Especiais | PDA
Newsletter
LOJAS:  Decoradores e Designers | Sofás | Mobiliario de Decoração

Fórum > Falar Decoração > TópicoBem-vindo! Login Criar um novo perfil
Pesquisa:
Quarto de casal
Enviada por Parracho 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
Quarto de casal
28 de Setembro de 2008 às 12:31
Olá

Tenho um quarto de casal Cerne (madeira em pinho maciço). Está decorado em beje claro (tem estore cru com portiers do mesmo tecido beje da colcha). Tenho candeeiros com pé em madeira e abat-jour em tecido cru. Os tapetes são em cru também. Gostaria de mudar porque esta decoração já tem alguns anitos. Andei á procura de alternativas e deram-me a opinião na Superdecor de colocar uma colcha com tons de chocolate, camel e cru. As cortina seriam de organza nos três tons e colocaria um tapetão por debaixo da cama em cru. Que acham???????? Necessito sugestões.
Esqueci-me de dizer que sou uma pessoa que não gostou muito das novas tendência de pintar paredes diferentes nem papel de parede, sou muito conservadora e um pouco clássica. Podem ajudar-me?
Re: Quarto de casal
29 de Setembro de 2008 às 11:46
Para começar, parece-me que a palete de cores que lhe foi sugerida pouco altera no aspecto do quarto. O impacto da alteração depressa se vai desvanecer.
Deixe-me dizer-lhe que se é uma pessoa conservadora e clássica esse não é o motivo para eliminar efeitos tão versáteis e interessantes como a coloração de paredes ou o uso de papel de parede.
Primeiro o papel de parede é um efeito decorativo com séculos de existência. De novidade, pouco ou nada tem. O que é novo é algum tipo de padrão, a qualidade dos papeis que hoje em dia a tecnologia desenvolveu e uma ou outra textura. De resto, é um recurso rico, versátil e clássico. O padrão é que pode ser novidade, ou não!
Em Portugal é que esteve um afastado dos habitos de consumo, até porque sempre foi mais caro fazer a sua aplicação do que pintar. Também é verdade que nos últimos anos, este recurso decorativo teve um desenvolvimento enorme em virtude de se terem começado a diversificar todo o tipo de estilos decorativos e tudo ter passado a estar na moda: clássico, rústico, romântico, geométrico, étnico (matérias naturais como palhinhas e bambú e outros), etc, etc, etc.
Mas se não gosta de papel de parede, não gosta!
Vivemos um tempo de diversidade e de repente tudo parede novo quando os tempos confluem no nosso.
Quanto á pintura, os efeitos decorativos com pintura são imensos e também aqui, de tempos a tempos surgem influências do passado e passamos a ver com novos olhos este ou aquele efeito. Se não gosta apenas de uma parede pintada pode sempre pintar o quarto todo. Não há nada que impeça!
A decoração de interiores em Portugal, em minha opinião, por vezes peca por se querer impingir demasiadamente as chamadas "tendências". Tal como na moda, nem sempre o que esta na moda nos serve ou fica bem.
Mas servem de inspiração para as adaptarmos á nossa medida.
E sobretudo é possivel recriar os estilos, misturá-los, adaptá-los a nós e ao nosso quotidiano.
Usar uma cor que recrie o ambiente em todo o quarto pode ser um bom ponto de partida. Mas isto é apenas uma sugestão.
Usar uma colcha com várias cores pode não ser a única opção. Se usar uma colcha clara, sóbria e depois colocar por cima uma manta (lisa, de pelo, estampada) vai criar um efeito mais versátil que pode alternar inclusivé com as estações do ano: uma para o verão e outra para o inverno. Uma colorida para o verão e uma de pêlo para o inverno, por exemplo. Além disso se pintar o quarto tudo o resto se torna mais fácil de conjugar.
O que chama de tapetão eu chamo de carpete porque acho que deve ter um tamanho generoso. Nem que tenha de ser feita á medida. É das coisas mais tristes ter as carpetes mais pequenas do que seria adequado. Não há efeito que resista.
Quanto a cores, se quer realmente alterar dramaticamente o que tem, cores como os azuis, os verdes e os liláses são excelentes opções. Com o tipo de cor de madeira da Cerne qualquer uma destas cores, no tom certo, fica bem.
E depois pode continuar a usar o crú, que já tem. Pode manter o estore crú e usar uma cor, a coordenar com a manta, nos portiers, ou então usar exactamente o mesmo padrão da manta.

Mª Fernanda Duarte, profissional de decoração de interiores
mfernandaduarte@hotmail
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 6

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.