Especiais | PDA
Newsletter
LOJAS:  Decoradores e Designers | Sofás | Mobiliario de Decoração

Fórum > Falar Decoração > TópicoBem-vindo! Login Criar um novo perfil
Pesquisa:
cozinha+sala de refeições
Enviada por julie 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
cozinha+sala de refeições
05 de Janeiro de 2009 às 08:20
Tenho um espaço que vou remodelar, cozinha mais sala de refeições e agradecia algumas sugestões:
O espaço tem a forma de um L e eu não sei se hei-de colocar a cozinha (espaço de trabalho) em toda a profundidade, ou seja, ao longo de todo o espaço, ou se devo concentrar o espaço de trabalho numa área e a sala de refeições na outra.
Espero ter sido clara e agradeço as eventuais opiniões.
Re: cozinha+sala de refeições
06 de Janeiro de 2009 às 12:49
Julie,

É sempre boa ideia separar as diferentes funções existentes num mesmo espaço.
Em especial em funções tão diferentes como a preparação de refeições, que é uma área de trabalho e a de refeiçõs que é uma função mais relaxada e de convivio, deve preocupar-se em que cada uma seja bem demarcada.
Por outro lado, a preparação de refeições deve obedecer a um triângulo de circulação, que seja eficiente e permita ma boa utilização da cozinha. Este triângulo tem como vértices: a banca (lavagem), a zona de cocção (fogão e forno) e frigorifico (e quando possivel a arrumação de mercearia também deve estar por aqui). Os lados deste triângulo devem ser equilibrados, nem muito longos, nem muito curtos.
Esta organização permite que a nossa circulação na cozinha seja eficiente e permite que nosso trabalho seja executado com o minimo esforço possivel mas num espaço agradável.
Não esquecer que são necessárias zonas de balcão para colocação de electrodomésticos para funções específicas (uma batedeira que precise de se usar, ou uma torradeira ou a sandwicheira, por exemplo), bem como zona de preparação e corte de alimentos (ter onde colocar uma tábua para cortar carne, peixe ou legumes, ou onde amassar uma massa á mão).
A iluminação é fundamental na preparação de alimentos e manipulação de utensílios de cozinha e infelizmente, na esmagadora maioria dos casos, é muito mal pensada. Tenha em atenção esse factor!
A cozinha não tem de ter aquela iluminação fria, triste e insuficiente, e infelizmente tão típica das cozinhas portuguesas.
A zona de refeições deve ser agradável, confortável e iluminada adequadamente.

Sempre ao dispôr.

Mª Fernanda Duarte
Profissional de Decoração de Interiores
mfernandaduarte@hotmail.com
08 de Janeiro de 2009 às 12:56
Antes de mais, obrigada pelas sugestões. Aproveitava agora para perguntar se será mais interessante colocar o mesmo chão de cerâmica em toda a área, ou diferenciá-la, quero dizer por ex., chão de cerâmica na área de trabalho da cozinha e chão de madeira na sala de refeições. Lembro que ambas as áreas são contíguas, em formato L, sendo a área de trabalho a primeira e a segunda a área de refeições. Grata.
08 de Janeiro de 2009 às 11:16
Julie,

Se por um lado, diferenciar zonas com funções específicas é uma boa ideia, usar um tipo de chão diferente para o fazer já não é tão boa ideia quanto isso.
Essa é uma solução que em vez de ampliar o espaço, limita-o e estéticamente não o favorece.
Use um tipo de revestimento único e não tem de abdicar de chão de madeira ou similar.
Há muitas possibilidades nos novos laminados e desde que estejam certificados para usos intensivos não tem de se preocupar.
A questão da água no chão de cozinhas e casas de banho tantas vezes levantada, surpreende-me sistemáticamente.
A madeira é um material usado desde tempos imemoriais e actualmente em todo o mundo a madeira continua a ser usada em toda a construção habitacional.
O seu uso, particularmente nos países do norte da Europa e América do norte é um exemplo. Achar que nós em Portugal sabemos mais de construção com conforto e qualidade do que esses países é no mínimo arrogante e uma manifestação de ignorância. Achar que nós temos maiores preocupações com manutenção e limpeza também!
Por isso:
1 - Use um revestimento de chão único para potenciar a amplitude do espaço:
2 - Se preferir um revestimento de madeira ou á base de madeira preocupe-se com a sua qualidade e resistência ao uso intensivo e que seja impermeabilizado.
Existem tratamentos á base de vernizes e outros produtos que criam superfícies completamente impermeaveis á água e alguns materiais já são comercializados com esses tratamentos.
Se quiser tornar o espaço de refeições mais confortável e demarcá-lo use uma carpete.

Sempre ao dispôr.

Mª Fernanda Duarte
Profissional de Decoração de Interiores
08 de Janeiro de 2009 às 06:59
Maria Fernanda

Agradeço imenso a sua ajuda e simpatia. Desejo-lhe um Bom Ano. Cumprimentos
13 de Janeiro de 2009 às 06:44
Mais um pedido de ajuda:

A minha cozinha e sala de refeições serão decoradas tendo como inspiração os anos 50. Ou seja, o chão será aos quadrados pretos e brancos, os móveis vermelhos. Procuro uma mesa e cadeiras, de preferência mesa extensível porque gosto de receber, que ficasse de acordo com o ambiente do espaço. Pensei numa mesa redonda ou oval e cadeiras adequadas. Não posso comprar Phillipe Starck ou algo de design muito caro. Mas não é fácil encontrar em Portugal um estilo retro que não seja muito caro. Será que me pode indicar lojas onde posso encontrar algo adequado a este tipo de decoração? Grata mais uma vez.
13 de Janeiro de 2009 às 10:09
Julie,

O estilo anos 50 com especial influência americana resulta muito bonito e alegre.
No entanto as peças vintage ou de design inspirado nessa época nem sempre são acessiveis.
Uma das soluções de que mais gosto é um espaço de refeições inspirado nos "american dinner", uma mesa e dois sofás, um de cada lado no sentido o comprimento, em vez das usuais cadeiras. Pode ser uma solução se tiver um estofador que tenha conhecimento do estilo. Se os estofos forem executados em falsa pele vermelha, com apontamentos de falso capitoné, fica com um solução girissima. Se quiser ir mais longe no estilo, pode debruar os assentos a branco e usar também o branco para os botões do falso capitoné. Este tipo de solução resulta em especial se um dos sofás(pelo menos) for colocado encostado a uma parede.
A mesa pode ser branca, de preferência. A mesa se for extensivel será sempre uma peça mais cara. Tenho a ideia que na colecção de mesas do Ikea encontra uma mesa de tampo branca e com pés em metal tubular cromado que se integra muito bem no espírito da época. Não tenho a certeza mas acho que a mesa é rectangular e não é extensivel mas pode ser uma boa solução..
Se achar complicada a questão dos estofos, use cadeiras de cor contastante com a da mesa: ou vermelhas ou pretas, ou então, use duas de cada cor e aí inclua também o branco: 2 vermelhas, 2 brancas e 2 pretas. Também no Ikea encontra cadeiras que pode usar sem desvirtualizar o conceito que tem em mente. Não serão estofadas mas adaptam-se e se procura soluções baratas essa pode ser a sua melhor opção. Podem ser todas em madeira e numa só cor. Não tem de usar cadeiras exactamente do modelo da mesa.
Se a zona de refeições não for muito espaçosa talvez seja melhor considerar apenas uma cor para as cadeiras e o preto seria talvez a melhor opção.
Ponha quadros na parede com imagens referentes á época (cartazes de preferência) e bem emoldurados.

Mª Fernanda Duarte
Profissional de decoração de Interiores
03 de Fevereiro de 2009 às 07:32
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 8

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.