Shopping | Fóruns | Assinar Revista | Promoções | Jogos
Hardware | Software | Internet | Multimédia | Notícias | Downloads
Pesquisa:
PCGuia > Fórum > Assistência Técnica > Tópico Bem-vindo! Login Criar um novo perfil
BSOD...
Enviada por Vitor Guimarães 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
BSOD...
04 de Setembro de 2006 às 04:06
Camaradas, eis os problemas:

Quando estou a jogar e os jogos "puxam" pelos gráficos, a máquina "crasha" e apresenta o mítico ecran azul (o tal BSOD) indicando o erro : nv4_dis.dll - o dispositivo deixou de funcionar, blá, blá...

Re-instalei os drivers gráficos e nada. usei os últimos da nvidia, os que vieram com a placa e os do fabricante (creative), resultado igual! erro.

formatei a máquina, utilizei os drivers da nvidia, a penúltima actualização e agora funciona, mas...

após a formatação, e quando a máquina arrancou pela 1º vez, deu-se outro erro, ercran azul e :"unmountable_boot_volume.
arranquei em safe-mode, restaurei o sistema e a máquina arrancou. fui ver á net e verifiquei que podia ser o seguinte: MFT corrompido, UDMA mal configurado ou boot sector do disco danificado.
mudei o UDMA para DMA (na bios) e a máquina arranca normalmente e nunca mais crashou.
instalei o Sisoft sandra para verificar o sistema e diz-me que o disco suporta até UDMA MODE6. Mudei para este modo a máquina continua a funcionar bem! estranho? também acho... poderá ser o disco que está a chegar ao fim de vida? embora o tenha comprado em fevereiro!

AsRock GePro-M(bios actualizada)
P4-2000Ghz
HD-80GB
2x256MB/133Mhz
VGA-GeForce FX5200/128
SB-Sound Blaster 5.1

alguma sugestão?
Re: BSOD...
04 de Setembro de 2006 às 03:20
arranca com o cd do windows, como se fosses a fazer nova instalação, mas no primeiro ecrã entra na consola de recuperação (carregas na tecla R)
já na consola, mete o comando CHKDSK /R

vai demorar um pouco...quando acabar, reenicia o pc e voilá!
já entra novamente no windows. Alem disso devias fazer um teste ao disco rigido e ás memórias.

cumps
Re: BSOD...
04 de Setembro de 2006 às 09:24
Desde já obrigado, amigo Carlos.

Já testei a memória e o disco e, ambos estão ok.
Actualizei os drivers gráficos para a última actualização (91.47 forceware winxp2k international) e tudo corre bem... por enquanto!

Fiz um chkdsk e o mesmo demorou um pouco, mostrou que estava tudo bem e agora o Windows arranca um pouco mais rápido e já não faz aquelas "paragens" a meio do carregamento...

Utilizei o "Partition Table Doctor 3.5" para "checkar o boot sector e o MBR e tudo está OK. O surface scan não apresenta Bad sectors...
Agora, tudo aparenta estar bem... até quando!

Outra coisa, na BIOS, a temperatura da MB é cerca de 35º a 37º mas no Sisoft Sandra e no Mother Board Monitor ela chega aos 70º!
A BIOS está actualizada. Em qual devo acreditar?
De facto , acho que o disco está sempre um pouco quente demais (+-45º Sisoft Sandra) e o leitor e gravador DVD também os acho um pouco quentes demais.
Quando comprei o disco (+-fevereiro) comprei tambem uma fonte nova de 450W. Não sendo uma fonte certificada (calibrada), poderá estar a debitar voltagens ligeiramente incorrectas? O que, a acontecer provocará o sobreaquecimento dos componentes e até a instabilidade do sistema se houver voltagens muito dispares nas memorias.

Mais uma vez, solicito sugestões...
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 7

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.