Shopping | Fóruns | Assinar Revista | Promoções | Jogos
Hardware | Software | Internet | Multimédia | Notícias | Downloads
Pesquisa:
PCGuia > Fórum > Assistência Técnica > Tópico Bem-vindo! Login Criar um novo perfil
Discos SATA (uma dúvida talvez "estúpida&quotwinking smiley
Enviada por Bruno Marinho 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
Discos SATA (uma dúvida talvez "estúpida&quotwinking smiley
21 de Setembro de 2005 às 11:57
Boas,

Considero-me como uma pessoa que entende medianamente de computadores mas infelizmente ando afastado do meio há bastante tempo e por isso mesmo esta minha dúvida:

Ainda hoje me vieram pedir auda porque um amigo meu vai comprar um disco SATA e pediu-me se eu o poderia ajudar caso ele não conseguisse instalar o sistema operativo (não sei qual vai ser, se windows ou linux, ou mesmo outra coisa).
Mas a minha dúvida é a seguinte, qual a diferença entre um disco normal e um disco sata? Ou melhor, qual a diferença entre instalar num disco normal ou num disco sata?

Já agora, os encaixes no computador são iguais?

Nunca trabalhei com nenhum e daí a minha dúvida, visto que o meu amigo me disse "se não conseguir" é porque deve ter algumas diferenças certo?

Cumprimentos.
Re: Discos SATA (uma dúvida talvez "estúpida&quotwinking smiley
21 de Setembro de 2005 às 01:05
Olá,

As grandes diferençãs são:

1 - O disco sata Utiliza um controlador (encaixe na mobo) diferente dos discos IDE. Logo o cabo de ligação também é diferente (é um cabo estreito com uma pequena ficha em cada uma das extremidades). A mobo tem que dispor de controlador SATA, se não tiver nada feito. Vejam no manual da mobo.

2 - A velocidade de tranferência de dados dos discos sata é de 150 MB/s (SATA) e de 300 MB/s (SATA II - nova versão de discos sata). Atenção que apesar dos discos permitirem estas velocidades de transferência de dados, ela poderá ser inferior caso o barramento do controlador não permita atingir essas velocidades.

3 - Para mais saberes sobre discos Sata consulta o Site seguinte:

[www.clubedohardware.com.br]
21 de Setembro de 2005 às 01:08
Desculpa,

Esqueci-me de outra grande diferença;

A alimentação de corrente ao disco é feita também por uma ligação diferenre dos discos IDE. Ou já tens uma fonte com saída para alimentação de discos sata ou tens de adquirir um adaptador.
21 de Setembro de 2005 às 05:04
Ok. Muito obrigado.

Cumprimentos
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 11

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.