Especiais | PDA
Newsletter
LOJAS:  Decoradores e Designers | Sofás | Mobiliario de Decoração

 
Fórum > Dicas prà troca > TópicoBem-vindo! Login Criar um novo perfil
Pesquisa:
Pintar janelas em madeira
Enviada por José ARC 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
Pintar janelas em madeira
14 de Maio de 2007 às 04:44
Bom dia!

Adquiri uma casa de 1950 que sofreu remodelações há 3 anos. de qualquer modo as pessoas que se encarregaram das pinturas das janelas (ainda originais e em madeira) devem ter feito uma operação cosmética tão superficial, que está a descascar em grande slascas de tinta. Suponho que foi aplicada a tinta errada ou então sem tratamento. como estou farto de esperar que os pintores a quem pedi orçamento se disponibilizem a vir fazer o serviço, decidi ser eu mesmo a fazê-lo... por isso preciso de ajuda em termos de:

- Como retirar de forma mais eficaz os restos de tinta que ainda se encontram lá (algum produto para o efeito?)?
- Como preparar a madeira para receber nova tinta
- Que tinta e que modo de pintar (pistola? Trincha?)?

obrigado

José
Re: Pintar janelas em madeira
14 de Maio de 2007 às 10:03
Olá Josè, permita que o trate assim.
Em relação às suas janelas se estiver disposto a ter um pouco de trabalho, não há nada que não se possa fazer, basta força de vontade.
Antes de mais deve lixar com lixa grossa ( em qualquer drogaria lhe aconselharão o nº indicado) todas as partes da madeira para retirar todo e qualquer vestigio de tinta antiga.
Depois de este trabalho estar elaborado, deverá pintar as suas janelas com uma tinta ( encontra na Dyrup; Barbot, ou Robbialac) própria para estas janelas que irão estar expostas à chuva, calor, enfim as mais variadas agressividades do dia a dia e do passar o tempo ( penso que são janelas para o exterior?).
Depois de ter consigo a tinta adequada, terá de pintar todas as janelas com uma boa trincha( é preferivel comprar uma mais cara mas fica um trabalho de melhor qualidade).
Não se esqueça de retirar as janelas dos encaixes! são pintadas sem estarem montadas, ok? smiling smiley
Ao dar a 1ª demão na madeira , esta tem tendência a ficar àspera ( é normal este 1º contacto com a madeira e atinta), pelo que terá de lixar novamente tudo, agora com uma lixa mais fina, pois a intenção agora não é retirar a tinta mas sim amaciar e é com esta lixa fina que se consegue esse efeito.
Existem umas em forma de sabonete ( são rectagulares) que são óptimas pois vão aos cantinhos todos.
E agora mãos à obra para a 2ª demão e finalizar esse trabalho!
Deixe secar bem e aplique um bom verniz para proteger a tinta, pode optar por um gloss( brilhante) ou um Matt( sem brilho) existem em spray ou em frasco para ser aplicado com trincha, fica ao seu critério.
Se se adaptar bem à pistola , pois evita ter de estar com tanto trabalho , pois a 1ª demão de tinta é suficiente, no entanto , terá de aplicar o verniz para protecção, na mesma!
espero ter ajudado e bom trabalho.

Rosario Palma
r.palma42@hotmail.com
Re: Pintar janelas em madeira
15 de Maio de 2007 às 07:12
Boa noite

Por passos e rápidamente:

1. Lixar ou decapar(decapante para madeira) os restos de tinta que estão a soltar-se

2. Aplicar primário/sub-capa para criar aderencia e resistencia à tinta de acabamento

3. Aplicar um esmalte de acabamento. Brilhante ou acetinado.

Se precisar de mais algum esclarecimento disponha

Pedro Pacheco
Re: Pintar janelas em madeira
30 de Maio de 2007 às 09:17
Boa noite José,

Só hoje vi a sua questão, no entanto gostaria de lhe dar a minha sugestão para as suas janelas:

Por experiência própria posso adiantar-lhe que o trabalho que pretende fazer é moroso e requer alguma paciência por forma a conseguir deixar as janelas com bom aspecto imediato e duradouro. Deverá seguir os passos que lhe indico sem pressas e com minúcia.

1º - Deverá remover toda a tinta velha existente com o auxílio de um maçarico a gás ou com decapante. Se usar maçarico, deverá ter o cuidado de não aquecer demasiado os vidros para estes não partirem e à medida que vai queimando a tinta velha, auxiliar a sua remoção com uma espátula de metal. Se usar decapante, deverá aplicá-lo com uma trincha, deixar actuar o tempo suficiente para amolecer a tinta e remove-la com a espátula logo de seguida.

2º - Deverá reparar os defeitos da madeira (buracos e fissuras) com massa apropriada, assim como a união da madeira com os vidros.

3º - De seguida, utilize fita de papel para isolar os vidros junto à madeira e as ferragens se não as puder remover.

4º - Lixe toda a madeira muito bem com lixa de marceneiro, grão 120 ou 150.

5º - Aplique uma demão de sub-capa para madeira diluída a cerca de 10-15%, para penetrar bem na madeira. Após a conveniente secagem, aplique uma segunda demão de sub-capa sem diluição.

6º - Lixe tudo novamente. Desta vez utilize lixa de grão 180, tacos abrasivos finos ou mesmo esfregão verde se a sub-capa for de fácil lixagem. Vai ficar com um acabamento macio e liso na madeira. Remova muito bem todo o pó.

7º - Agora, vai fazer o acabamento com a aplicação de pelo menos duas demãos de esmalte (brilhante ou meio brilho). Sugiro o brilhante pois é mais resistente ao exterior. Escolha um esmalte que laque bem, ou seja, após a secagem não se notam os riscos da trincha. Deixe secar convenientemente entre as duas demãos. Não aplique nenhum verniz em cima do esmalte, uma vez que os vernizes têm uma tonalidade ambâr e alteram o aspecto da cor. Corre também o risco de posteriores descolamentos do verniz.

Sugiro que a pintura seja feita com trincha de pelos longos e macios em superfícies pequenas e com rolo de esponja de 10 cm em superfícies maiores.

Quanto melhor preparar a madeira, melhor será o resultado final e a duração do trabalho.

Conte passar uns bons fim de semana de volta das janelas.

Desejo-lhe um bom trabalho e disponha para mais questões.

Cumprimentos,
Paulo Sérgio Dias
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 7

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013


Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.