Shopping | Fóruns | Assinar Revista | Promoções | Jogos
Hardware | Software | Internet | Multimédia | Notícias | Downloads
Pesquisa:
PCGuia > Fórum > Assistência Técnica > Tópico Bem-vindo! Login Criar um novo perfil
Ubuntu + WinXP
Enviada por Diogo Cardoso 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
Ubuntu + WinXP
10 de Julho de 2006 às 01:38
Caros colegas,

Sou um leitor assíduo da vossa revista e gostava de colocar uma pregunta sobre Sistemas Operativos. É o seguinte, tenho um desktop com 200 GB de disco rígido (IDE), com o Windows XP SP1 Português e também tenho um cd com o linux ubuntu. Eu queria criar partições e instalar o Windows XP em 150 GB e 50 GB com Linux Ubuntu. Como instalo o Ubuntu ?, isto é, tenho de criar partições primeiro e depois faço boot from cd ??

Cumprimentos,
Diogo Cardoso
Re: Ubuntu + WinXP
10 de Julho de 2006 às 09:25
Boas,

Assumindo q tens o disco todo o disco ocupado com windows e tentando ser breve.
1-Primeiramente corre o desfragmentador de disco do windows, não é obrigatório mas é aconselhável (isto porque vais ter de "encolher" a partição do windows para dar espaço ao linux),este processo normalmente não dá problemas, mas fica aqui o aviso de se proceder a quaisquer backups necessários dos dados na partição windows ,caso o processo corra mal.
2-Configura a máquina no BIOS para o arranque de cdrom, se já estiver OK.
3-Dá boot na máquina e no programa de configuração de partições seleccionas a partição windows e redimensionas para o tamanho que quiseres.
4-Já no espaço livre vais criar no mínimo duas partições , uma de raiz "/ " onde irá ficar todo o sistema e outra de "swap" ou partição de paginação (memória virtual ) ,esta partição normalmente é o dobro da RAM (em tamanho), isto pelo menos até 512Mb,se tiveres um 1Gb ou mais ,coloca-lhe tamanho igual (não há necessidade de perder espaço em disco).
5-Por fim seleccionar os pacotes a instalar ou mesmo o sistema completo,e não esquecer de instalar o gerenciador de boot no MBR do disco rígído,(isto te permite escolher o OS no arranque).

Pode estar confuso, mas espero ter ajudado.
12 de Julho de 2006 às 10:13
Precebi a resposta e já efectuei esses passos mas, quando coloco o cd e aparece o menu principal de instalação do Ubuntu eu carrego em instalar no disco rígido e após eu clicar aparece uma mensagem a dizer ".... kernel .... , ok " ele muda para a janela de instalação e, nessa passagem aparece um rectângulo no ecrã a dizer " Video Mode Not Supported". Já me fui informando e disseram-me que era da placa gráfica, porque não tinha os drives necessário para a instalação .. A minha placa gráfica é uma Asus - Ati Radeon A9550 ... e, quando eu vou ao website da ATI aparecem imensos drives e eu não sei qual ei de instalar para a instalação do Ubuntu funcionar ....

Obrigado !

Cumprimentos,

Diogo Cardoso
13 de Julho de 2006 às 08:08
Olá,

O Ubuntu é baseado no sisema Debian, portanto usa o installer Debian que é em modo texto (não muito indicado para principiantes), que em principio n deveria haver problema .
Será que estas a usar uma versão LiveCD?...(só corre a partir de CD daí o erro por falta de drivers).
Caso não consigas , recomendo-te o SuSE 10.1 OSS que é mais amigavel podes sacar da net em [www.opensuse.org] e escolhe a versão de acordo com o teu cpu, 32 ou 64 bits,depois da instalação actualiza-o online usando o YaST2 e logo de seguida no mesmo adiciona-lhe os repositorios ( onde diz "modificar fonte de instalação"winking smiley para ele ir "buscar" suporte a DVD,mp3 e mais outras coisas (extras q n são incluídos por motivos de licença), para a versão 10.0 aqui fica alguns:

packman.iu-bremen.de/suse/10.0
ftp.opensuse.org/pub/opensuse/distribution/SL-10.0-OSS/inst-source
ftp.opensuse.org/pub/opensuse/distribution/SL-10.0-OSS/inst-source-java

Para a versão 10.1 deverá ser a mesma coisa ( ainda n testei) apenas mudando o 10.0 para 10.1 é só uma questão de experimentar, podes sempre pesquisar no google os ditos repositórios para a versão q tu queres.

Fica bem.
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 8

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.