Guerra no Iraque :  Correio da Manhã The fastest message board... ever.
Washington e Londres lideram a invasão militar de um país soberano com o objectivo de destituir o seu presidente. O CM On-line abre este espaço de debate, para que os leitores possam aqui expressar opinião sobre a primeira grande guerra do novo Milénio. 
Por um planeta democrático
Enviada por: Casas-Asas ()
Data: 25 de Março de 2003 às 05:22

1-É verdade que foram os USA que armaram Saddam? Sim, forneceram-lhe armas para lutar contra o Irão, mas ninguém os mandou utilizar armas quimicas que mataram 400 mil iranianos. E como em parte o armaram isso significa que não o podem desarmar?. Os erros do passado devemos ignora-los ou remedia-los?.
2- É verdade que os USA se movem por interesses económicos? É verdade que alimentam assim a sua máquina económica de guerra? Sim, como qualquer nação que eu conheça. A França é um dos maiores produtores de armas no mundo, vende a todo o tipo de regimes. A França tem empresas a funcionar no Iraque. A Rússia tem no Iraque também um dos seus maiores mercados. A China penso que nem legetimidade tem para falar de seja o que for. E apesar de se moverem por interesses não acaba por ser benéfico que libertem o Iraque de um despota facinora.
3-É verdade que Bush é um idiota? Ao que indica parece que sim, no entanto, é o primeiro presidente dos USA com mestrado.
4-Existem mais regimes despóticos no mundo? Vários e ninguém faz nada, mas não deveriamos começar por algum lado. Porque não toma a U.E. a decisão de os sancionar económicamente e de os pressionar diplomáticamente, afinal não são só os EUA que tem negócios com China. C. Norte, Birmania, Cuba, Sudão, etc, etc. Afinal os maiores hipocritas também moram aqui.
5- Saddam representa um perigo ou não? Ora conclua, em 8 anos de guerra com o irão morreram 800 mil iranianos, na invasão do Koweit morreram 100 mil koweitianos, em retaliações aos Curdos no seu próprio pais matou mais 300 mil, faça as contas.
6- A democracia é uma porcaria?. Sim, mas de todas os sistemas que existiram é a melhor porcaria deles todos. Escravidão, Absolutismo, Nazismo, Nacional Socialismo, Comunismo, Feudalismo, Imperialismo, Fascismo, venha o diabo e escolha eu escolho a democracia.
7- Conclusão: Na minha opinião o povo europeu tem sido instrumentalizado por pessoas que disso só pretendem tirar beneficio politico. Ninguém gosta de guerra, ninguém ama aqui os USA, parecem-me questões comuns. Dai a dizer que o povo dos USA são todos uns idiotas ou que aquele é um pais inferior aos nossos, pareçe-me que vai uma grande disância, afinal o quê que nós temos assim tão melhor que eles?. Todos gostamos de filmes americanos, realizadores, escritores, musicos, artistas, roupas, etc, todos benficiamos dos seus avanços tecnológicos. Até o mais extremista não dispensa o seu TM, o seu PC, a sua Playstation. E o que é que eles nos impõem, a mim não me impõem nada só compro o que quero e só uso o que me interessa. Queixam-se de uma sociedade consumista mas não olham à volta nem para si próprios. Queixam-se que destrõem o mundo, mas o nosso pais está transformado numa lixeira com rios mortos, espécies extinguidas e reservas destruidas, nunca lhe vi uma manifestação.



AssuntoVisitasEscrito porEnviada
Por um planeta democrático478 Casas-Asas 2003/03/25 às 05:22
Re: Por um planeta democrático 348 Tiago_F 2003/03/26 às 06:20
Re: Por um planeta democrático 244 Sam 2003/03/29 às 04:31
Re: Por um planeta democrático 385Utilizador anónimo2003/03/27 às 04:21
Re: Por um planeta democrático 336 miguel2 2003/03/28 às 12:00


Array
Apenas os utilizadores registados podem enviar mensagens para este fórum.
Utilizadores ligados

Visitantes: 9

Máximo de utilizadores: 3 em 07 de Agosto de 2014
Máximo de visitantes: 311 em 29 de Outubro de 2013
This forum powered by Phorum.