Especiais | PDA
Newsletter
LOJAS:  Decoradores e Designers | Sofás | Mobiliario de Decoração

Fórum > Falar Decoração > TópicoBem-vindo! Login Criar um novo perfil
Pesquisa:
Escolha de cores para pintar
Enviada por Oliveirita 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
Escolha de cores para pintar
04 de Julho de 2008 às 02:44
Boa tarde,

estou há mais de 1 ano à espera que terminem a minha futura casa.
No inicio fartei-me de comprar revistas de decoração e tinha imensas ideias mas com o passar do tempo ( e a espera interminável) desliguei-me um bocadinho.
Agora, aparece o construtor a pedir para escolher-mos as tintas e as cores para eles finalizarem a obra, ao nosso gosto (enfim, um miminho).
Mas que cores? Não faço ideia daquilo que quero.
Vou aproveitar os meus móveis, a sala em pinho mel, o meu quarto em castanheiro e o da minha filhota terá moveis brancos (em principio).
O soalho é flutuante, normalissimo num tom parecido com o dos móveis (talvez mais clarinho).
Ainda não tenho cortinas e espero mudar a roupa da minha cama, conforme a decoração.
Para a princesa, será tudo novinho (excepto a cómoda - branca).
A urgência na escolha está a deixar-me um bocadinho nervosa. esperava fazer isto com calma e ponderação.
será que me poderão dar uma mãozinha. Aceito ideias e opiniões.

Obrigado
Re: Escolha de cores para pintar
04 de Julho de 2008 às 03:47
A escolha das cores a usar na decoração do seu lar depende de vários factores: gosto pessoal, coordenação com elementos existentes, formas e volumes dos espaços, função, intensidade da luminosidade natural.
Posso dar-lhe algumas orientações mas considere sempre o seu gosto pessoal, o facto de que vai viver nesse espaço por muito tempo e o tipo de efeito e ambiente que pretende.
Como no quarto da sua menina vai tirar partido de móveis brancos, use e abuse de todo o tipo de elementos decorativos em branco. Candeeiros, varão de cortinas (se usar), e até as próprias cortinas na dúvida.
Para as paredes escolha uma cor ou cores muito femininas: o rosa e o lilás. Não tem de usar as duas cores mas juntas funcionam bem. Cada uma delas por sua vez tem graus e tonalidades muito diversificados. O rosa tanto pode ser o mais tradicional como pode escolher o rosa coral que é mais vivo e que por sua vez se coordena bem com verdes e amarelos. Também o lilás se coordena bem com o verde. Deixe a cor complementar para detalhes, use maioritariamente a cor que escolheu como principal. Use tonalidades claras e relaxantes.
A sua sala com os móveis em pinho mel precisa de alguma cor que lhe traga mais interesse. Pode pintar parte da sala em branco mas depois escolha uma cor incomum mas que funciona muito bem com os neutros: o rosa malva ou se quiser um beringela. Este tipo de cores contrasta muito bem com os tons mel do pinho, são tranquilos e coordenam muito bem com neutros como o cinza e os tons café com leite. Não use castanhos muito fortes. Resultam tristes e desinteressantes no conjunto. Se não gostar de malva use azul turqueza e castanhos acinzentados e cinzas linho.
Avalie a sala, verifique em função da distribuição do espaço que está a pensar fazer, qual a ou as parede/s que acha que poderão ser destacadas. Se precisar de ajuda nisto estou ao dispôr.
No quarto como os móveis são escuros, pode usar alguma alegria na cor: os rosas são optimos para quarto. Mas também pode escolher um tom de verde caqui, ou então um verde seco, um neutro muito interessante. Fica com muita liberdade em termos de coordenação de cores para a cama e pode usar e abusar do branco e dos tons metálicos.
Se quiser alguma sugestão específica relativamente a códigos de cores, diga.
Tenha em linha de conta que espaços com pouca luz natural terão de ser compensados com tons mais brilhantes e melhor iluminação artificial.

Cumprimentos,

Mª Fernanda Duarte, decoradora profissional
mfernandaduarte@hotmail.com
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 7

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.