Especiais | PDA
Newsletter
LOJAS:  Decoradores e Designers | Sofás | Mobiliario de Decoração

Fórum > Falar Decoração > TópicoBem-vindo! Login Criar um novo perfil
Pesquisa:
Móveis Antigos
Enviada por jjmr 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
Móveis Antigos
29 de Agosto de 2009 às 06:09
Vivo numa casa com 40 anos e os móveis estão (provavelmente) com bicho da madeira.

Estou a pensar reestruturar toda a casa bem como a decoração e queria recuperar a cama de século (bonita), as mesinhas de cabeceira e o espelho. Também queria recuperar um penteador e o respectivo banco (penso pintar de verde).

Da sala de jantar queria recuperar a estante e as cadeiras em pele. Gostava de dar nos móveis uma patine em branco ovo.

Como terminar com possíveis bichos da madeira em segurança e definitivamente.

Obrigado
Cumprimentos
Joaquim Ribeiro
Re: Móveis Antigos
29 de Agosto de 2009 às 06:24
Como dar o aspecto lacado?

E a patine?
29 de Agosto de 2009 às 11:50
Sr. Joaquim.

Espero que tenha lixadeira eléctrica, pois é o primeiro passo, lixar todos esses móveis.
Para o caruncho, diz-se que misturando uma parte de azeite e uma e meia de petróleo consegue-se o mesmo resultado do que aplicando xilofene. A patine e o lacado julgo haver produtos no Leroy & Merlin com os quais fazer o efeito deve ser medianamente facil. Tinta para os moveis deve escolher um esmalte aquoso.

Boa sorte,

Fabrica do Arco-Iris
30 de Agosto de 2009 às 11:36
obrigado, mas quanto ao caruncho esse produto será suficiente ou será necessário um técnico?
02 de Setembro de 2009 às 12:00
Olá Sr. Joaquim,

Já aconteceu-me vários casos desses em que as pessoas querem recuperar os seu móveis mas com bichos. Após anos de experiência em madeira e decoração, móveis sintéticos é que ganham bicho. São madeiras tratadas, compostas como contraplacado e por afins que atrai o próprio bicho para comer. Se for a ver, um móvel em madeira maciça nunca apanha bicho! É melhor pensar muito bem se quer mesmo ficar com esses móveis porque por muito que ponha Xylophene ou outro tipo de produto, sempre voltarão. Ou você venda esses móveis e compre móveis 100% madeira e não tem mais nada em preocupar para muitos e muitos anos; ou então trata os móveis e tenha sempre uma constante manutenção até durar.
Além disso, vivemos mais num mundo sintético e processado, que por motivos ambientais e até de saúde, é sempre aconselhavél usar materiais orgânicos e naturais na nossa vida!

Espero ter ajudado,

Hazel Lima
02 de Setembro de 2009 às 12:35
Sr. Joaquim,

Há vários factores, se gosta mesmo muito do mobiliario que fala, se são madeiras com alguma qualidade, talvez valha a pena pedir ajuda especializada, principalmente porque o caruncho pode ter deteriorado a madeira por dentro e enfraquecido algumas partes que podem ter que ser substituidas. Se se trata madeiras de baixa qualidade... é repensar se vale a pena o esforço.
02 de Setembro de 2009 às 01:36
Obrigado pelo vosso feedback. As madeiras que falo têm mais de trinta anos e não quer dizer que estejam deterioadas. Mas com a morte do meu pai, há 20 anos, houve um desmazelo/despreocupação e começou a aparecer o bicho no pavimento.
Tudo me leva a crer que sejam boas madeiras (móveis em questão) e por isso o meu interesse.

Agora uma questão: eu não sou de pretensiosismos e será que é defeito adquirir um ou outro móvel no IKEA ou afins?

Gostava de misturar o clássico com o comtemporâneo e à primeira vista os móveis estão ok.

Obrigado

Cumprimentos
03 de Setembro de 2009 às 01:01
Olá de novo,

Entendo o valor mas ter móveis deterioradas não ajudarão a energia do espaço e além disso destroem outros móveis ao pé. IKEA é bom em certos aspectos, tem óptimos modelos de arrumos mas não esquecer que são todos modelares e sintéticos. Eu prefiro comprar lá coisas como arte, iluminação, caixas de arrumos, etc. Agora para móveis, costumo ir ao Moviflor porque as vezes encontra-se lá mobilia em madeira maciça com preços em conta. Feiras que vendem móveis também são bons. Aki de vez em quando aparece com coisas incrivéis. Por exemplo, comprei para um cliente meu, 4 armários de arrumos para uma garagem em pinho cor mel, puro! Só 1400¤, tudo! Um negócio que não perdi! E o cliente ficou delirado. Há que saber onde comprar com qualidade mas com bons preços. A nível de estilo, encontra-se de tudo onde mencionei. Há que andar atento ás promoções e o que está escondido nas lojas. Se quiser mais ajuda por favor contacte-me através de hazel.lima@yahoo.com

Cumprimentos e espero ter ajudado,

Hazel Lima
03 de Setembro de 2009 às 02:55
Bom dia,

as madeiras de que falo são mogno ou carvalho e ao primeiro olhar não vejo quaisquer vestígios de bicho e já penso no branco para as amenizar no espaço.
07 de Setembro de 2009 às 10:21
Boa noite,

Se tiver a certeza absoluta que são 100% mogno ou carvalho então poderá lacar, pintar e/ou envernizar para ficarem com melhor aspecto. Só o verniz faz milagres em rejuvenescer o móvel. Parecem novos! Branco dá um contraste muito bom se estiverem num local pequeno e escuro. Vai dar leveza e frescura!

Qualquer coisa é só dizer.

Cumprimentos,

Hazel Lima
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 9

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.