Especiais | PDA
Newsletter
LOJAS:  Decoradores e Designers | Sofás | Mobiliario de Decoração

 
Fórum > Falar Decoração > TópicoBem-vindo! Login Criar um novo perfil
Pesquisa:
Quarto sem arrumação
Enviada por ss 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
Quarto sem arrumação
08 de Julho de 2008 às 05:09
Olá a todos os que visitam esta página... smiling bouncing smiley

Há algum tempo que aqui vinha mas pela 1ª x tenho uma casa minha e em que vou vizer sozinha por isso estou com algumas dúvidas...

A maior delas é no quarto que de facto é pequeno e sem qualquer arrumação o que para qualquer pessoa é um grande problema... o quarto não chega a 10mt2 distribuidos por 2.90x2.90. Tentando descrever a divisão, a porta está no canto esquerdo tendo duas janelas até ao chão no canto "superior" dto. A parede maior tem 2.10 e é a que tem a porta quando aberta. Existem outras paredes com 1.85, 1.90 e 1.80. Queria colocar cama de casal mas tenho de ter mesmo um roupeiro. Será melhor também escolher uma cama que tenha arrumação por baixo, não? Será que devo apostar em alguma arrumação aérea... vi alguns módulos no ikea que poderia resolver alguns problemas...

O problema é que o resto da casa não tem espaço para se fazer um roupeiro à medida (no hall por exemplo). Só uma despensa...

Alguém me pode dar alguma sugestão?

Obrigada
Sofia Simões
Re: Quarto sem arrumação
08 de Julho de 2008 às 11:02
Realmente tem um quarto muito pequeno, mas acho que pode torná-lo muito simpático.
Precisa de espaço de arrumação e falou no IKEA. Vou basear-me na colecção desta loja porque assim é mais fácil para si encontrar as soluções de que lhe vou falar.
Se bem entendi a forma do seu quarto, tem um canto formado por duas paredes mais ou menos do mesmo tamanho. Coloque aqui um roupeiro de canto. Ou todo branco para não ser muito pesado ou um escuro com portas de vidro e com focos de luz na frente. Se puder coloque o mais alto possivel para melhor aproveitamento. Não se preocupe com cómoda porque no roupeiro pode ter toda a arrumação e não tem espaço para muito mais.
Para cama escolha um sommier com arrumação arrumação interior. Poderá arrumar aí peças sazonais. Dimensões de 140x190, para sommier e colchão, além de serem mais baratas poupam espaço. Tem duas hipoteses para colocar a cama: ou encostada á parede d 2,1m ou então na que faz ângulo com esta. A cabeceira de cama pode ser solta e apenas encostada á parede.
Como o espaço é limitado use uma pequena mesa, que não precisa de ser uma mesa de cabeceira normal, pode ser uma mesinha redonda, talvez de vidro, por exemplo, de um lado da cama, e no canto mais apertado use um candeeiro de pé. Também pode usar uma peça para mesa de cabeceira numa cor contrastante com o resto do que tiver.
Pode usar duas ou tres prateleiras, na mesma cor do roupeiro, suspensas para objectos. Talvez três, uma sobre a outra na mesma linha... na parede ao lado da cama. Use estores nas janelas. Simplificam o espaço.
Se quiser pintar o quarto numa cor com alguma intensidade para depois tirar partido do mobiliario todo branco e estores brancos, vai obter um resultado muito giro.
Provavelmente noutra zona da casa poderá colocar mais algum armário/roupeiro se precisar. Se quiser descrever melhor o resto da casa concerteza que se poderá encontrar outras soluções.

Mª Fernanda Duarte, decoradora profissional
mfernandaduarte@hotmail.com
Re: Quarto sem arrumação
09 de Julho de 2008 às 12:34
Antes de mais obrigada pela sua disponibilidade em ajudar-me.

Não estava a pensar na hipótese do roupeiro de canto mas se calhar é mesmo a melhor hipótese para que haja alguma possibilidade de movimento neste espaço tão reduzido. Tenho de ver algumas soluções para esse efeito porque não me lembro de os ver.

Esta casa é um T1 e só tem ao todo 50 mt2. O Hall é demasiado estreito para se poder colocar seja o que for.

A sala tem 21mts sendo que a porta fica praticamente a meio ao ponto de a poder , penso eu , dividir em dois ambientes.
Do lado dto da porta tenho uma parede com 2.10m e uma parede de angulo com 3.30m. Do lado esq da porta tenho uma parede de 1.85m e uma de angulo com 3.95m. Em frente tenho uma janela até abaixo e outra a meio corpo (que até poderá levar algum pequeno móvel )

A situação para aqui é que tenho uma mobília existente de sala com um aparador de 2,5 mts e 50 cms de profundidade e uma mesa fechada com 2.5x1.5 de largo. Não sei se vou conseguir meter esta mobília aqui nesta divisão sem a encher demasiado. De facto preferia poder fazê-lo porque é uma mobília nova e ainda foi cara mas sei que não seria o indicado para esta sala. A mobília é de madeira maciça castanha relativamente clara mas não demasiado (não me lembro do nome) .

Se puder ajude-me a idealizar este espaço, quem sabe se n consigo ter algum móvel que sirva de arrumação smiling smiley

Gostava de ter um sofá e um outro tipo de assento, tipo poltrona moderna.

Obrigada mais uma vez.
SS
Re: Quarto sem arrumação
09 de Julho de 2008 às 05:59
Olá boa tarde,

Quanto aos roupeiros de canto garanto-lhe que existem no IKEA. E também há muitos acessórios de arrumação.
Não consegui perceber bem a forma da sua sala nem as dimensões da mesa (será extensivel? e qual a sua largura?). Também não diz se tem cadeiras. Mas vou dar-lhe algumas ideias.
Como a casa é pequena, se realmente precisa de muita arrumação deve completar com mais arrumação na sala. Escolha o lado menos espaçoso para colocar a zona de refeições. Se possivel o aparador no fundo e a mesa á frente. Se não tiver ainda caeiras, prefira pufs ás cadeiras. Ocupam menos espaço, são fáceis de arrumar e usar, são versáteis porque tanto pode usá-los na zona de refeições como na zona de estar. Pufs com a forma de cubos de 50x50x50 (ou 47 ou 48cm de altura se os quiser mais baixos), estofados num tecido ou material giro que dê um toque de vida á sala.
Não percebi para que lado fica a parede da janela. Para ter a melhor circulação possivel o ideal é que o sofá fique encostado á maior parede, a de 3,95m. No máximo com 2m de largura. E na parede da esquerda a de 1,85m, salvo erro, componha um móvel com o máximo de arrumação em altura. Se vai ao Ikea vai lá ver inumeras possibilidades que pode construir com imensas hipoteses de arrumação. Use o máximo de portas fechadas para ter sempre tudo arrumado, visualmente falando. Se tiver que usar um modulo TV, faça-o e depois complete a zona de estar com um cadeirão direcionado para a TV, á esquerda do sofá. Use pequenas mesas de apoio, que facilmente possa mover.
Use estores nas janelas por serem mais práticos e simples. Use carpetes no chão. Até podem ser de fibras naturais, que ficam muito giras mas use-as com o maior tamanho possivel. Carpetes pequenas no chão diminuem ainda mais o espaço em termos visuais.
Não use móveis demais ou então vai sentir o espaço atravancado. Se planear bem este móvel e o roupeiro poderá ter bastante arrumação. Se a zona de estar for a zona onde tem janela sem porta, pode ainda colocar um móvel baixo com portas e gavetas para apoio e arrumação, desde a zona do sofá e até á zona do cadeirão.

Se precisar de mais alguma ajuda estou ao dispor.

Mª Fernanda Duarte, decoradora profissional
mfernandaduarte@hotmail.com
Re: Quarto sem arrumação
10 de Julho de 2008 às 04:48
Obrigada mais uma vez.

Vou dar uma vista de olhos aos móveis do Ikea para ver o que será melhor em termos de arrumação/rentabilização de espaço.

Vou ter em atenção às dicas que me deu.

Mto obrigada para já.
SS
Re: Quarto sem arrumação
11 de Julho de 2008 às 09:01
Aproveitando a abordagem deste assunto de espaços pequenos no quarto, não ficaria bem/útil uma mesa de cabeceira fixa na parede, para que pudesse ser mais pequena? Possivelmente feito por encomenda, mas nada de muito complicado, bastante simples...

É que já tenho procurado ideias para este género de solução, mas ainda não encontrei "a tal" ideia! Talvez um cubo com uma gavetinha? A ideia seria ocupar pouco espaço e dar para pousar somente um livro, visto que estou a pensar colocar os candeeiros na parede... A verdade é que é um pouco difícil de encontrar mesas de cabeceira suspensas.

Alguma ideia interessante? smiling smiley Obrigada


Já agora, eu tenho uma situação bastante similar, só que tenho possibilidade de colocar um roupeiro numa das paredes e até ao tecto, mas também optei pelo sommier que referiu de 140x190 e estou mesmo muito satisfeita, ocupa menos espaço, esteticamente fica muito bem, tem imensa arrumação por baixo e o estrado de sustentação do colchão é muito bom, não faz aquelas covas horríveis, que acabam por afundar muitas vezes os colchões! O meu conselho é: invista nisso smiling smiley
Re: Quarto sem arrumação
11 de Julho de 2008 às 11:26
Em espaços pequenos tudo o que limite a mobilidade não me parece a melhor das soluções.
Ficar refem de uma solução não me parece solução nenhuma. É preferivel procurar uma mesa de apoio pequena e/ou com tampo de vidro, por exemplo, que seja leve e versátil.
A questão é que os portugueses são muito "agarrados" a convenções. Se não se chamar "mesa de cabeceira" não serve a função!!!!! Nem pensar!!!
A originalidade está em encontrar a peça certa para o lugar certo, que cumpra a sua função e seja esteticamente agradavel. Se tiver as medidas adequadas e cumprir o que necessitamos, o que é que importa que se chame mesa de apoio, módulo de escritório, estante, arca, puf, cómoda, ou outra coisa qualquer? O mais importante é que a integração das várias peças no espaço seja harmoniosa...
As mesas de cabeceira suspensas são um elemento muito bonito mas, ou são feitas na parede, ou são fixas á parede, ou são fixas á cabeceira de cama. E nestas condições é necessário fazer opções para o uso deste tipo de soluções até porque isso implica sempre custos.
Frequentemente a melhor forma de se encontrar soluções adequadas ás várias permissas em questão é o contactar de profissionais de decoração de interiores.
Se se paga o trabalho de um médico, de um electricista, de um engenheiro ou de um trolha, porque não pagar o trabalho de um profissional de decoração de interiores?
O que é caro é o que não nos satisfaz nem nos resolve as questões!

Mª Fernanda Duarte, decoradora profissional
mfernandaduarte@hotmail
Arrumação de casa
16 de Julho de 2008 às 03:39
Olá boa noite!
Eu adquiri uma casa,com 2 quartos(1ºandar),wc,despensa,sala,cozinha no r/c, e já tenho alguns moveis mas gostaria que me dessem algumas dicas. Um dos quartos tem sensivelmente 2 paredes com 2,40m e outras 2 com talvez 2,20m.Numa das paredes de 2,40 tem uma janela de meio corpo onde pus uns cortinados até ao chao (wilma-ikea) e na outra parede do mesmo tamanho em frente á janela ainda não tem nada,na parede de 2,20 tenho a cama casal de estrado com a cabeceira encostada e em frente á cama na outra parede de 2,20 tenho do lado esq. a porta que dá para o sotão onde pus um espelho de 1,60M do IKEA(ondulado) e do lado direito tenho a porta do quarto e nessa parede também tenho o suporte com a TV.O que gostaria que me ajudassem era em que paredes posso pintar um cor mais activa e dicas para mesas de cabeceira e outras arrumações.

Obrigado

xana
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 7

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013


Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.