Shopping | Fóruns | Assinar Revista | Promoções | Jogos
Hardware | Software | Internet | Multimédia | Notícias | Downloads
Pesquisa:
PCGuia > Fórum > Assistência Técnica > Tópico Bem-vindo! Login Criar um novo perfil
Configurar uma rede
Enviada por Vítor Lem Pereira 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
Configurar uma rede
18 de Setembro de 2006 às 11:23
Bom dia a todos

Antes de mais, desde já agradeço a vossa atenção e paciência para o assunto que passo a expôr:
Considerem que pouco entendo de computadores, preferia mesmo que partissem do pressuposto que não sei nada.
E quero montar uma rede simples entre dois PCs em casa e partilhar a internet, usando um cabo cruzado
Anteriormente, o que fiz foi através do configurador automático do XP e sem sucesso( várias tentativas). A rede aparecia mas sistematicamente não conseguia partilhar pastas nem aceder à Net.
gostaria de saber como o posso fazer manualmente, passo a passo. A internet é por USB.
Um passo que não sei dar (que deve ser dos primeiros) é como defino um computador como admnistrador de rede?
Talvez sejam duvidas com esclarecimento a que obrigava a um pequeno curso, mas penso que é nos passos iniciais que falho por ignorância de conhecimentos basicos. E os IPs, devo difini-los manualmente ou deixa-los automaticos?
Quem tiver paciência para dar umas dicas, agradeço.
Um abraço

Re: Configurar uma rede
21 de Setembro de 2006 às 08:13
Boas Vitor...

Vamos la ver se te consigo ajudar....!

Em primeiro lugar e após ligar o cabo de rede cruzado entre os dois pc's, tens de definir IP's. Esta tarefa convem definir manualmente, pelo que terás de ir a ligações de rede, clicar com o botao do lado direito do rato em cima da tua ligação de rede local e selecionar propriedades. Depois no separador geral vais ao protocolo TCP/IP e clicas em propriedades, e defines um ip manual como por exemplo (fazer isto nos 2 pc's):

- pc de acesso a net 192.168.20.1; 255.255.255.0; gateway 192.168.20.1
- Outro pc 192.168.20.2; 255.255.255.0; gateway 192.168.20.1

Por fim há que partilhar a ligação à net. No pc de acesso a net vais a ligações de rede, e clicas com o botão direito na tua ligação de internet e selecionas propriedades, dp clicas no separador "avançadas" e na parte de partilha de ligação à internet, selecionas a opção "permitir a outros utilizadores da rede ligar atraves da ligação à internet deste computador" e fazes Ok, e se tudo correu bem, já esta a funcionar...

Espero que tenha ajudado...

Cumprimentos

23 de Setembro de 2006 às 02:34
Obrigado pela ajuda
com efeito já tratei de seguir as tuas indicações mas a verdade é que não consigo. os PCs vêem-se no explorer mas quando se clica no outro PC, aparece a mensagem que não tem permissão. no pc2 ocorre a mesma coisa. quanto à net, não acedo.
Nas lig de rede(no PC que acede à net) aparece uma coisa a dizer 1394 Connection 3- net adapter, além da local area connection (da placa de rede). A net adapter não nenhum IP? será que devo configurar? e com que nº(tendo por base os nºs que me indicaste)?.
Experimentei colocar os IP mas o windows avisou que não podiam haver dois ips iguais para duas ligs.
Enfim, agradeço a ajuda possível

obrigado
Vitor

24 de Setembro de 2006 às 08:56
Última hora:

consegui aceder às pastas partilhadas, finalmente. Mas persiste o problema da internet, esse acesso é que está mesmo impossível.
A minha lig é através de USB (adsl, clix), Modem thomson. Na configuração está tudo partilhado.

Que devo fazer

Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 7

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.