Shopping | Fóruns | Assinar Revista | Promoções | Jogos
Hardware | Software | Internet | Multimédia | Notícias | Downloads
Pesquisa:
PCGuia > Fórum > Assistência Técnica > Tópico Bem-vindo! Login Criar um novo perfil
PC reinicia sempre que coloco um cd/dvd- help
Enviada por crsindia 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
08 de Novembro de 2008 às 01:00
Sempre que coloco um cd/dvd no leitor o meu computador reinicia, pensava que fosse do leitor mas comprei um novo e faz o mesmo. Não importa que tipo seja o cd/dvd, reinicia sempre.

O que pode estar a acontecer? Não tenho nada extra ligado ao computador, nada de impressoras etc, dentro da "caixa" é o que vinha quando comprei o computador, só muda o leitor desliguei o antigo e liguei o novo.

Alguém me pode ajudar? Agradecia imenso smiling smiley
Re: PC reinicia sempre que coloco um cd/dvd- help
08 de Novembro de 2008 às 01:32
já não é o primeiro que eu leio com este problema...
Nunca me aconteceu... ainda...

Faça o seguinte:
• Inicie o pc, quando estiver a sair das informações da bios e estiver para iniciar para o windows PRESSIONE F8 para aparecer um menu. Teoricamente no XP e no vista é quase o mesmo (já não me lembro do menu do vista)... Escolha Desactivar reinicio automático.
• OU EM SESSÃO windows, clique dreito em O meu computador e escolha propriedades. No vista aparecerá uma janela, clique numa das opções á esquerda dessa janela que o levará a uma caixa de dialogo identica á do XP. No caso do XP aparece uma caixa com 7 separadores... Escolha Avançadas > Arranque e recuperação (Definições) e desmarque Reiniciar Automaticamente. assim como as 2 caixas de dialogo abaixo (o vista só tem mais uma).... Tá a ver as duas caixas de combinação? Escolha em ambas: Nenhum.. OK e OK. Reinicie se for pedido.

Faça a tal operação que diz que o pc reinicia, neste caso, colocar um disco no leitor/gravador.

Em vez de reiniciar, aparecerá um ecrã azul... Leia atentamente.

Se quiser pode depois colocar o erro que lhe aparece no fundo....

Em teoria, só derá ser um controlador que não é compativel com o seu sistema, ou o que instalou não é o adquando ao dispositivo em causa.
08 de Novembro de 2008 às 04:23
Fiz o que disse, desmarquei o reiniciar automático e depois coloquei o cd no leitor, e aconteceu o mesmo nem chegou a aparecer o ecrã azul.

Experimentei então a fazer F8 e escolhi desactivar reinicio automatico, e já em windows voltei a colocar o cd e aconteceu o mesmo, sem ecrã azul.

Reinicia logo, ainda pensei que fosse por causa da velocidade de leitura fosse muito alta, ( cd 48x), coloquei uma velocidade mais baixa, coloquei o cd no leitor e começa a ler e zás: ecrã preto- volta a reiniciar.

Já pensei em formatar, mas precisava de fazer um backup dos ficheiros, mas para isso precisava do gravador de cd/dvd e é ele que está a causar o problema... sad smiley
08 de Novembro de 2008 às 05:09
é realmente muito estranho... com o que eu disse era suposto aparecer um ecrã azul com letras brancas com informações...

Como não me diz como o seu computador é... Se estiver a adicionar/remover hardware convem que desligue o pc da ficha mesmo que se desligue sozinho... use uma pulseira anti-estatica... se não tiver uma, use um relogio cuja parte de traz é metalica... toque na caixa do pc, se se tiver deslocado antes de chegar ao pc....
Ligue o disco rigido num cabo ide sózinho. Caso seja o disco rigido é de ligação SATA não mexa nele... Ligue o leitor/gravador sozinho no cabo ide. Vá para o Windows e coloque um CD.
Resultou?
Troque de cabo ide... e tente de novo. Há os de 40 fios e os de 80fios.
O mais importante é que ele seja reconhecido pela BIOS quando liga o pc.
Resultou?
Vá á bios (quando o pc inicia, há uma tecla a primir para lá entrar F2, DEL, F10) e vá a ide prefericals.... uma coisa do genero, baixe a taxa de transferencia Ultra DMA,
Se estava configurado para uma definição ultra dma mais alta que a suportada então abaixe ou coloque em AUTO. Guarde. Reinicie. E tente de novo.
...
Resultou?
Tente arrancar com o CD do windows... Dá?

Volte para o windows, clique direito em O meu computador e escolha gerir/gerenciar (brasileiro...)
Vá ao Gestor de dispositivos. Observe se existe algo de anormal.... tipo pontos de exclamação junto de dispositivos... se sim então o problema tá nele...
No fundo da arvore verifique se o seu leitor se encontra listado.
Vá a controladores IDE ATA/ATAPI e abra...
Se não tiver dispositivos SATA então só verá canal IDE primário, canal IDE secundário e o nome do seu controladore de disco rigido.
Dependendo do seu metodo de instalação: devia ter instalado o windows, iniciar o windows
ter instalado os controladores quer do chipset, ide e afins (os da intel já veem no windows mas é necessário executar o pacote de drivers que engloba o chipset, os ides, usbs...) Só depois instalado os controladores da placa gráfica e a de som...
Se fex ao contrario... terá de instalar tudo de novo...
Onde iamos... ?ah... vá ao canal onde tá o seu leitor/gravador (duplo clique) para lhe aparecer uma caixa de dialogo, vá a Definições Avançadas e escolha em vez de DMA se disponivel, tente com somente PIO (PIO quer dizer Programmed Input/Output, neste caso os dados teram de passar pelo cpu, o dma usa o controlador interno do chip o que alivia as transferencias directas entre o disco rigido e outro dispositivo de armazenamento). clique ok... reinicie se pedido e tente de novo.

Pode sempre passar os seus dados para uma pen drive....

gothic_corp@live.com.pt
08 de Novembro de 2008 às 05:57
É estranho mesmo.
O meu sistema é o xp home sp3.
Tenho o HD no IDE e o leitor antigo estava no IDE2, mas este já o desliguei e fiquei com o novo leitor em SATA.
Tanto a bios como o windows reconhecem a unidade de dvd, na bios na parte do dma está tudo em auto.
No gestor de dispositivos não existe nada com pontos de exclamação ou outros, mostra tudo como a funcionar bem.

Vou experimentar a passar para PIO e ver o que dá.
Será que o problema foi de ter feito o update do XP SP2 para o XP SP3? já não me lembro se os problemas começaram depois ou não. Como posso voltar ao SP2?
08 de Novembro de 2008 às 06:29
Fui tentar mudar de DMA para PIO, mas no canal da unidade que é SATA, não dá para alterar. Só se eu tivesse o leitor em IDE é que daria, mas este leitor só dá para ligar em SATA. sad smiley
08 de Novembro de 2008 às 07:39
é realmente estranho...
ve a potencia da fonte se espreitar para dentro? é medidoo em watts? acaba por W...

O update para o SP3 não devia dár problema algum.
Se no momento da instalação, você escolheu arquivar ficheiros antes de iniciar a instalação do SP3 então poderá voltar ao SP2, indo a Adicionar/Remover programas do Painel de controlo, desça para baixo até encontrar Windows XP Service Pack 3. Se vir o botão Remover, poderá remover, caso contrario, senão vir nenhum botão, então não poderá remover....

Quanto a guardar os dados existentes... não me lembrei... mas acho que pode fazer uma partição extra no disco rigido, mover os dados para essa partição, formatar e instalar o windows na partição principal e deixar tar a segunda partição... que acha? O windows fica no C: e os dados ficaram no D:... isto é se tiver mais alguma que C:...
Tem é de adquirir um utilitario de particionamento á parte.

Pode é tentar comprar uma motherboard barata e tentar de novo...
15 de Novembro de 2008 às 07:28
Peço desculpas por responder só agora, não pude antes.

Pois estou a ver que tenho de abrir a carteira uma vez mais, todos me dizem que deve ser da fonte.

Bem, baixei o hwmonitor e deu-me o seguinte resultado:

Hardware monitor
-----------------------------------------------------
Winbond hardware monitor
Voltage sensor 0 1.31 Volts [0x52] (CPU VCore)
Voltage sensor 1 3.34 Volts [0xD1] (AUX)
Voltage sensor 2 3.10 Volts [0xC2] (+3.3V)
Voltage sensor 3 4.92 Volts [0xB7] (+5V)
Voltage sensor 4 11.43 Volts [0xBC] (+12V)
Temperature sensor 0 29°C (84°F) [0x1D] (TMPIN0)
Temperature sensor 1 38°C (99°F) [0x4B] (TMPIN1)
Fan sensor 1 2637 RPM [0x40] (FANIN1)

Hardware monitor
-----------------------------------------------------
ST3160212A hardware monitor
Temperature sensor 0 25°C (76°F) [0x19] (HDD)

Estive a ver na loja que existe onde vivo (Worten), e tem fontes de 2 marcas somente, pode-me dizer se são boas? E se eu comprar uma de 500w/580w dará problemas com a mother board, processador? A que eu tenho é de 300W.

As marcas são:
Silent Pro 580W EUROTECH || Silent Pro 480W EUROTECH
Feel III - 350 ATXMODECOM || FEEL III - 400 ATXMODECOM

Em relação à partição, quando comprei o computador não me lembrei de o fazer e agora dava jeito.
Mas o que acontece é que eu tenho vários videos e fotos (de férias, aniversários da familia, etc) no pc, e como tinha pouco tempo para estar ao computador para editar os videos e gravar em dvd; o que eu fazia era passar da camera para o pc; por isso alguns deles são grandes demais para cd (é a unica forma de gravação que eu tenho num pc antigo (muito antigo)) e agora o espaço que tenho não é muito para poder fazer uma partição só para os ficheiros sad smiley
16 de Novembro de 2008 às 01:55
Eu também lhe disse que podia ser da fonte...
São 4 fontes de alimentação? Eu compraria a de 480W... já que pode no futuro adicionar mais hardware e pode passar facilmente a fasquia dos 400W... Em contra partida a 400W tambem daria...
Eu tenho uma de 400W... e já tive uma de 350W. Tenho 3 drives opticas... e 1 hd...
Todas darão no seu sistema. Cada dispositivo "comerá" o seu quinhão de energia fornecida.
A resposta mais plausivel para o seu problema da fonte é que provavelmente a motherboard não tinha energia suficiente e reiniciou-se.... é basicamente aquilo que nos acontece quando estamos num ambiente frio tempo demais e perdemos os sentidos...
Não deite fora a fonte... guarde-a para mais tarde ou venda-a...
As voltagens estão baixas... é mesmo assim? Não esperou se havia variação de voltagens, tipo o de 12V que está a 11,43V passar para 11,3V ou para 11.6V? Bem... não interessa estes valores tão bastante baixos...
Reparei que a ventoinha do Cpu tá a rodar rápido demais, normalmente a minha anda a rodar a 2300rotações e a uma temperatura em carga de 30ºC... Na bios da minha motherboard dá para regular a rotação... logo o ar passa pelas barbatanas do cooler original do meu pentium 4 como até não o enche com cutão...
Acredito que se baixar ligeiramente a rotação, notará o computador mais silencioso sem comprometer a temperatura da CPU.

Os discos rigidos tão baratos... aproveite e compre mais um.... Como tem o canal secundário livre pode ligar o segundo disco rigido nele. Não tente colocar os dois no mesmo cabo já que atrasará as transferencias... Se for um disco rigido sata, ainda é bem melhor.
02 de Dezembro de 2008 às 12:37
Citação:
misternt
Eu também lhe disse que podia ser da fonte...

Sim, quando eu disse "todos me dizem que deve ser da fonte", claro que também me referia a si.

Só agora dou notícias, pois só comprei uma fonte nestes dias. Os problemas que o pc apresentava de se reiniciar conforme colocava o cd na drive e de reiniciar varias vezes antes de carregar o windows, com a fonte nova deixaram de existir.
Sempre era da fonte, só a drive de cd/dvd antiga é que continua na mesma lástima, continua a não ler alguns cd/dvds, pede para colocar o cd/dvd na drive quando já existe um lá dentro, acho que morreu mesmo!!
Já experimentei o leitor novo: gravei, li cd/dvds e tudo a trabalhar normalmente.

Sendo assim muito obrigado por toda a sua ajuda, pois deu-me muitas dicas de como resolver vários problemas e o mais problemático de todos. Muito Obrigado mesmo.
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 4

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.