32) e eu concordei.
Formatou sem problemas e fêz o reboot para instalação.
Arracou e perto do início parou, apresentando a seguinte mensagem:

"SETUP CANNOT FIND A HIGH MEMORY MANAGER AND CANNOT CONTINUE
ERROR: UNABLE TO CONTROL A20 LINE
XMS DRIVER NOT INSTALLED"

Esta mensagem repete-se indefinidamente e só há uma solução: dedinho no botão e desligar (creio que este método é uma invenção do Bill Gates para complementar o CTRL+ALT+DEL que neste caso não funciona).
Depois consegui copiar para o HD uma disquete de boot com o DOS e um Autoexec.bat e Config.sys modificados, após o que fiz o boot pelo HD. Mas não funcionou, dando sempre a mesma mensagem.
Na BIOS não se pode alterar praticamente nada, porque apenas aparecem a definição de passwords, e a alteração da ordem de boot (CD ou HD) e definição do monitor.
Mas como tenho o CD do Windows SP home de outro portátil experimentei a instalação do XP que decorreu sem problemas. Funciona mas extremamente lento.
Concluo que não há problema com o hardware. De qualquer modo, também não posso deixar ficar o XP, visto que ele já está activado no outro computador e portanto, dentro de mais ou menos um mês deixa de funcionar.
Como conseguir instalar o 98 ou o ME ?
Nota: Os Cds do 98 e do ME estão bons, pois tenho-os utilizado num Pentium II velhinho que tenho e até agora não deram problemas.
E já agora, será possível algum membro ceder-me cópias dos CDs deste computador?
Agradeço toda a ajuda
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 5

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.