Especiais | PDA
Newsletter
LOJAS:  Decoradores e Designers | Sofás | Mobiliario de Decoração

Fórum > Dicas prà troca > TópicoBem-vindo! Login Criar um novo perfil
Pesquisa:
madeira jatobá (duche)
Enviada por Magda Matias 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
madeira jatobá (duche)
09 de Novembro de 2006 às 04:33
Olá a todos!

Apenas tomei conhecimento deste Fórum há poucos minutos atrás e antes de mais gostaria de felicitar todos os participantes pela boas dicas que têm dado sobre os mais diversos assuntos!

Gostaria de saber se alguém conhece ou aplicou madeira jatobá em áreas com elevado índice de humidade. Neste caso em concreto é para pavimentar a zona do duche. Tenho projectada uma zona de duche aberta com pavimento em madeira mas tem sido difícil encontrar informação sobre a melhor madeira a usar. A indicação desta madeira foi-me dada por um carpinteiro.

Desde já um Muito Obrigada!
msm
Re: madeira jatobá (duche)
09 de Novembro de 2006 às 06:52
Boa noite,

Na minha opnião , não é aconselhado o uso de Jatobá em zonas húmidas.

É preferível a utilização de deck´s ( como se vê á volta das piscinas e como passadiço em jardins). Este tipo de pavimento pode ser de madeira Cumaru, Ipê, Itauba ou Massaranduba, todas elas são extremamente rigidas e com alto grau de impermeabilidade.

O tom da Massaranduba é muito parecido com o Jatobá.

Outra opção, um pavimento flutuante em PVC ( imitação de madeira), recentemente lançado no mercado, de utilização especifica á volta de piscinas, em duches e casas de banho.

Espero ter ajudado.

Mário Cunha

ACENTACO - Aplicações em Madeira.
Tm 96 581 88 25
acentaco@sapo.pt
11 de Novembro de 2006 às 01:33
Bom dia Sr. Mário,

Agradeço imenso a sua ajuda.
De facto as minhas incertezas vêm porque, como não conhecia a madeira, ao consultar uma página de um instituto florestal brasileiro vejo que a secagem da Jatobá era: moderada/sem defeitos, o que me levou a duvidar da empregabilidade desta madeira para o uso que lhe queremos dar.

Mas esse site também coloca a Massaranduba com secagem difícil e a Itaúba com secagem difícil, c/ defeito; se bem que neste último caso vi que se empregava em pontes e construção naval. A única madeira a que dão indicação de secagem rápida é a Camarú, também utilizada em pontes e construção naval.

Se quiser dar uma olhada, o site parece-me ser muito interessante:
[www.orsaflorestal.com.br]

Por outro lado, a possibilidade que referiu da utilização de PVC também seria interessante de ser ver, se bem que a madeira tem sempre aquela textura especial, não é?!

Com os meus melhores cumprimentos,
M.M.
13 de Novembro de 2006 às 09:43
D. Magda,

Realmente a madeira é madeira, nada se iguala !

Estive no site que me aconselhou e as formas de secagem de cada madeira dependem da densidade e do veio de cada especie de madeira.Quando se referem a defeito, referem-se á possibilidade da madeira poder estalar mais facilmente ou não na fase de secagem.

Não quer dizer, que na pré-seleção que fazem da madeira não escolham a que está em melhores condições, para cada fim.

Cumprimentos,

Mário Cunha
16 de Janeiro de 2007 às 01:28
Cara Magda Matias

Em resposta á sua questão, aconselho que em vez de aplicar madeira nessa zona, aplique paineis de resina fenólica folheada a madeira. Pois a solução que pretende aplicar, irá durar pouco e por muito que lhe tentem vender a informação de que resulta, isso não é verdade.

A solução que lhe proponho já foi aplicada por mim em casas de banho e no exterior em moradias e prédios. Dá um acabamento excelente, pois é folheado a madeira, isso explica-se por na sua base ter resina fenólica em vez de madeira, que é muito sensivel á humidade e a amplitudes térmicas.

Esta solução é garantida pelos fornecedores e pelos aplicadores.

Luís Pais
lfpais@yahoo.com
916891376
05 de Fevereiro de 2007 às 02:14
Boa tarde,

A madeira de jatobá é uma madeira indicada, já que é uma madeira exotica e está submetida a alterações de humidade no seu habitat. A teka e a riga são outras madeiras que poderá usar.

Ficamos ao seu dispor.
Villa Decor Interiores - Loja e Atelier
Rua Prof. Sousa da Câmara, -A-r/c Amoreiras
1070-215 Lisboa

villa.decor@gmail.com
960 237 262 ou 960 204 900
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 6

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.