Especiais | PDA
Newsletter
LOJAS:  Decoradores e Designers | Sofás | Mobiliario de Decoração

Fórum > Falar Decoração > TópicoBem-vindo! Login Criar um novo perfil
Pesquisa:
Cores para a Sala
Enviada por Ru 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
Cores para a Sala
16 de Outubro de 2008 às 12:56
Olá!

Estou a mobilar a minha sala e tenho algumas dúvidas para as quais gostaria de pedir a vossa ajuda. A minha mobilia de jantar é toda ela em tom de carvalho claro, tanto a mesa como o aparador. A minha dúvida é qual a melhor cor para as cadeiras estofadas que estou a pensar comprar, tendo em atenção que tenho um sofá vermelho. Que tons ficam bem com mobilia clara e com o sofá vermelho? Fica bem colocar tapetes tipo arraiolos/persa (ou outro) na zona de jantar e outro na zona de estar? E quanto às cortinas? A nível das cores gosto +/- de todas (talvez não tanto de amarelos), especialmente com tons mais fortes e intensos mas não queria tornar muito berrante a decoração nem combinar cores que não têm combinação...
Agradeço desde já a vossa possivel ajuda!
Re: Cores para a Sala
17 de Outubro de 2008 às 03:55
Antes de chegarmos ás cadeiras vamos falar das carpetes: quer as carpetes de Arraioloes quer as persas conbinam com decorações contemporâneas. A questão é escolher os motivos e cores adequados.
No que diz respeito ás carpetes de arraiolos se as conseguir encontrar com motivos geométricos ou de inspiração em motivos de cordas (entrançados e similares) e numa palete de cores que passe pelos vermelhos, amarelos dourados, castanhos, e/ou até verdes, considero que são uma excelente escolha. São um produto nacional que contribuirá para criar um efeito original. Se não quiser usar duas carpetes do mesmo estilo na decoração da sala opte por coordená-la com uma lisa de pelo baixo ou até sem pelo e num dos tons que estiver presente na carpete.
O mesmo se passa no caso de preferir uma carpete persa. Carpetes deste estilo dão um ar mais requintado á decoração. Invista nestes elementos porque as carpetes duram uma vida e tem uma importância enorme na decoração.
Quanto ás cadeiras, depois de decidir as carpetes poderá ter a necessária inspiração para escolher o estofo, mas se escolher um veludo lavrado em vermelho em fundo neutro, terá uma solução dentro da cor do seu sofá mas muito mais interessante do que uma cor lisa. Além disso este tipo de tecido é muito actual e sobretudo vai manter o nível de elegância que as carpetes clássicas vão imprimir ao ambiente.
Para as cortinas também pode buscar a sua inspiração nas carpetes mas optando por uma solução mais neutra em termos de cor. Prefira um tecido algo texturado, de preferência evite as organzas.
Um voile com um estampado ou padrão monocromático, um linho ou algum tecido com algum efeito ou textura fora do comum. E os neutros de que falo vão depender da palete de cores presente na ou nas carpetes que escolher: bejes, toupeiras, cinzas, brancos sujos, tons acastanhados, etc. Mesmo que escolha o mais colorido dos padrões, naturalmente que estarão presentes algumas tonalidades de cores destas categorias. É só selecinar a que melhor combinar com o conjunto da decoração.
A inclusão de padrões e cor nas carpetes e cadeiras, e texturas nos tecidos das janelas vão criar um efeito interessante e surpreendente no ambiente. Completando com elementos como candeeiros e abajures coordenados, peças decorativas e quadros e/ou espelho nas paredes pode assim completar a sua decoração.

Mª Fernanda Duarte
Profissional de Decoração de Interiores
mfernandaduarte@hotmail.com
27 de Novembro de 2008 às 02:35
Muito obrigado pela sua resposta. Sem dúvida foi muito útil.
Contudo, levantou-me algumas questões adicionais quanto às carpetes. Será que fica mal misturar arroiolos com persas? Também tinha pensado colocar um tapete na zona de jantar da mesma cor do sofá e outro na zona do sofá na cor dos estofos das cadeiras... será que fica bem?
Quanto às cortinas estava a pensar num tecido liso (não sei se gosto assim tanto de padrões nos tecidos...), talvez duplas, com um tecido mais grosso por fora e um mais fino por dentro... só não aprecio é muito castanhos e bejes...
No meio de tanta cor acho que comecei a não gostar da cor da mobilia de jantar... será que tão clara fica mal com o resto da decoração? E se colocar outros moveis de cor mais escura fica mal? Também ainda não a vi porque não ma entregaram ainda, pode ser que depois goste dela...
Finalmente, estava a pensar pintar a parede que fica paralela à mesa de jantar (que é a mais pequena da sala e fica em frente às portas para a varanda) numa cor diferente, talvez vermelho escuro ou bordeaux. Será que ficará bem? Também vi um tom mais arroxeado que gostei (acho que se chamava rosa modena) e um violeta mas acho que ficarão mal relativamente ao resto.
Desculpe responder-lhe com mais perguntas, mas as dúvidas são muitas e como deve saber melhor que eu decorar uma casa não é tarefa fácil...
Obrigado outra vez.
27 de Novembro de 2008 às 06:41
Primeiro: carpetes persas e arraiolos não combinam! São estilos demasiado diferentes por isso vai ter de decidir por um deles.
Quanto á troca de cores de carpetes conforme as descreve, confesso que não sou fã. Acho demasiado obvio o que torna a solução vulgar.
Quanto aos padrões nas cortinas, não gosta ou não conhece?
A sensação que tenho é que não se gosta porque não se conhece.
Só consultando um profissional terá uma pequena noção da imensidão de texturas e padrões disponiveis no mercado e mesmo assim depende do que lhe mostrarem. Eu, por exemplo, todas as vezes que apresento uma solução a um cliente, faço uma pesquisa especificamente para esse cliente e mesmo assim há sempre algo mais que se calhar podia ter seleccionado.
Aquilo que pretende é uma solução de cortinado e reposteiros. Há imensas hipóteses mas tem de fazer uma pesquisa.
Quanto á mistura de cores acho que está a pôr a carroça á frente dos bois!
Receba os móveis, avalie o efeito no espaço, e só depois decida o que precisa e em que cores. O carvalho fica bem com madeira escura (wengué, panga-panga) ou com lacados preto, castanho chocolate, ou até mesmo outras cores.
Quanto ás cores para pintar a parede, confesso que não sei de que cores fala, mas quero chamar-lhe a tenção para o facto de o vermelho se tornar demasiado presente em especial numa zona de refeições. Pode usar uma cor menos obvia que fique igualmente bem no ambiente e coordene com o conjunto de carpete e mobiliário que tiver. Até pode ser um rosa, terá de ser o rosa certo...
A escolha destes detalhes faz-se tendo amostras do que se pretende coordenar. É o efeito criado com o conjunto que importa.
Sem conhecer todos os elementos é sempre delicado fazer escolhas e dar opiniões pois corre-se o risco de se ser vulgar e repetitivo, e o que a decoração de interiores tem de melhor é ser personalizada.

Sempre ao dispor,

Mª Fernanda Duarte
Profissional de Decoração de Interiores
mfernandaduarte@hotmail.com
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 12

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.