Shopping | Fóruns | Assinar Revista | Promoções | Jogos
Hardware | Software | Internet | Multimédia | Notícias | Downloads
Pesquisa:
PCGuia > Fórum > Assistência Técnica > Tópico Bem-vindo! Login Criar um novo perfil
Reconhecer hd Sata - Please!
Enviada por Eric Sèvegrand 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
Reconhecer hd Sata - Please!
11 de Abril de 2006 às 09:58

Olá! Um colega meu teve problemas com um disco sata que utilizava como disco de sistema. Deixou de arrancar. Está danificado.
Para tentar recuperar alguns dados, tentei ligá-lo ao meu computador. Não só não o reconhece como impede o computador de iniciar. Bloqueia quando está a carregar o windows.
Será algum problema relacionado com o facto de o disco sata ter tb o windows instalado?
Há alguma maneira de conseguir reconhecê-lo, p. ex. como slave, para tentar recuperar alguns dados?

Obrigado por qq coisa!
Re: Reconhecer hd Sata - Please!
11 de Abril de 2006 às 11:46
pods tentar arranca-lo cm slave, e cm o teu disco cm master, mas de qq forma, se ele estiver mesmo danificado, não há grande coisa a fazer...

Fica Bem
11 de Abril de 2006 às 01:37
Mas num disco SATA adianta pôr em slave? e como? De facto estão lá os «jumpers» (penso que se chamam assim...) para o efeito, mas diz-se que é para uso da fábrica...
11 de Abril de 2006 às 02:00

Também existe a possibilidade do reconhecimento automático:pode ser o caso
Sem mudar o jumper.

Aquele abraço,

11 de Abril de 2006 às 04:28
Pois,
Mas é possível fazê-lo manualmente?
E onde encontrar as indicações para fazê-lo?
12 de Abril de 2006 às 12:14
Caro Yann S.

É sim...
No próprio disco,tem as configurações em cima e na parte de tráz: mas é sempre melhor ler as instruções do fabricante.
E tenha em conta a mensagem anterior "disco danificado"...
De resto...
Discos que utilizam essa interface, não precisam de jumpers para identificar se o disco é master (primário) ou secundário (slave). simplesmente porque cada dispositivo usa um único canal (cabo) de transmissão._ (é diferente do Ide que permite ligar dois dispositivos no mesmo canal ).

A placa tem um canal livre ?...
Se sim...,ligue o disco nesse canal._(cabo).
Dependendo da configuração da Bios,é possível que o sistema arranque !...e ignore o sistema operativo do disco que instalou,reconhecendo-o apenas como segundo dispositivo.
Se não...entre na Bios e verifique as prioridades de arranque dos discos.
Espero que resolva.
Aquele abraço,

12 de Abril de 2006 às 06:26
Obrigado mais uma vez pela resposta, mas infelismente o disco não tem qualquer indicação de slave/master nem a documentação disponível no site da samsung, certamente pq não está previsto utilizar este jumper...

Por outro lado, pelo que sei, o disco não chegou a dar a mensagem «disco danificado». O meu colega estava a trabalhar no computador qd de repente este desligou-se e deixou de funcionar... no entanto o disco «vibra» dando impressão de estar a funcionar...

Aconselharam-me de o pôr em «hotplug» (ou seja, para poder tirá-lo e pôr sem desligar o computador. Assim já não o bloquearia no arranque), mas tb não sei como fazê-lo... Alguma dica?

Cumprimentos informáticos, Y.S.
12 de Abril de 2006 às 07:26
Também me disseram que podia fechar hermeticamente o disco num saco de plástico e colocá-lo no congelador durante algumas horas e depois fazer um corte no saco no local das ligações (não o retirando do saco para que a condensação não queime o disco) para recuperar os dados (ficheiros) do disco...
Segundo esta dica, funciona 1 vez em cada 2... Mas será que não corro o risco de queimar na mesma o disco duro e perder a garantia??
Mais uma vez obrigado pela resposta, Y.S.
12 de Abril de 2006 às 08:06
Caro Yann S.

Que não tem jumper,já respondi (veja a mensagem acima) De resto...
Quanto a mensagem «disco danificado»,está relacionada a resposta anterior a minha,por achar que deveria ter isso em conta..._é possível se houve uma quebra de corrente na altura em que foi abaixo (pico de corrente eléctrica), e afectar o disco e não aparecer nehuma mensagem de erro.
Indo ao que interessa:
Chegou a fazer o que lhe sugeri ?
Se sim,_não disse o resultado.
Ensaie o disco noutro computador que suporte Sata.

As suas dúvidas... e as possibilidades que tem_ (válidas).
Hot- plug permite ligar o disco ao computador com o sistema operacional em funcionamento. Esse é um recurso usado em Discos do tipo removível.
Hot-swap,_permite a troca de um dispositivo Sata com o computador ligado. Por exemplo, é possível trocar um Disco sem ser necessário desligar o computador.

Finalmente o que lhe aconselharam..._(isto fica ao seu critério)
Meter o disco no frigorífico,é uma questão fora de hipótese.Não aconselho a fazer
porque poderá estragar um disco, que não sabe se está bom;e tem garantia !...
Se resultou alguma vez,foi enquanto o disco não aqueceu:_uns minutos,depois lixo.
1 em cada 2 discos é recuperado !..._se assim fosse não haveria tantos discos avariados.
Há mais frigoríficos que empresas e Técnicos competentes em recuperação de dados.
Se der informações daquilo que está a fazer,e os resultados, é mais fácil arranjar-mos (ou não) solução para o seu (nosso) problema.
Tenha calma e paciência.
Desejo-lhe muita sorte.
Aquele abraço,

Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 7

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.