Shopping | Fóruns | Assinar Revista | Promoções | Jogos
Hardware | Software | Internet | Multimédia | Notícias | Downloads
Pesquisa:
PCGuia > Fórum > Assistência Técnica > Tópico Bem-vindo! Login Criar um novo perfil
Realtek AC'97 Audio - Sem som
Enviada por Mario Rodrigues 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
Realtek AC'97 Audio - Sem som
16 de Abril de 2005 às 11:32
Olá,

Ao ligar, como habitualmente, o meu computador, verifiquei que não tinha som. Fui verificar as configurações no Painel de Controlo- Audio e nada de anormal. Acabei por desinstalar o controlador de som e voltar a instalá-lo e tudo na mesma. As ligações no painel traseiro estão bem, inclusivamente até já lá liguei outras colunas. tenho um aplicativo da ASus para criar efeitos de som e, também aqui, me diz que a Line In - Line Out e Mic In se encontram desligados. Acabei por ir ao SetUp do Bios e o controlador de son On Board está activo - Auto (pois só tem Auto e Disable). Alguém me pode dar alguma ajuda ?
Não uso jogos no computador e no dia anterior estive a ouvir musica sem problemas. Também não instalei programa nenhum. Já fui para um ponto de restauro de à dois dias atrás e nada. O que será? Terei a placa de Som On Board avariada ?

O meu sistema

Windows Xp Pro SP1
P4 - 3E GHz - Prescot HT
Board - Asus P4P800 E Delux
Memória 1 GB 400 DDR 3200
Gráfica Asus 95700 TD 256
Montei este computador em Outubro-2004 e desde lá nunca tive problemas

Agradeço qualquer ajuda
Re: Realtek AC'97 Audio - Sem som
17 de Abril de 2005 às 12:00
Boas,
Experimenta no BIOS carregar a configuração por defeito (fábrica),é mais ou menos isto " Load optimal perform " se não resultar tenta fazer o reset do BIOS na própia board, "tirando a pilha e mudando o jumper" (consulta o manual da board para esta ultima operação).

Boa sorte.
18 de Abril de 2005 às 12:14
A primeira hipotese não resultou. Antes de passar ao reset do bios vou tentar encontrar outras soluções. De qualquer modo essa poderá ser a minha derradeira esperança. Já agora clarifica-me:

Relativamente a fazer reset do bios (CLRTC) não tenho nenhum problema o manual da board é muito explicito. Apenas tenho uma duvida; Após o reset o bios assume as configuração de Default, não é?

Obrigado
18 de Abril de 2005 às 01:49
Boas,

É exactamente como dizes, o reset ao bios vai "limpar" a programação do CMOS que em seguida ao ligar a máquina, deves carregar novamente a configuração por defeito ( verás a instrução no boot), mas se mesmo assim não resolver tenta novamente, ver as config do bios e verifica tambem os IRQs (dois dispositivos não podem ter o mesmo IRQ resultando em conflito) e em ULTIMO caso faz um update ao bios (vais ao site do fabricante, ... ver marca e modelo da board e sacas a ultima versão),MAS CUIDADO esta ultima operação é arriscada e só aconselho se souberes mesmo como fazer,(consulta o manual) já que podes ficar SEM BOARD ex: interrupção do update por falha de corrente,versão de bios errada,update enadequado, etc... , normalmente é criada uma disquete de boot juntamente com o ficheiro do novo bios.

Manda-me um feedback se poderes.

Fica bem e boa sorte.
18 de Abril de 2005 às 03:04
Olá,

Ok, o meu bios está actualizado (actualizeio-o à cerca de 1 mês), bem como o IRQ 17 está em exclusivo para o som onboard.

Obrigado pelas tuas dicas.

Desconfio que tenho o som onboard nas lonas. Vou tentar encontrar mais opções e, caso não consiga, terei que levar a Mobo ao meu vendedor pois ainda se encontra dentro da garantia.
11 de Maio de 2005 às 11:47
Tinha razão ! Som On Board nas lonas, placa avariada. Já ma substituiram.
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 9

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.