Especiais | PDA
Newsletter
LOJAS:  Decoradores e Designers | Sofás | Mobiliario de Decoração

Fórum > Falar Decoração > TópicoBem-vindo! Login Criar um novo perfil
Pesquisa:
Forros de Tecto em Madeira ou em Gesso?
Enviada por pauloms 
Fóruns Lista de mensagens Novo tópico
Forros de Tecto em Madeira ou em Gesso?
13 de Junho de 2012 às 11:58
Olá,

Ando em obras numa casa bicentenária que adquiri e estou com muitas dúvidas quanto aos novos forros a serem aplicados nas divisões e corredores.
A casa tinha forros em madeira que foram removidos por não estarem em óptimas condições e também para se poder analisar o estado da estrutura dos pisos que é igualmente toda em madeira, bem como o soalho de todos os pisos e que vão ser envernizados.

Adicionalmente, a casa tem portas, portadas e janelas em madeira maciça e que vão ter acabamento para ficarem com o veio à vista. Na cozinha, sótão e num quarto já lhes foram aplicados forros em madeira.

A minha grande dúvida reside se mando aplicar novos forros em madeira de pinho nórdico, num estilo clássico, com acabamento com o veio à vista ou se mando aplicar placas de gesso (pladur) com umas molduras lateriais em madeira aplicadas sobre o gesso e com rodatectos também em madeira. Eventualmente, em ambas as opções, estou a pensar mandar aplicar uns centros de tecto em madeira ou em gesso (no caso de seguir pela opção do pladur), pelo menos na sala.

As paredes são para serem pintadas a branco, bem como eventualmente as guarnições das portas e os rodapés.

Em termos de orçamento, os valores para ambas as hipóteses andam lado a lado, embora já me tenham dito que o orçamento que tenho para os forros integralmente em madeira está com muito bom preço e o carpinteiro também é de confiança.

O que me podem aconselhar? Forros só em madeira ou em gesso pintado de branco (como as paredes e guarnições) com molduras e rodatectos em madeira na ligação com as paredes? Ou aplico de uns em algumas divisões (quartos, sala, escritório?) e de outros nos corredores e nas restantes divisões?
Re: Forros de Tecto em Madeira ou em Gesso?
13 de Junho de 2012 às 12:30
Adicionalmente ao que acima escrevi gostava de acrescentar mais algumas considerações.

A casa tem 3 pisos. O pé direito de cada um dos pisos vai desde os 2,35 metros (último piso) até aos 2,66 metros (primeiro piso).

Um dos meus grandes receios quanto ao gesso, nomeadamente as placas em pladur, é a possibilidade de surgirem fissuras nas ligações entre as placas com o passar do tempo. O aplicador disse-me que nos pisos com estrutura em madeira eles aplicam uns suportes com umas borrachas próprias para servirem de amortecedor e que nas junções são aplicadas fitas próprias para permitir movimentações das placas sem fissurar o acabamento. Mesmo assim, sobretudo pela falta de experiência, tenho algum receio que surjam fissuras e que obriguem a repinturas dos tectos mais frequentes do que seria normalmente necessário.

Algumas das vantagens que vejo no gesso comparativamente à madeira são:
- o isolamento (lã rocha) trabalha melhor do que sobre madeira
- Estrutura metálica e material não atacável pelo caruncho
- Acabamento em branco em complemente com as paredes e guarnições também em branco (como os arquitectos gostam....)
- Incombustível (mas numa casa em toda a sua estrutura interior é em madeira também não vai ser por aí...)
- Não satura as divisões com tanta madeira com acabamento à vista (não tenho bem a certeza se será coisa de enjoar ou se pelo contrário até cria um ambiente mais acolhedor e requintado...)
- Permite reparações mais fáceis no caso de ser necessário

As vantagens que vejo com os forros integravelmente em madeira:
- material natural
- Com grande flexibilidade, não fissurando com as vibrações da estrutura de madeira dos pisos
- Cria um ambiente mais requintado (? - aqui acho que depende dos apliques que tenham nos tectos em gesso)
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.

Clique aqui para entrar

Utilizadores ligados

Visitantes: 7

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013

Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
ADSL.XL | Classificados | Emprego | Directórios | Jogos | Horóscopo | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.