Shopping | Fóruns | Assinar Revista | Promoções | Jogos
Hardware | Software | Internet | Multimédia | Notícias | Downloads
Pesquisa:
PCGuia > Fórum > Assistência Técnica > Tópico Bem-vindo! Login Criar um novo perfil
Portas abertas e Firewall!!
Enviada por Cris16 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
Portas abertas e Firewall!!
28 de Fevereiro de 2007 às 02:45
Olá

Gostaria que me tirassem esta duvida, se fizessem favor: Sempre ouvi dizer que abrir portas na firewall é perigoso ( aquelas que ficam sempre abertas, mas não é o meu caso) mas gostaria de saber se é possivel ser-se atacado através de uma porta que está actualmente em uso ( ex: emule). Ou seja, ele liberta a porta 4662 (penso eu), enquanto está a executar, durante o uso dessa porta, alguem pode me atacar?? Será que o firewall tem a capacidade de proteger essa porta dos hackers enquanto estiver aberta??

O meu firewall é o ZoneAlarm Free.

Obrigado e abraços...
Re: Portas abertas e Firewall!!
28 de Fevereiro de 2007 às 10:06
Olá Cris

Não tenho a certeza sobre isto, mas creio que o firewall só permite o tráfego numa determinada porta, quando ele é feito pelas aplicações que estão autorizadas a usar essa porta.

Por exemplo:
Se o Emule usar a porta 4662, o firewall irá permitir que ele a use, mas outro programa que tentasse usá-la, seria bloqueado, ou o firewall avisaria da tentativa desse programa em usar a porta.

No caso dos hackers, eles poderiam ter acesso ao PC através de uma porta que estivesse em uso por um troiano préviamente instalado, e que manteria essa porta aberta para o hacker entrar.

Claro que os hackers podem usar scans de portas, etc. para descobrir que portas estão abertas num pc, por isso é importante ter uma protecção activa, em tempo real.
De qualquer forma, há sempre o perigo da "engenharia social", para a qual não há firewall que lhe valha... smiling smiley

No meu caso, uso o Sunbelt Kerio Firewall, definido para me avisar sempre que um novo programa, no meu PC, tenta ligar-se à internet. Eu posso então permitir ou bloquear.

Um bom firewall deve controlar não só o tráfego que entra (ou tenta entrar), mas também o que sai.
Creio que o ZoneAlarm também faz isso, não é mesmo?

p.s.:
como acho que eles (hackers) prezam muito as definições que se lhes dá, esclarecer que os hackers perigosos de que estamos a falar , são chamados de "Crackers", ou hackers "Black Hat". Em oposição a "White Hat", ou "Grey Hat".
Isto porque um hacker pode invadir um pc, mas não necessáriamente, causar-lhe danos, ou ao utilizador.
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 10

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.