Especiais | PDA
Newsletter
LOJAS:  Decoradores e Designers | Sofás | Mobiliario de Decoração

Fórum > Falar Decoração > TópicoBem-vindo! Login Criar um novo perfil
Pesquisa:
Remodelação completa de apartamento T1
Enviada por fapa 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
Remodelação completa de apartamento T1
24 de Novembro de 2008 às 01:12
Boa tarde, já vi aqui referência a apartamentos pequenos mas este é mesmo mesmo pequeno, trata-se de um T1 com 40m2!
É um apartamento com cerca de 20 anos sendo que actualmente se encontra em renovação interior total, instalações eléctricas e hídricas e terá de levar janelas novas, portas, madeiras, chão, etc… tudo de novo e sendo este um espaço pequeno queremos torna-lo o mais acolhedor possível, sendo que, não são precisos muitos passos para mudar de divisão e para isso conto com a vossa opinião.
O imóvel não possui arrumos sendo que, todo o espaço útil disponível terá de ser aproveitado!
O WC tem 4m2
O quarto possui 10m2
O corredor tem 3m2
A sala faz copa com a cozinha e o espaço disponível para a sala é mesmo muito pequeno – 8m2 e para a cozinha 10m2
E por último, a varanda que tem 5m2 e estamos a pensar fecha-la para tornar numa marquise e assim aproveitar o espaço para arrumos (máquina de lavar roupa, tábua de passar a ferro, baldes, detergentes, esquentador, ferramentas, sapatos, etc&#8230winking smiley
Qual será o tipo de cores que devemos utilizar na madeira, bem como tipos de pavimentos para a diferentes divisões, paredes, cor e disposição dos moveis.
Poderei expor a planta do imóvel para que tenham uma perspectiva mais alargada da disposição das divisões.
Re: Remodelação completa de apartamento T1
26 de Novembro de 2008 às 11:29
Em espaços tão pequenos há vários aspectos que não se podem perder de vista: criar o máximo de arrumação com o minimo de armários, manter uniformidade nos revestimentos e simplificar o uso.
Aconselho que usem apenas um tipo de revestimento de solo. Isso vai ajudar a manter o espaço coerente e harminioso. Também simplifica a compra e aplicação dos materiais. Mesmo que seja madeira o que pretendem, não há razão para não usarem no WC e cozinha. E até podem usá-la na varanda. Se preferirem, existem revestimentos cerâmicos que imitam madeira (vejam a Revigrês). Usem uma cor clara mas que marque uma posição, nada de demasiado claro e insípido.
Planeiem um grande roupeiro de parede inteira ou pelo menos com o máximo de arrumação possivel. É o ideal para manter a arrumação do espaço.
Na zona de sala, em vez de vários móveis prefiram soluções onde conjuguem várias soluções.
Evitem móveizinhos pequenos que só atravancam o espaço e não resultam em melhor organização.
Prefiram móveis claros ou brancos. Ou misturem madeira e branco.
Usem tons claros ou neutros nas paredes. Azul claro, verde claro, toupeira, .... e até podem usar vários tons da mesma cor para separar os ambientes mas tenham cuidado com a intensidade da cor. Também não usem nada demasiado pálido ou ficarão com pouca cor e o contraste com as madeiras claras e o branco perde-se.
Prefiram os neutros nas peças de estofo e texteis de cortinas e outros. Branco pérola, cinza claro, toupeira, beje tipo café com leite.
Nada de tapetinhos pequeninos a dançar por todo o lado. As carpetes devem ser o maior possivel para o espaço.
Uma planta do espaço poderia ajudar a dar-lhe sugestões mais concretas mas como não a disponibilizou penso que estes comentários poderão ajudar.

Cumprimentos,

Mª Fernanda Duarte
Profissional de Decoração de Interiores
mfernandaduarte@hotmail.com
26 de Novembro de 2008 às 11:46
Bom dia,
Sou decoradora profissional e gostaria de ajudar. Envie a planta para o e-mail geral@indecointeriores.com
26 de Novembro de 2008 às 11:42
Boa noite,

desde já agradeço a vossa prontidão e opiniões.

Poderão visualizar a planta do imóvel no link que se encontra em baixo e assim ter uma melhor perspectiva da divisão do espaço.

Como mencionei o apartamento encontra-se em fase de obras pelo que nos encontra-mos na importante fase de escolha do tipo de material e cores a aplicar, pelo que será relevante mencionar que tendo em vista as caracteristicas do imóvel pretendemos tornal o local acolhedor mas não tendo que dispender muito economicamente, pelo que, aceitam-se sujestões de empresas que façam aplicação de janelas exteriores, portas e todo o tipo de madeiras, assim como moveis de cozinha e moveis em geral com soluções economicas.

link para visualizar planta do imóvel:

[sites.google.com]

Cumprimentos
27 de Novembro de 2008 às 11:42
Filipa,

A primeira coisa que me ocorre ao olhar para a planta do apartamento é que pode eliminar a maior parte da parede do lado direito do hall de entrada e consequentemente, a porta de ligação á sala. Talvez a alongasse no canto mais junto da porta da entrada e retirava a porta, cortava a parede até o mais próximo possivel da entrada para o quarto. Já sei que vai dizer que perde privacidade quando abrir a porta da entrada, mas num apartamento tão pequeno o espaço é demasiado valioso para se perder num hall escuro e sem utilidade. Não pode lá colocar nenhum móvel, resume-se a um canto escuro, a espaço morto.
Ficava com uma sensação de mais espaço na sala e ganha alguma luz na entrada do apartamento. Se puder ponha uma porta com vidro fosco no quarto. Crie o roupeiro de que lhe falei na parede á esquerda da entrada.
A qualidade das janelas é muito importante no conforto da casa. Priveligie a qualidade sempre, vai ter de viver com o ambiente que criar. Eu talvez escolhesse janelas que fechem tipo fole para permitir o máximo de entrada de ar num apartamento tão pequeno.

Mª Fernanda Duarte
29 de Novembro de 2008 às 05:58
Boa tarde,

Cara Mª Fernanda Duarte, quero desde já agradecer a sua estimada resposta. De facto já tinhamos pensado em colocar a parede que referiu a baixo e a ideia inicial era também deslocar a porta até porque esta ficaria na zona que divide a cozinha da sala (uma zona morta) e assim a sala ira ficar com mais parede disponivel e portanto com mais espaço para a divisão do recheio, no entanto, a parede que referimos não pode ser mexida por se tratar de um pilar de sustentação! Ficando a porta como está tentamos projectar o espaço de maneira mais funcional possível. Esta porta vai ser de correr e com vidro permitindo assim quando quisermos ter luminusidade no corredor sem com isso a posta tirar mais espaço tão precioso.
Apresento a planta do imóvel com o que projectamos para o recheio, tudo com medidas proporcionais, querendo assim salientar os seguintes pontos:
- Como necessitamos de fazer "escritório", sem querer e sem espaço, para fazer no quarto opamos por dividir a sala com a disposição que se pode ver, não sabemos se ficará muito funcional mas pelo que se pode verificar ainda ficará algum espaço de passagem!;
- Quanto à cozinha os moveis que se podem ver no lado que fica a mesa tratam-se do frigorifico e despenseiro. A mesa de refeições de 90x90cm extensivel;
- Na varanda como também podem ver na planta ainda dá espaço para uma mesa (mas rebatível), assim dará para apreciar a paisagem e também o tal móvel que tinha referido inicialmente que servirá de arrumos !
- No quarto, tentamos planear todo o espaço em altura, a parede onde ficará o roupeiro inicialmente tinha 1,80mt mas como tinha margem num pouco de espaço que tinha atrás da porta optamos por deslocar a porta mais para a direita e colocar uma de dimensões inferiores ficando assim área para um roupeiro de 2mts de largura. Quanto ao móvel que se vê no lado da janela, tendo em conta que o esaço era reduzido para colocar uma comoda planeamos colocar lá um roupeiro de uma porta de 50cm da largura e espelho de alto a baixo e como se pode verificar também por cima da cama encontra-se um conjunto de armários que serviram para complementar também a arrumação.
- No corredor com a deslocação da porta do quarto dará para colocar um movél com 28cm de profundidade, sempre seria um espaço que não serviria para nada, agora não sei se coloco um movél tipo sapateira com um espelho ou se uma estante alta com portas de vidro, talvez a estante torne o local ainda mais pequeno...
- Quanto ao WC também este foi restruturado de modo a ficar espaço para um movel com dois lavabos, apenas a sanita e está prevista a colocação de uma cabine de hidromassagem.

[sites.google.com]

Aguardo vossos comentários,
acham que com o projecto de recheio apresentado ficarão muitos moveis? Pouco espaço aproveitado? Que outras soluções poderiamos ter de disposição e tipos de moveis?

Cumprimentos
03 de Dezembro de 2008 às 11:46
Ando há alguns dias a olhar para a planta do seu apartamento e para o que criou, e tenho de lhe dizer isto: não gosto!
Desculpe, mas não gosto.
Compreendo que o apartamento é pequenino e eu sei, melhor do que pensa, o que é viver num espaço limitado. Tive um T1 durante 11 anos e nunca há lugar para nada e nada está devidamente arrumado. Por isso, considero que a solução que tem não é a melhor que poderia ter.
Uma das dificuldades em avaliar melhor é que não tenho as medidas exactas de cada parede. Além das áreas estarem em pés, o que nos interessa avaliar é a dimensão das paredes.
Há detalhes que talvez não consiga explicar-lhe aqui, mas vou dar-lhe algumas pistas.
Vou começar pelo WC. Quer convencer-me que numa casa-de-banho tão pequena precisam de dois lavatórios? A sério?... Acha mesmo?.....Será?....Não chega um lavatório espaçoso e um bocado de bancada? Não se maquilha? Onde vai pousar objectos que esteja a usar?...São questões que lhe deixo para reflexão.
No hall de entrada uma estante estreita (com vinte e poucos centimetros) e com portas de vidro que depois podia forrar com algum textil ou papel de parede, pode ter multiplas funções, até servir de sapateiro.
No quarto: não acha que teria melhor aproveitamento se usasse um roupeiro que faça canto e ocupe o máximo das duas paredes, contnuando com móveis superiores e depois com um último módulo a fechar o conjunto, criando o tal vão, onde entra a cama. Não perca espaço para mesas de cabeceira. Os candeeiros podem ser aplicados na parede ou nas laterais do roupeiro. O tal roupeiro de uma porta que está a pensar incluir naquele canto talvez seja melhor ser substituido por um camiseiro virado para a cama. O quarto ficará com um aspecto compacto mas terá arrumação e evitando formas contrastantes.
Na sala também tenho outras sugestões. Mas uma delas é a seguinte: em vez de ter um móvel para aTV e outro para a zona de escritório, se tivesse um móvel que reunisse as duas áreas beneficiaria, dando um aspecto mais uniforme ao espaço.
Sei que é dificil encontrar móveis multifuncionais mas se for concebido e executado por medida concerteza que consegue uma solução.
Sugiro um sofá sem braços para melhor aproveitamento de espaço, ou então dois cadeirões contemporâneos de linhas esguias. Neste caso um par de banquetas podem complementar o conjunto e contam como mais dois assentos em caso de necessidade.

Vou ficar por aqui, porque a falta de medidas exactas também me dificulta o encontrar de soluções.
Não me leve a mal e espero ter-lhe sido útil.

Mª Fernanda Duarte
12 de Dezembro de 2008 às 10:21
Boa noite,

claro que não levo a mal as suas opiniões, estamos aqui para termos novas opiniões e agradeço a sua atenção. smiling smiley

Coloco novo link para visualização das medidas das paredes, tendo sido de facto falha não ter colocado logo de imediato estas informações!

Na casa de banho optamos por projectar movél com dois lavatórios porque, como poderá visualizar na planta, o espaço disponivel naquele canto assim o permite, sendo que, segundo pesquisas que realizei as medidas normais para moveis de wc com dois lavatorios é de 1,45mts, claro que existe maior mas esta foi uma das medidas e daí ter despertado a atenção, já se torna uma conveniência para um casal, no entanto não discordo que com apenas um lavatório iria ficar com mais espaço de bancada disponivel para pousar objectos mas esta será ainda uma questão a repensar.

No quarto, também era apenas uma ideia mas julgo que estou a visualizar o tipo de acomodação que está a propor e vou tentar fazer um projecto com esse tipo de disposição e colocar também no site onde estão as plantas do imóvel!

Na sala, a nova planta com todas as medidas apresenta a porta de acesso à sala com a alteração que pretendemos fazer e que se encontra em processo de autorização, sei que tinha sugerido criar nesta zona uma zona aberta, no entanto optaremos por esta soloção na tentativa de obtermos maior isolamento acustico das divisões. Como se pode verificar na planta, com esta movimentação na parede, a sala ganha de facto outra forma e outro espaço. Compreendo a sugestão de um movel completo feito à medida para integrar zona de estar e escritório, no entanto não consigo visualizar pois não conheço este tipo de soluções mas vou tentar pesquisar para adquar uma melhor solução.

Gostatria de colocar uma questão que é a seguinte, neste momento encontramo-nos no levantamento de fornecedores e orçamentos para mobilar o imóvel e também utilizando as ferramentas disponibilizadas pelo Ikea surgiram dúvidas quanto às cores dos moveis. Até Agosto já tinhamos a cor para a cozinha definida que era sorbo (cinzento com bétula) e o a sala seria em bétula, no entanto para muita tristeza nossa o ikea deixou de comercializar esta cor com a entrada do novo catálogo, e com isso ficamos um pouco perdidos. Surgiu-nos entretanto o seguinte: Cozinha em preto e sala em branco ou cozinha em betula e sala em bétula (assim como o quarto). Não queremos ter cozinha branca e olhando para as soluções actuais do ikea não vemos muitas cores que nos atraiam, pelo que as decisões se encontram bem mais restritas!!!

[sites.google.com]

Agradecendo desde já a vossa atenção.
Melhores cumprimentos,
Filipa
23 de Dezembro de 2008 às 01:09
eu fechava parede da coxinha para a sala, reconstruia a mais grossa. e ali ficava o quarto.. o actual quarto seria a sala, e eu abria aparede da coxinha para o quarto, utilizava uma ilha de coxinha smiling smiley
se quiser mais dideias contacte diogogoislima@hotmail.com
28 de Dezembro de 2008 às 01:41
Bom dia

Estive a ler as mensagens que aqui foram sendo escritas e fiquei com a ideia de que a casa de banho deste T1 nao vai ter banheira mas apenas duche. Ora, embora nao tenha qualquer formacao ou experiencia na area da arquitectura ou decoracao de interiores, esse aspecto chamou-me a atencao.

Vendi a minha casa (tambem um T1) ha pouco tempo e a pessoa que a comprou tambem queria livrar-se da banheira. A agente imobiliaria informou-nos entao de que uma banheira e um dos requisitos necessarios para obter a licenca de habitabilidade. Nao sei se esta informacao e verdadeira ou nao, mas, a ser correcta a ideia com que fiquei dos planos que tem para o seu apartamento, talvez nao fosse ma ideia confirmar esta informacao.

PS - As minhas desculpas pela falta de acentos, mas neste momento tenho apenas acesso a um teclado ingles.
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 8

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.