Especiais | PDA
Newsletter
LOJAS:  Decoradores e Designers | Sofás | Mobiliario de Decoração

Fórum > Dicas prà troca > TópicoBem-vindo! Login Criar um novo perfil
Pesquisa:
Sala
Enviada por Rute 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
Sala
07 de Julho de 2008 às 02:30
Olá a todos....

Estou a decorar a minha casa nova, pela primeira vez.... Acontece que comprei para a sala de 30m2, dois sofás castanhos (pele), uma combinação em castanho wengué e beje (tudo fechado para colocar livros e a televisão), uma mesa da sala wengué com sei cadeiras em bege e um aparador wangué. o chão é tijoleira branca/bege e as paredes são bege e o tecto branco.

Neste momento a sala parece-me muito escura..... estava a pensar colocar umas almofadas de cores ou forrar alguma das almofadas dos sofás... mas não tenho a certeza de que cor ficará bem. vermelho? (muito comum) lavanda? ou cores vivas (minstura tipo arco-iris)?

também tenho que comprar os tapetes para alérgicos (dizem que o poliéster é o melhor, daqueles novos às tirinhas, mas também desconfio) e ainda os cortinados e a mesa do centro...

Acham que me podem dar umas dicas... está tudo em bruto neste momento... não quero que a sala pareça pequena nem escura.

desde já o meu muito obrigada.

Rute
Re: Sala
08 de Julho de 2008 às 11:16
Realmente neste momento a sua sala precisa de vivacidade.
Para além da cor, as texturas e diversas tonalidades da mesma cor são elementos dos quais podemos tirar partido e aumentar o interesse visual de um espaço. Dou-lhe um exemplo: se colocasse um papel de parede numa das paredes da sala com um estampado grande, monocromático e com algum brilho, dentro da mesma cor da sala, poderia tirar partido de um efeito subtil e criar alguma sofisticação na sala.
Por outro lado pode tirar partido de cor nas cortinas e nas carpetes.
A não ser que tenha uma alergia especifica a algum tipo de fibra, natural ou artificial, se as carpetes forem bem aspiradas e com frequência não terá grandes problemas. Pode também escolher carpetes de algodão que, essas sim, são as mais aconselhadas para quem tem problemas alérgicos. Normalmente é-se alérgico ao pó e/ou aos ácaros e com menos frequência se é alérgico a fibras.
Escolha uma carpete de pelo curto para ser mais fácil de aspirar mas com um desenho colorido, do qual possa tirar partido e lhe sirva de inspiração para o resto da decoração. O vermelho realmente tem sido uma cor muito usada e o lavanda é muito apelativo mas se usar uma carpete com vários tons de rosa, laranja, vermelho e até violeta (tenho uma colecção que tem algumas lindas) isso vai tornar o ambiente mais alegre e pode ser o seu ponto de partida para o resto da decoração.
Por outro lado se encontrar um tecido para cortinas estampado que acrescente dinamismo e alegria á sua sala também este poderá ser o seu ponto de partida.
Quanto ás almofadas nos sofás use-as como complementos da decoração e não como elementos para resolver a decoração.
Não se esqueça da iluminação. Candeeiros com pés de aço polido trazem brilho para o espaço e abajures coordenados dão um toque especial. Tenha em linha de conta as proporções das peças. É preferivel maior do que menor...
Os quadros nas paredes são um elemento onde se tem medo de investir. As molduras são caras mas podem marcar a diferença. Não tem de ter imagens muito grandes, pode antes aumentar o tamanho do quadro com suplementos de maiores proporções.

Mª Fernanda, decoradora profissional
mfernandaduarte@hotmail.com
Re: Sala
13 de Outubro de 2008 às 12:38
Está de luto? mesmo que aliviado? faltou dizer se tem MUITa luz natural. Se tiver tanto melhor, senão será um desastre. Como vai estra quase de certeza em casa mais ao fim do dia escolha várias luzes pontuais, fortes mas muito concentradas a dilimitar "cantos": o efeito é teatral. Eu poria os cortinados em tecido grosso, muito texturado, tom sobre tom mas na cor da parede e gazes como cortinas com algum efeito como riscas finas em tons de cobre metalizado e/ou sombreado furta-cores para tons amarelos claros. Ponha várias almofadas diferentes com esses tons misturados no maple e esse tom, ou o cobre para os abatjours. Para o chão há os tapetes de sizal, de vários tons crus,com vários desenhos de trama de fio e com uma barra à volta que pode ser em tecido ou pel.
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 11

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.